A exposição crônica e a consequente intoxicação humana por ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236365 Farmácia
A exposição crônica e a consequente intoxicação humana por chumbo podem causar efeitos cardiovasculares, hematológicos, neuropsiquiátricos, reprodutivos e renais, bem como efeitos sobre o crescimento e desenvolvimento. Em relação aos efeitos hematológicos, há diminuição nos níveis de hematócrito, hemoglobina e anemia normocítica e normocrônica, que, mesmo não associada à deficiência de ferro, pode ser leve a moderada em adultos e possivelmente grave em crianças. Em casos graves, como forma de reduzir as concentrações sanguíneas de chumbo e aumentar a sua excreção urinária, qual deve ser a opção utilizada como tratamento para intoxicação por chumbo?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A terapia de quelação é feita para tratar intoxicação por outros metais além do chumbo. Os quelantes se ligam ao toxicante tornando-os mais propícios à eliminação. Normalmente é usado EDTA na quelação de chumbo.

Para casos graves de intoxicação por chumbo, a opção de tratamento é a terapia de quelação (alternativa A).

A terapia de quelação envolve a administração de agentes quelantes substâncias que se ligam ao chumbo no corpo e o tornam mais facilmente excretável na urina, reduzindo assim as concentrações sanguíneas de chumbo. Isso ajuda a prevenir danos adicionais causados pelo chumbo e a facilitar a sua remoção do corpo.

O dimercaprol é um exemplo de quelante usado na intoxicação por Pb. promovendo uma rápida, porém de curta duração, redução nas concentrações de chumbo nos eritrócitos. Seu uso conjunto com edetato dissódico de cálcio aumenta a quantidade de agente quelante necessária para excreção significativa do metal pesado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo