Uma senhora com intolerância à lactose diz tolerar bem 1 por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2690923 Nutrição

Uma senhora com intolerância à lactose diz tolerar bem 1 porção de iogurte por dia. Isso se justifica pelo fato de o iogurte apresentar teor reduzido em lactose por ser um produto fermentado por

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda a intolerância à lactose e como certos produtos lácteos, como o iogurte, podem ser consumidos por pessoas que não toleram bem a lactose. Para responder corretamente, é necessário entender o processo de fermentação e a função das bactérias nesse contexto.

Alternativa correta: C - bactérias específicas que transformam a lactose em ácido lático, que contribui para a redução do pH do meio, provocando a precipitação da caseína.

Justificativa da alternativa correta: O iogurte é produzido através da fermentação do leite por bactérias lácticas, como Lactobacillus e Streptococcus. Essas bactérias metabolizam a lactose, transformando-a em ácido lático. Esse processo reduz o pH do iogurte, levando à precipitação da caseína, que é a principal proteína do leite. Essa transformação facilita a digestão para indivíduos intolerantes à lactose, pois a quantidade de lactose é significativamente reduzida.

Análise das alternativas incorretas:

A - A alternativa menciona leveduras em vez de bactérias. Leveduras são usadas em fermentação alcoólica, não em fermentação láctica, que é o caso do iogurte. Além disso, não há precipitação de lactoalbuminas nesse processo.

B - Além do erro já citado sobre leveduras, menciona aumento do pH. Na realidade, o pH é reduzido devido à produção de ácido lático.

D - Novamente, menciona aumento do pH e precipitação de lactoalbuminas, o que está incorreto. O pH diminui e a proteína que precipita é a caseína.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo