Sobre a temática das práticas comercias, avalie as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2011 - TJ-PR - Juiz |
Q253313 Direito do Consumidor
Sobre a temática das práticas comercias, avalie as assertivas abaixo:

I. Em caso de oferta ou venda por telefone ou reembolso postal, deve constar o nome do fabricante e endereço apenas na embalagem, sendo facultativa, a informação em relação aos impressos utilizados na transação comercial.

II. O fornecedor do produto ou serviço só será considerado solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos se esses não agirem com excesso de mandato.

III. Se o fornecedor de produtos e serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá na seguinte ordem: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

IV. A publicidade do produto pode ser veiculada objetivando exclusivamente a sua divulgação independentemente de que o consumidor possa associar a propaganda com o produto haja vista o direito constitucional de livre expressão.

É CORRETO afirmar:



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão aborda práticas comerciais, que são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei nº 8.078/1990, especificamente sobre os direitos e deveres de fornecedores em suas relações com consumidores. É fundamental entender as obrigações de transparência e veracidade nas práticas comerciais.

Legislação Aplicável: O CDC garante que as informações sobre produtos e serviços sejam claras e completas, e que a publicidade seja verdadeira e não enganosa. Artigos como o 30 (sobre a vinculação da oferta) e o 31 (sobre a obrigatoriedade de informações claras) são importantes nesse contexto.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa correta é D - Todas as assertivas estão falsas.

Análise das Assertivas:

Assertiva I: Falsa. O CDC, no artigo 31, estabelece que todas as informações essenciais devem constar não apenas na embalagem, mas também em qualquer meio utilizado para a oferta, incluindo impressos usados em vendas por telefone ou reembolso postal.

Assertiva II: Falsa. O fornecedor é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes, independentemente de excesso de mandato, conforme o artigo 34 do CDC.

Assertiva III: Falsa. O consumidor tem o direito de exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um produto ou serviço equivalente, ou rescindir o contrato com direito a devolução do valor pago, corrigido, e a perdas e danos, mas a ordem das opções não é obrigatória, conforme artigo 35 do CDC.

Assertiva IV: Falsa. A publicidade deve ser clara e precisa, permitindo que o consumidor associe a propaganda ao produto ou serviço, conforme o artigo 36 do CDC. Assim, a livre expressão não justifica a falta de clareza na publicidade.

Exemplo Prático: Imagine que uma empresa anuncia um produto com um preço promocional por telefone. Se o consumidor decide comprar, mas depois descobre que o preço real é mais alto e a empresa não quer honrar a oferta, o consumidor pode exigir que a empresa cumpra o preço anunciado, baseando-se no artigo 30 do CDC.

Dicas para Evitar Pegadinhas: Sempre verifique se as assertivas estão de acordo com a literalidade da lei. Questões de concursos frequentemente testam o conhecimento da legislação detalhada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO D. Art. 33. Em caso de oferta ou venda por telefone ou reembolso postal, deve constar o nome do fabricante e endereço na embalagem, publicidade e em todos os impressos utilizados na transação comercial.Parágrafo único.  É proibida a publicidade de bens e serviços por telefone, quando a chamada for onerosa ao consumidor que a origina.
Art. 34. O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

 

        I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

        II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

        III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado. Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal. Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo