Um farmacêutico foi designado para identificar três frascos ...
Um farmacêutico foi designado para identificar três frascos de matéria-prima que não apresentavam rotulação. Por um descuido, a pessoa responsável pela rotulagem, apesar de haver impresso os rótulos, não os havia colocado nos frascos para fazer a identificação adequada. Os rótulos impressos indicavam que em um frasco havia limoneno, em outro mentona e em outro, mentol.
O farmacêutico optou então por fazer uma placa de cromatografia em camada delgada (CCD) para verificar qual substância estava em cada frasco, designados inicialmente por amostras A, B, C. Ele utilizou placa de sílica como fase estacionária e uma mistura de tolueno com acetato de etila (93:7) como eluente. Após eluir a placa, utilizou reagente vanilina sulfúrica como revelador.
Analise os itens seguintes, levando em consideração os dados do enunciado, o cromatograma e as fórmulas estruturais das substâncias citadas no enunciado.
Cromatograma
I - A Amostra B indicada no cromatograma corresponde ao limoneno.
II - A escolha do eluente da fase móvel não depende da polaridade dos componentes a serem analisados.
III - A cromatografia em camada delgada é uma técnica fundamentada principalmente em um fenômeno de adsorção.
IV - A mentona, por apresentar a mais elevada polaridade das três amostras, corresponde à Amostra Cindicada no cromatograma.
Assinale a única alternativa que a presenta o(s) item(ns) correto(s)