Nos estudos de usuários, são empregados vários métodos. As p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q48506 Biblioteconomia
Nos estudos de usuários, são empregados vários métodos. As principais vantagens da Técnica de Delfos são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C: "coleta opiniões de especialistas sem que os mesmos sejam contaminados; prevê eventos que não são processados de acordo com o modelo racional."

A Técnica de Delfos é uma metodologia usada para obter previsões ou opiniões de um grupo de especialistas de forma estruturada. Seu principal diferencial é a coleta de opiniões de forma anônima, evitando que os especialistas sejam influenciados pela opinião uns dos outros, o que garante uma maior imparcialidade e objetividade nas respostas. Além disso, ela é útil para prever eventos que não seguem um modelo racional, como tendências futuras em áreas incertas ou emergentes.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - "contato direto com o entrevistador, dando maior confiabilidade; esclarecer dúvidas e outros detalhes coletados." Esta descrição não se aplica à Técnica de Delfos, pois ela não envolve contato direto com entrevistadores. O método é projetado para evitar influências diretas entre os participantes.

B - "útil para o fornecimento de idéias iniciais e opiniões; registro de acontecimentos simultaneamente com sua ocorrência." Esse método parece mais alinhado a técnicas qualitativas como entrevistas ou grupos focais, que são utilizadas para coleta inicial de dados e observação direta.

D - "exige participante com mente sensível; é sofisticada, exigindo conhecimentos específicos." Embora possa parecer que se refere a uma técnica que requer expertise, a descrição não se aplica à Delfos, pois não foca em sensibilidades emocionais, mas sim na contribuição objetiva dos especialistas.

E - "respondente pode conhecer o conteúdo da pesquisa e direcionar suas respostas; os indivíduos sob observação tendem a modificar o seu comportamento." Esta alternativa descreve problemas comuns em métodos de pesquisa como entrevistas ou observações, mas não se aplica à Técnica de Delfos, que é desenhada para minimizar tais vieses.

Assim, ao entender as características únicas da Técnica de Delfos, fica claro que a alternativa C é a mais adequada. Esta técnica é altamente valorizada por sua capacidade de coletar informações de forma objetiva em contextos complexos e incertos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A técnica de Delfos (Delphi technique) é uma técnica para a previsão do futuro, sendo utilizada pela primeira vez em 1966, por Olaf Helme . Ela tem por objetivos principais:

  • a) servir como método de estudo no processo de pensamento sobre o futuro;

  • b) ser uma maneira de ensinar às pessoas a pensar no futuro numa forma mais complexa do que os meios comumente utilizados;

  • c) servir de ferramenta ao planejamento, como auxílio de sondagem de prioridades feita por membros de uma organização ou comunidade. 

A técnica de Delfos, uma variação do questionário, envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes no tema em questão. Seu objetivo principal pe identificar tendências. Os participantes são convidados a se expressar sobre um determinado assunto. 

 

http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11.pdf

→ Pesquisa Delfos (em inglês Delphi) - O método é uma técnica de previsão, projetada para conhecer com antecipação a probabilidade de eventos futuros. É uma técnica de solicitação e coleta sistemática da opinião de especialistas em um determinado assunto. A utilização do método é mais indicada quando não há dados históricos sobre o problema a ser pesquisado ou, mais especificamente, quando faltam dados quantitativos referentes ao objeto de estudo. (COSTA, 2012, p. 78). 

COSTA, M. M. As bibliotecas brasileiras em 2018: resultados da técnica de Delfos. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, p. 74-93, jan./mar. 2012.

Sobre a Técnica de Delfos:

[...] uma variação do questionário, envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes no tema em questão. Seu objetivo principal é identificar tendências (OBS MINHA: a parte de prever eventos). Os participantes são convidados a se expressar sobre um determinado assunto. As opiniões são anotadas, analisadas estatisticamente e as mais votadas são selecionadas e remetidas aos participantes para uma segunda rodada [...] prováveis tendências. Trata-se de uma técnica livre de influência individual (OBS MINHA: livre de influência individual)." (BAPTISTA; CUNHA, 2007, p. 179)

Fonte:

BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo