Deve-se realizar um ecocardiograma transtorácico prévio par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674061 Medicina
Um paciente de 90 anos de idade com quadro de demência vascular avançada, totalmente dependente para atividades básicas da vida diária, foi avaliado, em instituição de longa permanência, por síncope quando se levantava sozinho na madrugada anterior. Foi realizado eletrocardiograma que evidenciou bloqueio atrioventricular total, sendo o paciente transferido para o hospital. Em leito monitorizado, em repouso, mantém-se assintomático, com FC = 46 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 94 % e PA = 130 mmHg x 60 mmHg. Após avaliação cardiológica, foi indicado implante de marcapasso para o paciente.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Deve-se realizar um ecocardiograma transtorácico prévio para se mensurar a fração de ejeção e considerar o implante de um cardiodesfibrilador implantável em caso de fração de ejeção gravemente reduzida.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está correto. O ecocardiograma transtorácico é um procedimento importante para avaliar a função do coração, incluindo a fração de ejeção, que é a porcentagem de sangue que sai do coração a cada batimento. Se essa fração estiver gravemente reduzida, isso indica que o coração não está bombeando sangue de maneira eficaz, colocando o paciente em risco de arritmias cardíacas. Nesse caso, o implante de um cardiodesfibrilador implantável pode ser considerado, pois ele pode detectar arritmias cardíacas perigosas e fornecer um choque elétrico para restaurar um ritmo normal. Portanto, é recomendado realizar um ecocardiograma transtorácico prévio para mensurar a fração de ejeção e considerar o implante de um cardiodesfibrilador implantável em caso de fração de ejeção gravemente reduzida. Isso permitirá ao médico tomar uma decisão informada sobre o melhor tratamento para o paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo