Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue: “Os _______...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1310294 Arquivologia
Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue:

“Os _________________ são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, mas é importante enfatizar que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados. O critério que define tal status para tais arquivos é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta. Os documentos de primeira idade estão geralmente localizados próximos aos seus setores empresariais produtores e são conhecidos também, pela terminologia arquivística, como arquivos ativos. Tais documentos possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário. Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é: E - Arquivos correntes.

Os arquivos correntes são aqueles que estão em constante uso e que, por isso, permanecem próximos aos setores que os produzem. Estes documentos possuem valor administrativo imediato, também conhecido como valor primário. A frequência de consulta ou utilização é o critério fundamental que define seu status como corrente.

No fragmento apresentado na questão, a descrição que se encaixa perfeitamente para preenchimento das lacunas é a de "arquivos correntes". Isso fica claro ao mencionar que os documentos estão geralmente em tramitação e são utilizados frequentemente para atividades como protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo. Este é um dos principais indicativos de que se trata de documentos de primeira idade, ou seja, aqueles que ainda possuem uma função administrativa ativa.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Arquivos sigilosos: Arquivos sigilosos referem-se a documentos que possuem restrição de acesso devido à sua natureza confidencial. A descrição da questão não aborda questões de sigilo ou confidencialidade, mas sim de uso e tramitação.

B - Arquivos intermediários: Arquivos intermediários são aqueles que já não são utilizados com a mesma frequência dos arquivos correntes, mas ainda não possuem valor histórico para serem arquivados permanentemente. Eles são armazenados em locais que não precisam estar próximos aos setores produtores. Portanto, não se aplicam à descrição de documentos com uso frequente.

C - Arquivos comuns: Esta é uma alternativa genérica e não corresponde a nenhum termo técnico específico na arquivologia. Os documentos em questão têm uma classificação específica de uso corrente, o que não se encaixa na definição de "comuns".

D - Arquivos secretos: Similar aos arquivos sigilosos, os arquivos secretos são aqueles que possuem restrição de acesso devido à sua natureza altamente confidencial. A questão não menciona confidencialidade, mas sim frequência de uso e tramitação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

1.4.1. Arquivos Correntes

Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, mas é importante enfatizar que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados. O critério que define tal status para tais arquivos é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta. Os documentos de primeira idade estão geralmente localizados próximos aos seus setores empresariais produtores e são conhecidos também, pela terminologia arquivística, como arquivos ativos. Tais documentos possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário. Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos.

Fonte: LEONARDO REIS, João Tiago; Arquivologia Facilitada

(...) Tais documentos possuem valor administrativo para a empresa, valor este chamado de primário. Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos”.

O próprio enunciado respondeu.

Gabarito: E

GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

#NAOAREFORMAADMINISTRATIVA.

#ESTABILIDADESIM.

As atividades típicas dos arquivos correntes são:

Paz em Inglês = Peace

Protocolo

Empréstimo

Arquivamento

Consulta

Expedição

FONTE: Algum colega do QC rsrs

GABARITO: E.

Correntes (1ª idade) – Arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos;

  • Fácil acesso;
  • Curso andamento ( Em tramitação);
  • Documento prescritíveis;
  • Deve se localizar junto aos setores ou em locais próximos e de fácil acesso;
  • Constituída por documentos mais novos.

Intermediários (2ª idade) – Arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos, mas ainda podem ser questionados;

  • Menos utilizado;
  • Eliminação ou guarda permanente;
  • Os documentos aguardam a sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).

Permanentes (3ª idade) – Arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico.

  • Documento Imprescritível;
  • A consulta não depende de autorização da área acumuladora (público interno quanto ao público externo);
  • Difusão dos documentos;
  • Documentos de valor histórico;
  • Seus documentos já possuíram valor administrativo anteriormente;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo