Ao exame físico da paciente, a presença de “giba dorsal” e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674019 Medicina
Uma paciente de 65 anos de idade, com obesidade grau 1 (peso = 85 kg, altura = 1,65 m), hipertensa há 20 anos, com adequado controle da pressão arterial, no período, utilizando diariamente anlodipino 10 mg e clortalidona 25 mg, comparece à consulta ambulatorial demonstrando pressão arterial de 170 mmHg x 95 mmHg, confirmada em duas medidas em ambos os membros superiores. Opta-se por introdução de enalapril 10 mg duas vezes ao dia. Ela retorna em duas semanas apresentando pressão arterial de 150 mmHg x 85 mmHg, com exames laboratoriais novos revelando um aumento de creatinina sérica de 0,9 mg/dL para 1,9 mg/dL, sem outras alterações laboratoriais.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
Ao exame físico da paciente, a presença de “giba dorsal” e estrias púrpuras levantaria a suspeita diagnóstica de hiperparatireoidismo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A proposição está errada. Os sinais clínicos referidos na questão, "giba dorsal" e estrias púrpuras, não são característicos de hiperparatireoidismo. O hiperparatireoidismo é uma condição caracterizada por elevados níveis de hormônio paratireóideo (PTH), que pode resultar em uma série de sintomas incluindo fraqueza muscular, fadiga, dor óssea, fraturas frequentes, depressão, esquecimento, náuseas, vômitos, perda de apetite e sede excessiva. As estrias púrpuras e a giba dorsal são sinais clínicos mais associados ao hiperadrenocorticismo (síndrome de Cushing), caracterizada por altos níveis de cortisol no organismo, e não ao hiperparatireoidismo. Portanto, a afirmação da questão é incorreta e a resposta seria "errado".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo