Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674210 Medicina


Considere um paciente de 59 anos de idade, com 90 kg, hipertenso e tabagista. Ele é levado ao hospital por familiares em razão de cefaleia persistente e progressiva. Os familiares relatam, ainda, alteração de comportamento há aproximadamente dois meses, associada à diminuição global de força. Ao exame, o paciente está pouco colaborativo, irritado, com fala inapropriada e hiposmia, sem deficits focais ao exame. Constatam-se AC = RC2T com BNF; FC = 82 bpm; AP = MVF sem RA; FR = 18 irpm; PA = 150 mmHg x 85 mmHg; e SatO2 = 97%. É realizada a tomografia computadorizada (TC) de crânio, conforme a imagem apresentada. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A tomografia evidencia importante edema citotóxico adjacente à lesão, motivo pelo qual se deve iniciar com altas doses de corticoide.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada. A tomografia computadorizada do crânio mostrada no caso clínico revela uma lesão cerebral expansiva, que está causando edema cerebral, evidenciado pela área de hipodensidade ao redor da lesão. No entanto, o tipo de edema cerebral não pode ser determinado somente por uma tomografia computadorizada, e a afirmação de que é um "importante edema citotóxico" não é precisa. O edema cerebral pode ser de dois tipos: vasogênico, geralmente associado a tumores cerebrais, hemorragias cerebrais e abscessos, e citotóxico, geralmente associado a isquemia cerebral ou hipóxia. Portanto, a informação dada não é suficiente para determinar o tipo de edema, ou seja, a afirmativa está errada. Além disso, o uso de altas doses de corticoide não é indicado em todos os casos de edema cerebral e deve ser baseado em avaliação clínica e diagnóstico preciso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo