“Recentemente, dois casos de estupro recolocaram esse tipo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q813259 Conhecimentos Gerais
“Recentemente, dois casos de estupro recolocaram esse tipo de violência em pauta. O assunto voltou com força – nas redes sociais e fora delas. O que espanta, nesses casos, é uma reação de ‘normalidade’, de ‘naturalidade’ com que os agressores trataram seus crimes. A expressão ‘cultura do estupro’ voltou às mídias com intensidade.” (Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/27/politica/1467035241_416636.html.)
Acerca da chamada “cultura do estupro”, analise as afirmativas a seguir.
I. A expressão “cultura do estupro” surgiu nos anos 1970, usada por feministas para indicar um ambiente cultural propício a esse tipo de crime. II. “Ela provocou”, “ela estava de saia curta” são tipos de comentários que coloca em dúvida a denúncia da vítima – um traço da “cultura do estupro”. III. A palavra “cultura” no termo “cultura do estupro” reforça a ideia de que esses comportamentos não podem ser interpretados como normais ou naturais. Se é cultural, nós criamos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - I, II e III.

A questão aborda o tema da "cultura do estupro", um conceito amplamente discutido em questões sociais e feministas. Para entendê-la melhor, vamos analisar cada uma das afirmativas:

I. A expressão "cultura do estupro" surgiu nos anos 1970, usada por feministas para indicar um ambiente cultural propício a esse tipo de crime.

Essa afirmação é correta. O termo foi realmente cunhado por feministas na década de 1970 para denunciar como a sociedade, através de suas normas, comportamentos e instituições, muitas vezes banaliza, tolera ou até mesmo promove a violência sexual contra as mulheres.

II. "Ela provocou", "ela estava de saia curta" são tipos de comentários que colocam em dúvida a denúncia da vítima – um traço da "cultura do estupro".

Também correta. Esses tipos de comentários são exemplos claros de culpabilização da vítima, algo que é central na "cultura do estupro". Eles tentam justificar ou atenuar a gravidade do crime culpando a vítima pelo ocorrido.

III. A palavra "cultura" no termo "cultura do estupro" reforça a ideia de que esses comportamentos não podem ser interpretados como normais ou naturais. Se é cultural, nós criamos.

Essa afirmativa está correta também. O uso da palavra "cultura" enfatiza que esses comportamentos são construídos socialmente e, portanto, passíveis de mudança. Não são comportamentos naturais ou inevitáveis, mas sim, estabelecidos e mantidos por normas e valores sociais que podem e devem ser questionados.

Diante disso, podemos concluir que todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. A alternativa correta é A.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o conceito de "cultura do estupro" e como ele se manifesta em nossa sociedade. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A


https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_estupro

gabarito (A)

Remédio pra estuprador é "bala", se achar discurso de ódio, problema seu, mas estuprador sempre será estuprador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo