O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os determinantes so...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: A questão aborda os determinantes sociais de saúde segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, uma importante ferramenta conceitual para entender como diversos fatores influenciam a saúde das populações.
Interpretação e Contextualização: O modelo de Dahlgren e Whitehead organiza os determinantes sociais em camadas, indo desde as características individuais até fatores mais amplos e abrangentes, como as condições socioeconômicas. Este modelo não é legislativo, mas sim teórico e amplamente utilizado em saúde pública para orientar políticas e programas de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Exemplo Prático: Imagine uma cidade que decide melhorar a saúde de sua população. Inicialmente, pode focar em campanhas de conscientização sobre o estilo de vida saudável. No entanto, para mudanças duradouras, terá que abordar questões como o acesso à educação, emprego e moradia, que são determinantes mais distais.
Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa correta é a A - Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade. Esta alternativa está correta porque representa a camada mais distal dos determinantes sociais, que inclui fatores mais amplos como políticas econômicas, culturais e ambientais que afetam a saúde da população em larga escala.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Redes sociais e comunitárias: Esta camada é intermediária, pois representa o suporte social e a interação comunitária, que são importantes, mas não abrangem o nível mais amplo como as condições socioeconômicas.
C - Fatores étnicos e genéticos: Embora importantes, esses fatores são mais próximos dos determinantes individuais, como idade e sexo, e não representam a camada mais distal.
D - Condições de vida e trabalho: Esta é uma camada intermediária que abrange a qualidade de vida e as condições de trabalho, novamente, não tão abrangente quanto as condições socioeconômicas gerais.
E - Comportamento e os estilos de vida individuais: Estes são os determinantes mais próximos dos indivíduos, como dieta e exercício, e não os mais distais.
Dica para Evitar Pegadinhas: Fique atento à palavra "distal" no enunciado, que indica o fator mais abrangente e externo, ajudando a eliminar opções que são mais focadas no indivíduo ou em grupos menores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os DSS em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até a camada mais distal, em que se situam os macrodeterminantes. Os indivíduos, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos, que exercem influência sobre o seu potencial e suas condições de saúde, estão na base do modelo (determinantes proximais).
Em seguida, em uma camada subjacente, estão o comportamento e os estilos de vida individuais, situados no limiar entre os fatores individuais e os DSS. Na camada seguinte, encontram-se os fatores relacionados às condições de vida e de trabalho (determinantes intermediários), e a disponibilidade de alimentos e acesso a ambientes saudáveis e serviços essenciais, como saúde e educação, indicando que as pessoas em desvantagem social apresentam diferenciais de exposição e de vulnerabilidade aos riscos à saúde.
Por fim, o último nível apresenta aqueles que são considerados os macrodeterminantes, que possuem grande influência sobre as demais camadas e estão relacionados às condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade, incluindo também determinantes supranacionais, como o modo de produção e consumo de uma cidade, Estado ou país e o processo de globalização (CNDSS, 2008)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902010000100004
Modelo de organização de indicadores para operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde.
A camada distal, de acordo com a CNDSS (2008), corresponde ao último nível, apresentando aqueles que são considerados os macrodeterminantes, que possuem grande influência sobre as demais camadas e estão relacionados às condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade.
DISTAL: Condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais.
Condições de vida e de trabalho (desemprego, água, esgoto, habitação, educação, serviços sociais de saúde, produção agrícola e de alimentos)
Redes sociais e comunitárias
estilo de vida dos indivíduos
PROXIMAL: Idade, sexo e fatores hereditários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo