Nos anos 60 e 70, assistiu-se ao desenvolvimento de uma cor...
Nos anos 60 e 70, assistiu-se ao desenvolvimento de uma
corrente de pensamento contra a cultura comercial chamada
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Para resolver essa questão, é fundamental compreender o tema central: o desenvolvimento de uma corrente de pensamento que se posiciona contra a cultura comercial nas décadas de 1960 e 1970. Esse contexto se relaciona com as teorias da comunicação que emergiram como críticas às formas tradicionais de entender a comunicação e a cultura.
A alternativa correta é a letra C: Estudos culturais.
Os Estudos Culturais surgiram como uma corrente que analisa como a cultura de massa influencia e é influenciada pelas relações de poder na sociedade. Nos anos 60 e 70, esta abordagem destacou-se por criticar a cultura comercial, investigando como os meios de comunicação de massa afetam a sociedade e como as audiências interpretam essa influência de maneira variada e ativa.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Teoria crítica: Embora também critique a indústria cultural, a Teoria Crítica está mais associada à Escola de Frankfurt e destaca-se por analisar o papel dos meios de comunicação na manutenção das estruturas de poder, não focando especificamente na cultura comercial dos anos 60 e 70 como fizeram os Estudos Culturais.
B - FolkComunicação: Esta teoria é voltada para o estudo das formas de comunicação populares e tradicionais, não necessariamente se opondo à cultura comercial, mas sim explorando como o povo se comunica fora dos meios de massa.
D - Funcionalista: A abordagem funcionalista vê os meios de comunicação como parte de um sistema social que contribui para a estabilidade e coesão da sociedade, em vez de criticá-los pela promoção da cultura comercial.
E - Pesquisa de Comunicação de Massa: Geralmente, esta abordagem se concentra em medir efeitos e alcance das mensagens na sociedade, sem necessariamente adotar uma posição crítica quanto à cultura comercial.
Portanto, os Estudos Culturais são a opção que melhor se encaixa no contexto da questão apresentada, pois foram a corrente que mais explicitamente se voltou contra a cultura comercial nas décadas mencionadas.
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Comentários
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A Teoria Crítica surgiu durante os anos de 1940.
A relação entre o marxismo com os Estudos Culturais inicia-se e desenvolve-se através da crítica de um certo reducionismo e economicismo.
João, Os Estudos Culturais abordavam pensamentos contrários à cultura comercial, sim. Afinal, eram uma corrente teórica marxista. "A perspectiva nomeada Estudos Culturais surge no início da década de 1960, na Inglaterra, mais precisamente, em 1964, com a criação do Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), na Universidade de Birmingham [...] Assim, recuperando a abordagem marxista, ao mesmo tempo em que a criticam, os Estudos Culturais fazem um “desvio via Gramsci” (Hall, 2003b, p. 206)." (FRANÇA e SIMÕES, p. 150)
Fonte: Curso Básico de Teorias de Comunicação Curso básico de Teorias da Comunicação / Vera V. França, Paula G. Simões.
É a famosa crítica a Indústria Cultural, que transforma a arte em um produto pra ser produzido e consumido em grande escala - Teoria Culturológica ou Estudos Culturais.
A Teoria Culturológica não é o Mesmo que Estudos Culturais.
A Teoria Culturológica é estruturada por Edgar Morin, na Escola Sociológica da França, e foca no processo interativo da indústria cultural. O consumidor é também um ativo no processo informativo.
Já a Escola Cultural possui uma estrutura conceitual voltada ao Marxismo. O foco não está no processo, e sim nos profutos da Indústria Cultural, a qual deve produzir ideais e influenciar diretamente o consumidor. Ela critica a informação como mero produto e defende que deve ser preenchida por um ideal marxista.
A teoria culturológica explora a interconexão entre a cultura de massa e as formas tradicionais de cultura, como as nacionais, religiosas e humanísticas. Ela considera que a cultura de massa não existe em isolamento, mas é formada e influenciada por essas outras formas culturais, e vice-versa. Esta abordagem busca entender como diferentes aspectos da cultura interagem e se influenciam mutuamente, destacando a complexidade e a interdependência das diversas expressões culturais na sociedade.
Por outro lado, os Estudos Culturais concentram-se no papel da cultura na produção e no exercício do poder, enfatizando como os significados são criados, negociados e contestados em diferentes contextos sociais. Esta corrente examina a cultura como um campo de lutas ideológicas e de poder, analisando como as práticas culturais e os produtos midiáticos influenciam e são influenciados por relações de poder, ideologias e conflitos sociais, visando desvendar os processos através dos quais os significados e as identidades são construídos e disputados na sociedade.
é importante alertar que a Teoria Culturológica não criticava necessariamente a industria cultural. Na verdade ela entende a cultura de massa como uma fabricação dos meios de comunicação onde o desejo das massas é saciado.
Os Estudos Culturais se assemelham à crítica da Teoria Crítica, ambas são vertentes Marxistas. Todavia a Teoria Crítica foca no vazio da produção cultural. Os Estudos culturais abraça o ideal proposto pela teoria crítica (que critica a manipulação das massas através de um vazio) e enfatiza a criação de significados no espaço ideológico.
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