Uma servidora trouxe seu dependente de dois anos de idade à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105653 Medicina
Uma servidora trouxe seu dependente de dois anos de idade à perícia para avaliação de solicitação de jornada reduzida. Ele apresentava atraso no desenvolvimento neuromotor e de fala, caracterizado por hipotonia axial e dificuldades na aquisição de habilidades motoras básicas, como a marcha. Adicionalmente, observavam-se múltiplos dismorfismos faciais e cranianos, incluindo-se microcefalia, implantação baixa das orelhas, dedos cônicos, microrretrognatia e plagiocefalia. Atualmente, o menor participa de um programa intensivo de intervenções, incluindo terapia ocupacional e fisioterapia, no total de aproximadamente 2 horas diárias. Até o momento, a criança demonstra capacidade limitada de comunicação verbal, expressando-se apenas por meio de sílabas isoladas e ainda não consegue caminhar.
Com base no caso clínico precedente, julgue o item que se segue.  

A avaliação pericial da criança pode ser feita por meio de perícia singular. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o estatuto da pessoa com deficiência:

A avaliaçao da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

I – os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

II – os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

III – a limitação de desempenho de atividades;

IV – restrição de participação.

Em seguida (§ 2º) é criada uma obrigação para o Poder Executivo que passa a ser responsável por criar instrumentos para avaliação da deficiência.

Assim, para que ocorra uma avaliação responsável e correta, devem ser seguidos os ditames legais para o ato. Não podendo, por exemplo, que a perícia seja realizada por um único médico (perícia singular), diante da obrigatoriedade de a avaliação ser realizada de forma multiprofissional.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo