A curva de demanda agregada é negativamente inclinada porque...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q29018 Economia
A análise macroeconômica - incluindo-se aí a mensuração dos
grandes agregados - é fundamental à compreensão do
funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto,
julgue os itens subseqüentes.
A curva de demanda agregada é negativamente inclinada porque uma queda no nível de preços reduz as taxas de juros e deprecia a moeda nacional contribuindo, assim, para aumentar as exportações líquidas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

se a demanda agragada é reduzida existe uma forte tendência a uma queda dos preços (mas, estas não serão muito grande já que os preços e salários não flexíveis para baixo já que os salários não podem ser reduzidos constitucionalmente e os preços também não, pois são monopolizados pelas empresas) isto faz com que a taxa de juros caia já que a economia está desacelerando e isto gera desvalorização da moeda o que favorece as exportações.
Quanto menor o nível de preços, de menos moeda as famílias necessitarão para comprar os bens e serviços de que precisam. Portanto, quando o nível de preços se reduz, as famílias tentam reter menos moeda, emprestando parte dela. À medida que as famílias tentam converter seu dinheiro em ativos que rendem juros, elas levam os juros para baixo. Com a queda da taxa de juros interna, alguns investidores buscarão retornos maiores investindo no exterior. Essa transferência de ativos para o exterior aumentará a oferta da moeda nacional em face das moedas externas, isto é, causa a depreciação da moeda nacional. Por fim, a moeda nacional depreciada, por certo, aumentará as exportações líquidas.
Negativamente inclinada: preço mais baixos por maiores quantidades. Maior Investimento (menor poupança) pois os juros são baixos. Maior oferta da moeda logo deixa mais barata. Moeda mais barata maiores as exportações.

Comentário objetivo:

A curva de demanda agregada é negativamente inclinada (certo) porque uma queda no nível de preços (efeito riqueza de Pigou) reduz as taxas de juros (efeito juros de Keynes) e deprecia a moeda nacional (efeito câmbio de Mundell-Fleming) contribuindo, assim, para aumentar as exportações líquidas.

Efeito riqueza de Pigou: à medida em que os preços diminuem ao longo da curva DA, os agentes adquirem mais bens devido ao aumento da sensação de riqueza (isso é uma dedução primária na Economia);

Efeito juros de Keynes: à medida em que os preços diminuem ao longo da curva DA, além do aumento do consumo, há aumento da poupança (pois a queda geral de preços torna a renda disponível maior, o que aumenta tanto C como S, dado que Yd = C + S), o que diminui os juros (maior oferta de recursos via poupança diminui o custo de tais recursos - juros - lei da demanda e da oferta - dedução primária na economia);

Efeito câmbio de Mundell-Flaming: à medida em que os preços diminuem ao longo da curva DA, além do aumento do consumo e da poupança, o que diminui os juros, há fuga de capitais do país (em razão da queda dos juros), o que desvaloriza o câmbio e estimula as exportações.

Gabarito = certo

Bons estudos!

A questão mostra um raciocínio coerente porém não é por isso que a DA é negativamente inclinada.

É um absurdo falar que a DA tem o formato que tem por causa das exportações. Então quer dizer que países fechados não tem DA negativamente inclinada? Francamente, uma questão dessa em prova de diplomata ainda....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo