A ausência de realce tardio pelo gadolínio no miocárdio, em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674023 Medicina
Um paciente de 22 anos de idade, previamente hígido, chega ao pronto-socorro com quadro de dor precordial de início recente há um dia, em repouso, ventilatório-dependente, aliviada ao reclinar o tronco para a frente, sem relação com esforço físico, associada a episódio febril aferido de 37,9 ºC.


Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A ausência de realce tardio pelo gadolínio no miocárdio, em ressonância nuclear magnética cardíaca, não afastaria a principal hipótese diagnóstica para o caso.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda um cenário clínico de um paciente jovem com dor precordial, que tem características sugestivas de pericardite aguda. Entender este tema requer conhecimento sobre os sintomas típicos da pericardite, como dor torácica aliviada ao inclinar-se para frente e febre leve. Além disso, a questão envolve a interpretação de resultados de exames de imagem, especificamente a ressonância magnética cardíaca.

Alternativa Correta: C - Certo

A questão afirma que a ausência de realce tardio pelo gadolínio não afastaria a principal hipótese diagnóstica, que é a pericardite aguda. Isso está correto porque, na ressonância magnética cardíaca, o realce tardio pelo gadolínio é mais comumente associado a danos estruturais no miocárdio, como aqueles encontrados na miocardite. Na pericardite aguda, pode-se não observar esse realce, pois o gadolínio realça áreas de necrose ou fibrose, o que não é o caso principal na pericardite.

Justificativa para a Alternativa Incorreta: E - Errado

Se a opção marcada fosse 'E - Errado', estaria incorreta porque, como mencionado, a ausência de realce tardio pelo gadolínio não é suficiente para excluir a pericardite como diagnóstico. A interpretação errônea levaria à exclusão de uma hipótese diagnóstica correta, baseada em um critério que não é determinante para a pericardite.

Portanto, a alternativa correta é C - Certo, pois a ausência de realce tardio não elimina a possibilidade de pericardite.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto é verdadeiro. O quadro clínico do paciente sugere a possibilidade de pericardite aguda, uma inflamação do pericárdio que envolve o coração. Os sintomas descritos - dor torácica aliviada ao reclinar para a frente, sem relação com esforço físico e febre baixa - são típicos dessa condição. A ressonância nuclear magnética cardíaca com realce tardio pelo gadolínio é um exame muito útil para avaliar doenças do miocárdio, como as cardiomiopatias. No entanto, na pericardite, a principal alteração está no pericárdio, e pode não haver alterações no miocárdio que sejam detectáveis nesse exame. Portanto, a ausência de realce tardio pelo gadolínio no miocárdio não afastaria a principal hipótese diagnóstica para o caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo