O uso de fondaparinux no lugar de heparina de baixo peso mo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674043 Medicina
Um paciente de 67 anos de idade, previamente hipertenso, diabético e com doença renal crônica estágio III, atualmente está internado, há cinco dias, em um hospital secundário aguardando cineangiocoronariografia depois de ter apresentado dor precordial em aperto, com irradiação para os membros superiores bilateralmente, associada a náuseas e dispneia, iniciada em repouso e com duração de cerca de duas horas, aliviada apenas na emergência após tratamento medicamentoso inicial. O eletrocardiograma do paciente, na admissão, demonstrava ritmo sinusal, sem nenhuma alteração de onda P, complexo QRS, segmento ST ou onda T. A troponina T colhida com seis horas, 12 horas, 24 horas e 72 horas do início da dor, tendo valor de referência laboratorial < 0,01 mcg/mL, revelou os seguintes resultados: 0,02 mcg/mL; 0,5 mcg/mL; 1,5 mcg/mL; e 0,2 mcg/mL. O paciente ainda apresenta dor precordial de mesmas características aos mínimos esforços.


Em relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
O uso de fondaparinux no lugar de heparina de baixo peso molecular não seria adequado em razão da insuficiência renal do paciente e do maior risco de sangramento grave com fondaprinux.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda um tópico de farmacologia clínica, especificamente sobre a escolha de anticoagulantes em pacientes com insuficiência renal. Fondaparinux é um anticoagulante que, como a heparina de baixo peso molecular, é utilizado para prevenir e tratar trombose venosa profunda e embolia pulmonar. No entanto, o fondaparinux é excretado principalmente pelos rins, o que pode aumentar o risco de sangramento em pacientes com insuficiência renal, como o paciente descrito no enunciado. Portanto, a proposição está correta: o uso de fondaparinux no lugar de heparina de baixo peso molecular não seria adequado devido à insuficiência renal do paciente e ao maior risco de sangramento com o uso de fondaparinux. Além disso, as diretrizes atuais recomendam cautela com o uso de fondaparinux em pacientes com clearance de creatinina abaixo de 30 ml/min. Portanto, no caso de pacientes com doença renal crônica estágio III ou superior, a heparina de baixo peso molecular é geralmente preferida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo