“A Casa da Moeda interrompeu a produção de passaportes comun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q813262 Conhecimentos Gerais
“A Casa da Moeda interrompeu a produção de passaportes comuns e de urgência. O motivo, segundo a empresa pública em nota divulgada nesta quarta-feira (30/06/16), foi um defeito em uma das máquinas utilizadas na produção do documento. A previsão é que a confecção de novos passaportes seja retomada na próxima semana.” (Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/casa-da-moeda-suspende-producao-de-passaporte-por-falha-emmaquina.) Sobre o passaporte, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

A - Cidadãos brasileiros podem viajar pelo Mercosul e estados associados sem passaporte. Basta apresentar a carteira de identidade (RG).

Essa é a alternativa correta porque, de fato, os brasileiros têm a possibilidade de viajar para países do Mercosul (como Argentina, Paraguai e Uruguai) e alguns estados associados utilizando apenas a carteira de identidade (RG). Isso se deve a acordos firmados entre esses países, que visam facilitar o trânsito de pessoas na região.

B - Os estrangeiros residentes ou naturalizados no Brasil precisam providenciar seus passaportes nos seus países de origem e renová-los anualmente.

Essa alternativa está incorreta. Estrangeiros residentes ou naturalizados no Brasil não precisam buscar seus passaportes em seus países de origem. Além disso, a renovação anual não é uma exigência. A validade do passaporte pode variar, mas geralmente não é de apenas um ano.

C - No Brasil, tem validade de dois anos (exceto para crianças menores de dez anos, que não precisam de passaporte) e pode ser solicitado por brasileiros natos.

Esta alternativa também está incorreta. No Brasil, o passaporte comum tem validade de até 10 anos para adultos, e crianças menores de 10 anos precisam sim de passaporte para viagens internacionais. A validade para menores costuma ser menor, variando conforme a idade.

D - Ao viajar para o exterior, o documento prioritário, que dispensa os demais, é o passaporte, pois contém praticamente todas as informações do indivíduo.

Embora o passaporte seja de fato o documento principal para viagens internacionais, ele não necessariamente "dispensa os demais" documentos. Em muitas situações, outros documentos como vistos, comprovantes de vacinação e autorizações específicas podem ser exigidos dependendo do país de destino.

Entender essa dinâmica é essencial para uma boa preparação em concursos, pois demonstra conhecimento sobre acordos internacionais e requisitos de documentação, ambos cruciais para quem deseja estar bem informado sobre sociedade e comportamento global.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A


http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2012/04/mercosul-com-rg


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo