O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e um...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão está relacionado à fisiopatologia do câncer e à dietoterapia aplicada a pacientes oncológicos. Para resolvê-la, é necessário compreender como o câncer impacta o metabolismo e a nutrição, além das estratégias dietéticas adequadas para tratar sintomas específicos e melhorar o estado nutricional dos pacientes.
A alternativa CORRETA é a D.
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D afirma que para pacientes com câncer submetidos à cirurgia, que estão desnutridos ou em risco de desnutrição, é recomendado o uso de fórmulas hiperproteicas com imunonutrientes. Estas devem ser administradas em uma quantidade mínima de 500 mL/dia, começando 5 a 7 dias antes da cirurgia. Esta é uma prática comum e bem fundamentada em nutrição clínica, pois ajuda a melhorar o estado nutricional e aumenta a capacidade de resposta imunológica do paciente, reduzindo riscos cirúrgicos.
Análise das alternativas incorretas:
A. A definição apresentada está incorreta. O câncer envolve o crescimento descontrolado e invasivo de células pouco diferenciadas ou anaplásicas, que não mantêm a estrutura típica do tecido de origem.
B. Embora algumas recomendações estejam corretas, como evitar alimentos gordurosos, o consumo de sucos e picolés de frutas cítricas pode não ser indicado para todos, especialmente para aqueles com mucosite, já que a acidez pode irritar as mucosas.
C. A oferta proteica indicada não está de acordo com as recomendações atuais. Para pacientes com câncer e em tratamento, a necessidade proteica tende a ser maior desde o início, devido ao aumento do catabolismo e demandas nutricionais.
E. O uso de glutamina e ômega-3 é benéfico em algumas circunstâncias, mas a afirmação é muito genérica. Nem todos os pacientes se beneficiarão de suplementações vitamínicas e minerais sem avaliação individualizada. A abordagem nutricional deve ser sempre personalizada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
Para pacientes com câncer submetidos à cirurgia desnutridos ou em risco de desnutrição candidatos a
cirurgia de médio ou grande porte, recomenda-se a utilização de fórmulas hiperproteicas com imunonutrientes (arginina, ácidos graxos ômega-3 e nucleotídeos), por via oral ou enteral na quantidade mínima de 500ml/dia no período peri-operatório, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia.
Fórmulas imunomoduladoras contribuem para a redução das taxas de complicações pós-operatórias, principalmente as infecciosas com consequentemente diminuição do tempo de permanência hospitalar. A administração por via oral ou enteral perioperatório, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia na quantidade mínima de 500 ml a 1.000 ml por dia.
Ref: DIRETRIZ BRASPEN DE TERAPIA NUTRICIONAL NO PACIENTE COM CÂNCER 2019
Recomendação da ESPEN 2016, já a ASPEN só é recomendado para pacientes Desnutridos.
Câncer ou tumor pode ser definido como crescimento descontrolado, disseminado e invasivo de células bem diferenciadas, resultando na formação de massas sólidas tumorais pouco delimitadas, com estrutura típica do tecido de origem.
B
Para tratamento de pacientes com sinais e sintomas relacionados à quimioterapia, recomenda-se modificações na dieta, como a restrição de frituras, alimentos gordurosos e líquidos durante as refeições, redução do volume, fracionamento da dieta, mastigação lenta, consumo de sucos, picolés de frutas cítricas, evitar preparações muito quentes ou muito geladas para aqueles com disfagia, odinofagia e/ou mucosite.
C
Pacientes com câncer, adultos e idosos, em tratamento antineoplásico devem ter oferta proteica de 1,0 a 1,2 g/Kg/dia e se houver inflamação sistêmica, a oferta proteica deverá ser de 1,5 a 2,5 g/Kg/dia (hipermetabólicos, estresse ou má absroção).
D
Para pacientes com câncer submetidos à cirurgia de grande ou médio porte, com estado nutricional de desnutrição ou em risco de desnutrição, é recomendado o uso de fórmulas hiperproteicas com imunomoduladores (arginina, ácidos graxos ômega-3 e nucleotídeos) , na quantidade mínima de 500 mL/dia, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo