O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: E
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) é um dos tribunais superiores previstos na Constituição Federal de 1988. Para compreender a composição do TST e o processo de nomeação dos seus Ministros, é essencial conhecer as disposições constitucionais relativas à organização do Poder Judiciário, especificamente aquelas que tratam da Justiça do Trabalho.
De acordo com a Constituição, o TST é composto por 27 Ministros, que devem cumprir certos requisitos, como a idade mínima de 35 e máxima de 65 anos, além de notável saber jurídico e reputação ilibada. A nomeação dos Ministros do TST é uma atribuição do Presidente da República, que deve escolher entre brasileiros que preencham os requisitos necessários. No entanto, antes de assumirem o cargo, os Ministros nomeados pelo Presidente precisam ser aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal, após sabatina em comissão destinada a avaliar suas qualificações.
Portanto, a alternativa correta é a letra E, que afirma que o TST é composto por 27 Ministros, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal. Este processo de nomeação e aprovação é um exemplo de freios e contrapesos no sistema de governo brasileiro, pois envolve tanto a esfera executiva quanto a legislativa, assegurando um controle mútuo entre os poderes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra "e".
Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de 27 Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:
I 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;
II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo