Considerando-se os distintos papéis que os computadores pode...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023
Banca:
FCM
Órgão:
IFB
Prova:
FCM - 2023 - IFB - Técnico de Laboratório - Multimeios Didáticos |
Q2070397
Pedagogia
Considerando-se os distintos papéis que os computadores podem cumprir na educação, a partir da proposta de Taylor (1982), relacione as colunas associando cada característica ao papel desempenhado.
PAPÉIS 1 - Instrutor 2 - Ferramenta 3 - Aprendiz
CARACTERÍSTICAS ( ) potencializa o desenvolvimento das habilidades do estudante, ao facilitar sua expressão e estimular a aprendizagem da informática de uma forma aplicada. Ou seja, aprende-se a usar o computador dentro do contexto significativo de sua aplicação. ( ) nesta perspectiva, a máquina é “ensinada” pelo estudante. Ou seja, o educando pode aplicar e testar suas ideias sobre determinados assuntos nos “laboratórios”, que podem ser construídos dentro dos próprios computadores. ( ) faz parte desta possibilidade o uso de simuladores e linguagens de programação ordenados ao computador pelo estudante. ( ) nesta modalidade, o computador é o encarregado de transmitir informação ao estudante, baseando-se em uma estrutura predeterminada com o objetivo de ensinar conceitos, estimular a prática de habilidades e avaliar processos de aprendizagem. ( ) entre os exemplos de tal papel, está a utilização de programas de desenho e organização de textos, com os quais os estudantes elaboram apresentações gráficas ou slideshows com o objetivo de dar apoio a apresentações orais. ( ) é efetivo (a) como recurso de formação de adultos, e também para a aprendizagem de habilidades específicas. Trata-se de recursos valiosos sempre que utilizados por um educador que os insere dentro de um plano mais amplo, que deve incluir atividades de salas de aula, tanto prévias como posteriores ao uso dessa ferramenta.
Ao relacionar as colunas, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
PAPÉIS 1 - Instrutor 2 - Ferramenta 3 - Aprendiz
CARACTERÍSTICAS ( ) potencializa o desenvolvimento das habilidades do estudante, ao facilitar sua expressão e estimular a aprendizagem da informática de uma forma aplicada. Ou seja, aprende-se a usar o computador dentro do contexto significativo de sua aplicação. ( ) nesta perspectiva, a máquina é “ensinada” pelo estudante. Ou seja, o educando pode aplicar e testar suas ideias sobre determinados assuntos nos “laboratórios”, que podem ser construídos dentro dos próprios computadores. ( ) faz parte desta possibilidade o uso de simuladores e linguagens de programação ordenados ao computador pelo estudante. ( ) nesta modalidade, o computador é o encarregado de transmitir informação ao estudante, baseando-se em uma estrutura predeterminada com o objetivo de ensinar conceitos, estimular a prática de habilidades e avaliar processos de aprendizagem. ( ) entre os exemplos de tal papel, está a utilização de programas de desenho e organização de textos, com os quais os estudantes elaboram apresentações gráficas ou slideshows com o objetivo de dar apoio a apresentações orais. ( ) é efetivo (a) como recurso de formação de adultos, e também para a aprendizagem de habilidades específicas. Trata-se de recursos valiosos sempre que utilizados por um educador que os insere dentro de um plano mais amplo, que deve incluir atividades de salas de aula, tanto prévias como posteriores ao uso dessa ferramenta.
Ao relacionar as colunas, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: