Quanto a esse caso clínico e considerando os conhecimentos m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674202 Medicina
Uma paciente de 60 anos de idade, tabagista, previamente hígida, relata que, há aproximadamente oito horas, apresentou cefaleia súbita de severa intensidade enquanto evacuava. Relata cervicalgia associada nas últimas quatro horas e nega outras queixas. Ao exame físico, observaram-se AC = RR2T com BNF; FC = 92 bpm; AP = MVF sem RA; FR = 14 irpm; PA = 162 mmHg x 87 mmHg; SatO2 (ar ambiente) = 96%; Glasgow 15; pupilas isofotorreagentes; sem deficits focais; e meningismo associado. A tomografia computadorizada (TC) evidencia hiperdensidade < 1 mm em cisternas da base, com inundação da fissura sylviana à direita. Sem evidência de hidrocefalia. 
Quanto a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Independentemente do Fisher ou dos níveis pressóricos da paciente, está indicado o uso de nimodipina 60 mg, de quatro em quatro horas, devendo ser iniciado preferencialmente em até 96 horas do ictus.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é verdadeira. A paciente apresenta sintomas sugestivos de hemorragia subaracnóidea, como cefaleia súbita de severa intensidade, cervicalgia e meningismo associado. A tomografia computadorizada confirma o diagnóstico ao evidenciar hiperdensidade em cisternas da base, indicativo de sangramento subaracnóide. O medicamento nimodipina é um bloqueador dos canais de cálcio que, em casos de hemorragia subaracnóidea, é usado para prevenir o vasoespasmo cerebral, uma complicação grave que pode levar a isquemia cerebral e danos neurológicos. Essa medicação deve ser iniciada o mais rápido possível, independentemente do escore de Fisher (que avalia o risco de vasoespasmo e prognóstico em hemorragia subaracnóide) ou dos níveis pressóricos da paciente. A afirmação sugere iniciar a nimodipina preferencialmente em até 96 horas do início dos sintomas, que é o período onde o risco de vasoespasmo é maior. Portanto, o uso de nimodipina no cenário clínico descrito está corretamente indicado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo