Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674228 Medicina
Um homem de 55 anos de idade, natural e procedente do estado do Pará, com paraplegia espástica C5 AIS C por queda de dois metros do telhado, em 7 de janeiro de 2020, comparece ao consultório com queixa de dor em choque e queimação em membros inferiores, com sensação de frio e dolorosa, às vezes constante, mas de intensidade variável, com piora quando tem frio e melhora quando não passa por períodos de estresse, com pouca melhora com AINH ou dipirona. Também se queixa de edema e prurido em membros inferiores. Refere algumas perdas urinárias, atualmente esporádicas, até que foi orientado, em sua cidade, a passar sondagem vesical de alívio por pelo menos quatro vezes ao dia. Apresenta-se com PA = 150 mmHg x90 mmHg, FC = 115 bpm, FR = 16 irpm, SatO2 = 99% e rubor facial. Verificam-se panturrilhas sem sinais de empastamento e pulsos pediosos presentes e simétricos. 
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A escala de medida de independência funcional tem utilidade limitada na evolução desses pacientes, por não haver comprometimento cognitivo na fisiopatologia da lesão medular.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação da questão está incorreta. A escala de medida de independência funcional (FIM - Functional Independence Measure) não é limitada apenas para avaliar comprometimentos cognitivos, mas sim para avaliar de forma abrangente a habilidade do indivíduo em realizar tarefas diárias de maneira independente, incluindo tanto aspectos físicos quanto cognitivos. No caso de um paciente com lesão medular, como o homem descrito, a FIM pode ser muito útil para acompanhar a evolução da sua funcionalidade e independência ao longo do tempo, independente de existir ou não comprometimento cognitivo. Portanto, a escala de medida de independência funcional tem utilidade significativa na evolução desses pacientes, mesmo sem comprometimento cognitivo na fisiopatologia da lesão medular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo