Com base na alegoria apresentada no primeiro parágrafo, é co...
Leia o texto para responder à questão.
Na obra ‘Alice no País das Maravilhas’, a protagonista depara-se com o gato risonho e o questiona a respeito do caminho correto a seguir. O felino retruca perguntando para onde ela gostaria de ir e, ao receber a resposta de que “tanto faz, não importa muito para onde”, responde: “Então, não importa qual o caminho a seguir, qualquer um serve.” Consequentemente, Alice segue sem rumo em suas viagens.
Essa alegoria representa, muitas vezes, a realidade, pois a inexistência de metas e objetivos específicos faz com que, muitas vezes, o gestor governamental se conforme com qualquer resultado, comprometendo o atendimento aos legítimos anseios da sociedade.
Desse modo, o planejamento é item que requer atenção especial e, nesse contexto, deve haver um método de gestão para a utilização ótima dos recursos e a racionalização dos procedimentos administrativos com melhores resultados, não se restringindo a um determinado exercício financeiro, sendo, em suma, o esforço pela qualidade total e pela excelência na administração pública.
Planejar é transformar em objetivos e metas a visão de futuro da administração. Parte-se do diagnóstico dos problemas a serem enfrentados, obtidos por meio de audiências públicas junto à população e outros instrumentos de transparência e, após delineada a situação a ser superada, são propostas ações governamentais para a consecução dos resultados.
Executar é colocar em prática o que foi planejado e pressupõe uma adequada estrutura procedimental, material e humana para a correta operacionalização das ações governamentais.
(Leandro Luis dos Santos Dall’Olio e Marcus Augusto Gomes Cerávolo,
O Ciclo PDCA e o Planejamento na Administração Pública,
em https://jus.com.br - acesso em 10/12/2019 - Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
➥ Esta dica retirei da Gramática do Pestana: Para interpretar um texto, gosto de fazer 2 leituras. Na primeira, tento entender a linha de raciocínio do autor. Na segunda, vou resumindo na cabeça o que entendi, assim:
- 1ª parágrafo: O autor apresenta a alegoria da Alice e o gato.
- 2º parágrafo: Ele introduz o tema falando sobre a necessidade do planejamento e contextualizando com a alegoria citada.
- 3º parágrafo: Diz que planejar é ser eficiente: Chegar ao melhor resultado gastando pouco.
- 4º parágrafo: Define o que é planejar (transformar a visão de futuro em metas a partir do diagnóstico de problemas da comunidade)
- 5º parágrafo: Define o que é executar (é a prática do planejamento, mas que precisa de uma estrutura para a operacionalização correta das ações governamentais)
Em resumo: A importância do planejamento e da execução nas ações governamentais.
Vamos dar uma olhada nas assertivas:
Com base na alegoria apresentada no primeiro parágrafo, é correto afirmar que os autores usam a
➥ Antes de você ler o que o examinador diz, tente pensar na resposta, pois ele tentará te enganar nas assertivas.
Ora, por que o autor me falou da alegoria da Alice? Para dizer o quão importante é o planejamento na adm. Pública, certo? A Alice não sabe para onde ir, mas os gestores devem saber. rsrs
Tendo esta ideia na cabeça, vamos ler a alternativa:
(A) ilustração, para exemplificar o caminho a ser seguido por gestores. → Pessoal, ele usa a alegoria para exemplificar o caminho que os gestores devem seguir? Quer dizer, a indecisão da Alice de não ter para onde ir deve ser usada como exemplo do caminho que os gestores devem seguir? Não!
(B) recomendação, para criticar a administração pública sobre a racionalização dos procedimentos administrativos. → Errado. Ele não faz uma crítica.
(C) comparação, para destacar a necessidade de metas e objetivos como item que requer atenção na administração pública. → Correto, pessoal. Veja o que eu disse antes de começar a resolver.
(D) ironia, para criticar a administração que, muitas vezes, não se esmera no planejamento dos recursos públicos. → Errado. Extrapolou, pois ele não faz crítica, tampouco critica a administração pública
(E) avaliação, para discordar da resposta de Alice, que não se importa com o caminho a seguir. → Errado. Extrapolou.
➥ Enfim, utilize o custo x benefício. Se tiver muitas perguntas sobre o mesmo texto, como nessa prova (5 das 15 de português), interprete-o. Caso a questão dê um texto gigante e te peça somente o sentido figurado de um trechinho, por exemplo, não é necessário analisar tudo rsrs.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Assertiva C
comparação, para destacar a necessidade de metas e objetivos como item que requer atenção na administração pública.
"FicadicaGestordeSp"Rs
Alternativa: C
Na obra ‘Alice no País das Maravilhas’, a protagonista depara-se com o gato risonho e o questiona a respeito do caminho correto a seguir.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo