A Resolução CFP nº 010/2005 aprova o Código de Ética Profiss...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q508196 Psicologia
A Resolução CFP nº 010/2005 aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. O art. 2º do Código Ética veda ao profissional de psicologia ações inadequadas e que não deverão ser praticadas pelos psicólogos em atuação. São ações vedadas ao psicólogo, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a letra D.

A questão aborda o Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pela Resolução CFP nº 010/2005. O objetivo é verificar o conhecimento do candidato sobre as ações que são vedadas ao psicólogo, conforme o art. 2º do referido código. Para resolver a questão, é necessário conhecer bem as diretrizes e proibições estabelecidas no Código de Ética, que orienta a prática profissional dos psicólogos no Brasil.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa D está correta porque não se trata de uma ação vedada ao psicólogo. Na verdade, levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, bem como transgressões aos princípios e diretrizes do código de ética ou da legislação profissional, é um dever do psicólogo. Isso está alinhado com a ética profissional e a responsabilidade perante a sociedade e a profissão.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Vedada: "Praticar ou ser inconveniente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão". Esta ação é claramente vedada ao psicólogo, pois contraria os princípios éticos fundamentais de respeito e dignidade humana.

B - Vedada: "Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento, bem como utilizar práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência". O uso do conhecimento psicológico para qualquer forma de violência é proibido, uma vez que a prática deve ser sempre voltada para o bem-estar e a saúde mental das pessoas.

C - Vedada: "Acumpliciar-se com pessoas ou organizações que exerçam ou favoreçam o exercício ilegal da profissão de psicólogo ou de qualquer outra atividade profissional". Colaborar com o exercício ilegal de qualquer profissão é antiético e pode comprometer a qualidade e a credibilidade do serviço prestado.

E - Vedada: "Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação". Esta prática é vedada para evitar conflitos de interesse e garantir a imparcialidade e a objetividade do trabalho psicológico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a letra A apresenta um erro na palavra inconveniente, seria conivente. Questão passível de anulação. 
O gabarito é a questão A, pois a palavra "inconveniente" é um pegadinha, e não é passível de anulação.


Claro que a questão é passível de anulação, pois tem 2 assertivas incorretas e, portanto, 2 que poderiam ser marcadas, visto que é pedida a exceção.

 

Na assertiva "a", a substituição da palavra "conivente" pelo termo "inconveniente" torna a assertiva incorreta. Logo, não é uma vedação elencada no referido CEPP;

 

Na assertiva "d", é apresentado um dever do profissional psicólogo elencado no Art. 1º do referido CEPP. Como a questão trata das vedações, a assertiva poderia ser marcada como incorreta porque não apresenta algo que seja vedado;

Questão mal formulada!!!

A questão aponta vedações ao psicólogo e solicita a exceção, ou seja, o que é permitido fazer.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo