Após a intoxicação ocupacional com o tetracloreto de carbono...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q482649 Segurança e Saúde no Trabalho
Após a intoxicação ocupacional com o tetracloreto de carbono, o trabalhador inicia quadro clínico com hipertensão arterial, edema, hematúria e proteinúria, caracterizando um quadro de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a B - Síndrome nefrítica.

A questão aborda um tema crucial na área de Segurança e Saúde no Trabalho, especificamente relacionado aos efeitos de intoxicações ocupacionais por substâncias químicas, como o tetracloreto de carbono. Este químico pode causar danos renais que necessitam de identificação correta para um diagnóstico preciso, algo importante em um contexto ocupacional para garantir o tratamento adequado e prevenção de exposições futuras.

Justificativa para a alternativa correta:

A Síndrome nefrítica é caracterizada por um conjunto de sintomas que incluem hipertensão arterial, edema, hematúria (presença de sangue na urina) e proteinúria (presença de proteínas na urina). Esses sintomas correspondem ao quadro clínico apresentado na questão após a intoxicação com tetracloreto de carbono, justificando a escolha dessa alternativa.

Explicação das alternativas incorretas:

A - Síndrome nefrótica: Esta condição é caracterizada por uma proteinúria maciça, edema generalizado e usualmente, ausência de hematúria significativa. A pressão arterial geralmente não é afetada, diferindo do quadro apresentado na questão.

C - Nefrite intersticial crônica: Esta condição envolve inflamação crônica do tecido intersticial dos rins e é mais associada a dor lombar, poliúria, e não à hipertensão, edema, e hematúria que são centrais no quadro descrito.

D - Glomerulonefrite membranoproliferativa: Esta é uma forma específica de glomerulonefrite que envolve alterações na estrutura do glomérulo renal. Embora possa incluir sintomas como hematúria e proteinúria, geralmente apresenta características histológicas que não são explicitadas no quadro clínico descrito.

E - Nefropatia da membrana basal fina: Esta condição genética causa hematúria persistente, mas raramente leva a hipertensão ou edema pronunciado, o que não se alinha completamente com o quadro clínico da questão.

Compreender as diferenças entre essas condições é fundamental para profissionais de saúde que lidam com toxicologia ocupacional e segurança no trabalho.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

nefrite pode ser aguda ou crónica. Os doentes com a forma aguda normalmente recuperam. A nefrose é uma doença não inflamatória do rim, que também afecta os glomérulos. A nefrite crónica pode levar a hipertensão grave, a qual, em casos extremos, resulta na morte por insuficiência renal ou cardíaca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo