Acerca dos fundamentos, das teorias e da sociologia da comun...
Acerca dos fundamentos, das teorias e da sociologia da comunicação, julgue o item que se segue.
Advinda de estudos acerca das relações entre cultura e
sociedade, a teoria crítica da comunicação propõe substituir
o conceito de indústria cultural pelo termo cultura de massa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pelo contrário, a expressão "indústria cultural" foi cunhada no ensaio de Horkheimer intitulado "Arte e cultura de massa" de 1940, justamente na época em que a Teoria Crítica era desenvolvida, pelo próprios autores.
Fonte: Teorias da Comunicação, Luis Sá Martino.
Indústria cultural é um termo estudado na teoria crítica, que explica a produção da cultura como mercadoria, a transformação de um ato cultural em valor econômico, o que diminui ou extingue os traços de uma experiência autêntico.
(cespe/ FUB/2022) Na teoria crítica, é criado o conceito de indústria cultural, que substitui o termo cultura de massa. (certo)
A afirmação está incorreta (Errado).
A Teoria Crítica da Comunicação, desenvolvida pela Escola de Frankfurt, é a origem do conceito de "indústria cultural", termo cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer. Esse conceito descreve como a cultura sob o capitalismo se torna mercadoria, produzida em massa para manipular as massas e manter o status quo. Por outro lado, "cultura de massa" é um termo mais amplo e neutro, utilizado para se referir à cultura consumida por uma grande parte da população. A Teoria Crítica, no entanto, não propõe substituir "indústria cultural" por "cultura de massa", pois os dois termos têm significados distintos e servem a propósitos analíticos diferentes.
Portanto, a assertiva está incorreta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo