A realização de um Doppler de artérias renais que fosse neg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674015 Medicina
Uma paciente de 65 anos de idade, com obesidade grau 1 (peso = 85 kg, altura = 1,65 m), hipertensa há 20 anos, com adequado controle da pressão arterial, no período, utilizando diariamente anlodipino 10 mg e clortalidona 25 mg, comparece à consulta ambulatorial demonstrando pressão arterial de 170 mmHg x 95 mmHg, confirmada em duas medidas em ambos os membros superiores. Opta-se por introdução de enalapril 10 mg duas vezes ao dia. Ela retorna em duas semanas apresentando pressão arterial de 150 mmHg x 85 mmHg, com exames laboratoriais novos revelando um aumento de creatinina sérica de 0,9 mg/dL para 1,9 mg/dL, sem outras alterações laboratoriais.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
A realização de um Doppler de artérias renais que fosse negativo para obstrução ao fluxo das artérias renais afastaria o diagnóstico de hipertensão renovascular no caso dessa paciente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é errada porque um exame de Doppler de artérias renais que é negativo para obstrução do fluxo das artérias não exclui definitivamente o diagnóstico de hipertensão renovascular. A hipertensão renovascular, que é uma alta pressão arterial causada por estreitamento das artérias que levam aos rins, pode ser provocada por outras condições além da obstrução do fluxo das artérias renais. A estenose da artéria renal é apenas uma causa de hipertensão renovascular. Além disso, o Doppler renal não é o único exame para avaliar a hipertensão renovascular. Existem outras técnicas de imagem e testes que podem ser usados. Portanto, um único teste negativo de Doppler não pode excluir o diagnóstico de hipertensão renovascular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo