Questões de Concurso Para educação

Foram encontradas 100.642 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3109047 Pedagogia
Em um seminário universitário sobre conduta profissional, discutiu-se um caso em que pesquisadores omitiram fontes em publicações financiadas com recursos públicos, levantando questões sobre responsabilidade ética. Ao encontro disso, a conduta ética na pesquisa universitária é fundamental porque: 
Alternativas
Q3109046 Terapia Ocupacional
Em uma reunião da universidade, foi discutida a importância de estratégias para motivar equipes de trabalho, especialmente em ambientes acadêmicos que demandam alta produtividade e inovação. Ao encontro disso, a motivação das equipes em ambientes acadêmicos pode ser potencializada por práticas que: 
Alternativas
Q3109045 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas a seguir:

I.A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
II.A criança e o adolescente com deficiência serão assegurados pelo Estado ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
III.A criança e o adolescente com deficiência serão assegurados ao trabalho protegido.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3109044 Direito Sanitário
A Lei n.º 8080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, elucida que a telessaúde abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal e obedecerá a alguns princípios, como: 
Alternativas
Q3109043 Saúde Pública
A respeito do funcionamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, marque a alternativa que apresenta corretamente uma das diretrizes que o fundamenta: 
Alternativas
Q3109042 Terapia Ocupacional
De acordo com as Diretrizes de Atenção à Reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação do terapeuta ocupacional em Centros Especializados em Reabilitação (CER), qual das seguintes ações está alinhada ao cuidado integral e à promoção de autonomia para pessoas com deficiência? 
Alternativas
Q3109041 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A Lei n.º 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências, em seu art. 21, esclarece que o Poder Público, por meio dos organismos de apoio à pesquisa e das agências de financiamento, fomentará programas destinados:

I.À promoção de pesquisas científicas voltadas ao tratamento e prevenção de deficiências.
II.Ao desenvolvimento tecnológico orientado à produção de ajudas técnicas para as pessoas com deficiência.
III.À especialização de recursos humanos em acessibilidade.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3109040 Terapia Ocupacional
Sposati (2009) afirma que a construção de uma concepção de fortalecimento de vínculos no âmbito da proteção básica se anuncia e se configura como um desafio de extrema relevância porque contribui com a sedimentação do entendimento de que lidar com vulnerabilidades do campo relacional é uma responsabilidade pública e que, uma política que busca combater desigualdades e promover o desenvolvimento humano tem papel central nesse diálogo, pois o trânsito do ambiente individual para o social é a raiz fundante da política pública que exige seu distanciamento da mediação da benemerência ou da caridade. Ao encontro da colocação de Sposati (2009) e considerando-se a Estratégia Nacional de Fortalecimento de Vínculos Familiares, analise as afirmativas a seguir:

I.A inserção relacional caracteriza-se pelos vínculos que os sujeitos estabelecem com os grupos familiar e social mais próximos, que configuram a percepção de pertencer a uma determinada comunidade.
II.O indicador de fortalecimento de vínculos supõe que é necessário mapear as relações familiares para dimensionar quais precisam ser fortalecidas/intensificadas e quais precisam ser restringidas.
III.Os sentimentos de valorização e de potência estão para o fortalecimento de vínculos, assim como os sentimentos de subordinação e impotência estão para o isolamento social e a fragilização de vínculos.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3109039 Saúde Pública
Com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) e em suas portarias de consolidação, são ações estratégicas do eixo "pesquisa, produção e tradução do conhecimento":

I.Produção de evidências científicas acerca do cuidado às pessoas com deficiência.
II.Criação de espaços participativos com as pessoas com deficiência e demais atores, visando a contribuição na definição das prioridades para o desenvolvimento de pesquisas científicas.
III.Tradução e divulgação do conhecimento às trabalhadoras e trabalhadores da saúde e à sociedade civil acerca das melhores evidências disponíveis.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3109038 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
O Decreto n.º 5.296/2004 estabelece que a concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios ______________, tendo como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT, a legislação específica e as regras contidas neste Decreto.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto: 
Alternativas
Q3109037 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar: 
Alternativas
Q3109036 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência — Novo Viver Sem Limite foi instituído em 23 de novembro de 2023 por intermédio do Decreto n° 11.793/ 2023. O objetivo do plano é garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo território nacional. O decreto estabeleceu que o Novo Viver sem Limite será coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC). O plano oferecerá uma política nacional permanente de promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, resultado de uma demanda dos movimentos sociais. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.Com o decreto, o termo "capacitismo" foi utilizado pela primeira vez na legislação brasileira sobre direitos humanos.

AO ENCONTRO DISSO

II.Isso representa o compromisso no enfrentamento às violências e à discriminação, deliberada ou acidental, que pessoas com deficiência sofrem diariamente em suas vidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Alternativas
Q3109035 Terapia Ocupacional
Acerca da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), analise as afirmativas a seguir:

I.É uma ferramenta da Ministério da Saúde, criada nos anos 90.
II.É o principal instrumento de referência para descrição e mensuração da funcionalidade e da incapacidade, e deve ser utilizado em todas as condições de saúde, de modo sistemático e unificado.
III.É um marco teórico para a Reabilitação.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3109034 Terapia Ocupacional
A Rede Intersetorial de Reabilitação Integral tem como objetivo: 
Alternativas
Q3109033 Terapia Ocupacional
De acordo com o material intitulado "Instrutivos de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual", do Ministério da Saúde (2020), são atribuições mínimas dos profissionais de Reabilitação, especialmente ao Terapeuta Ocupacional:

(__)Avaliar, prescrever, confeccionar, treinar e adaptar usuários para utilização de OPM e recursos de Tecnologia Assistiva.
(__)Desenhar atividades em ambiente controlado (setting terapêutico) para facilitar, capacitar, desenvolver e reequilibrar os componentes do desempenho ocupacional.
(__)Utilizar técnicas corporais e artístico-culturais; planejar, reorganizar e treinar as Atividades da Vida Diária (AVD) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD).

Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas, nas assertivas anteriores e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Q3109032 Português
5.png (437×432)
(Disponível em: @desenhosdonando. Acesso em 03 dez. 2024.)
A charge é um exemplo claro de que um texto não precisa, necessariamente, ser verbal para que tenha sentido e comunique com o interlocutor. A partir da leitura da charge de Nando Mota, assinale a alternativa que apresenta o tema central da reflexão do autor: 
Alternativas
Q3109029 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Quais os impactos para o Brasil de formar menos pesquisadores

Dados da Capes mostram queda na quantidade de vagas ocupadas em cursos de mestrado e doutorado. Impactos de diminuição do interesse na pós-graduação podem vir a curto, médio e longo prazo

Mariana Vick -18 de agosto de 2024

Dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) mostram que houve redução no número de vagas ocupadas na pós-graduação no Brasil. Vinte e um por cento dos postos no mestrado e 25% dos postos no doutorado estavam ociosos em 2020. Os anos seguintes registraram diminuição na quantidade de ingressantes.

Colhidos na Plataforma Sucupira, da Capes, e veiculados em 2024 na sua proposta preliminar de Plano Nacional de Pós-Graduação, os dados demonstram os impactos da pandemia de covid-19 sobre os programas de mestrado e doutorado no Brasil. Também atestam a queda de interesse de recém-graduados por esses cursos. O quadro gera impactos de curto, médio e longo prazo para a ciência e o desenvolvimento do país [...].

Os dados veiculados na versão preliminar do Plano Nacional de Pós-Graduação mostram que o Brasil contabilizou em 2022 um estoque de 0,7% das pessoas de 25 a 64 anos com mestrado e 0,3% com doutorado. Os percentuais são baixos em comparação com as médias dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Neles as proporções são as seguintes: 

14,1% das pessoas de 25 a 64 anos nos países da OCDE têm mestrado, percentual muito maior que o do Brasil 

1,3% das pessoas de 25 a 64 anos nos países da OCDE têm doutorado, taxa cerca de quatro vezes maior que a do Brasil

A quantidade de ingressantes nesses cursos caiu nos últimos anos, depois de anos de avanços constantes, segundo os números da Capes. Houve queda de 10% no número de novos alunos no mestrado e no doutorado em 2020 em relação ao ano anterior. O crescimento foi retomado em 2021, mas voltou a diminuir em 2022, alcançando patamar próximo do de 2015. [...]

A quantidade de titulações (conclusões do curso) na pós-graduação também diminuiu nos últimos anos. A queda foi de 15% em 2020 em relação ao ano anterior. Houve, no entanto, uma retomada gradual nos números nos anos seguintes, com variações por níveis de formação (mestrado ou doutorado).

O que explica a queda nos números

A pandemia de covid-19 é um dos motivos citados pela Capes para a interrupção do crescimento de ingressantes e titulações nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. "A suspensão de atividades presenciais retardou o ingresso de novos estudantes, além de afetar o andamento de pesquisas em curso", escreveu a fundação na versão preliminar do Plano Nacional de Pós-Graduação. "É preciso considerar também o impacto econômico sobre os segmentos discentes mais vulneráveis."

Os pedidos de prorrogação de prazos de conclusão de curso foram facilitados durante a pandemia — o que pode explicar a queda nas titulações nos últimos anos. "Se for este o caso, estamos diante de uma situação de retenção de diplomação, com expectativa de retomada do crescimento nos próximos anos, mas cuja velocidade ainda demandará acompanhamento cuidadoso."

[...]

A pandemia, no entanto, não é a única razão apontada para os números. Fatores não relacionados à covid-19 também podem justificar o aparente desinteresse de recém-formados pelo ingresso em cursos de pós-graduação, segundo a Capes. Estão entre as hipóteses levantadas pela fundação: 

saturação de programas de pós-graduação 

distribuição desigual do acesso a esses cursos no país 

processos seletivos exigentes, orientados para perfis específicos 

inadequação do perfil dos candidatos ao programa 

baixa atratividade da oferta e da carreira científica 

aspectos sociodemográficos dos estudantes

O tempo de formação de um doutor é de mais de 20 anos, considerando o período desde o ensino fundamental, segundo Eduardo Colombari, professor titular de odontologia no campus de Araraquara da Unesp (Universidade Estadual Paulista). "É preciso muita resiliência e o que tem acontecido é um grande desestímulo financeiro e social que dificulta aos mais jovens a busca por essa formação" [...].

"Fato é que o investimento na educação, em especial na formação dos doutores, vem se deteriorando há décadas. O valor das bolsas de pós-graduação não é suficiente para que o doutorando se dedique em tempo integral à sua formação intelectual. Para agravar esse cenário, a pandemia de covid-19 acelerou o processo de desmotivação para cursar ensino superior que vinha se delineando".

De quando vêm esses problemas

Esses problemas vêm desde antes da pandemia, segundo Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. "O fato de ter havido uma redução de investimentos na área de ciência e tecnologia trouxe resultados bastante negativos para o país", disse ao Nexo. "É uma crise que possivelmente vem de anos."

As bolsas federais de pesquisa para estudantes de programas de mestrado e doutorado passaram uma década sem reajustes no Brasil. De 2013 a 2022, os valores pagos aos pesquisadores tiveram, na prática, uma redução de 66,6% por conta da inflação no período. Os pagamentos foram reajustados apenas em 2023, em um percentual de 40%. [...]

Outros fatores

Incerteza de emprego Incertezas sobre emprego após o doutorado podem estar entre os motivos que afastam recém-formados da pós-graduação. "O início de carreira em uma universidade federal ou estadual está em valores muito defasados em relação às expectativas de um profissional após mais de 20 anos de formação", escreveu Colombari no The Conversation. Além disso, as indústrias no Brasil não absorvem doutores.

Perfil dos estudantes

A desaceleração do crescimento de matrículas na graduação nas universidades públicas também pode explicar a queda de ingressos no mestrado e doutorado. Estudantes dessas instituições tendem a buscar mais a pós-graduação após a formatura. Grande parte dos novos formados, segundo análise publicada na Revista Pesquisa Fapesp, é de universidades privadas, sem interesse em se tornar mestres e doutores.

Universidades privadas

Colombari também escreveu [...] que o percentual de doutores no quadro de professores nas universidades privadas é muito baixo em comparação com o das públicas. "O Ministério da Educação precisa exigir delas o nível de educação que é pedido aos professores nas universidades públicas", disse. Essa mudança poderia absorver doutores formados e tornar a carreira mais atrativa.

Quais são os impactos do cenário

A queda do interesse em programas de mestrado e doutorado traz impactos de curto, médio e longo prazo para o Brasil. A quantidade e a qualidade da produção científica dependem da formação de pesquisadores, e sem eles pode haver menor avanço do conhecimento científico. Outros impactos incluem: 

redução da geração de tecnologias e inovações 

menos possibilidades de desenvolvimento econômico 

menos oportunidades de inclusão social por meio da pesquisa 

menos recursos humanos (professores) para formar novos profissionais na educação superior 

menos capacidade do país de enfrentar problemas sociais 

redução da atratividade do país para o exterior

Ribeiro afirmou que os impactos variam dependendo da área de pesquisa. "Curiosamente, contra o que muitos pensariam, se compararmos os dados de publicações de artigos científicos entre 2019 e 2022, notamos que houve uma queda na produção de todas as áreas, exceto humanidades e ciências humanas e sociais. É algo que precisaria ser mais bem explicado", disse.

Ainda não é possível avaliar quais serão os efeitos do reajuste nas bolsas de mestrado e doutorado em 2023. Mesmo assim, segundo Ribeiro, as perdas são grandes. "Perdemos vários anos. Perdemos na formação de profissionais da graduação, de mestres e doutores e também no ensino médio. Tudo isso precisa ser restabelecido e recriado, o que não é fácil", afirmou.

"Investimento é a palavra que vem à boca de todos nós, mas [mudar o cenário] também depende de mudar a concepção do que foi feito e está no horizonte", disse. "Temos o grande problema de não termos feito o trânsito das áreas tradicionais de ensino para outras — talvez mais pujantes, criativas e interdisciplinares — no mestrado e doutorado, e também na graduação."

(Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/08/18/numero-baixo-de-pesquisadores-no-brasil-impacto-na-ciencia. Acesso em 03 dez. 2024. Adaptado.)
Analise os excertos destacados e a explicação para o uso ou não de crase. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Em "O valor das bolsas de pós-graduação não é suficiente para que o doutorando se dedique em tempo integral à sua formação intelectual", a crase é facultativa porque antecede pronome possessivo.
(__)Em "O início de carreira em uma universidade federal ou estadual está em valores muito defasados em relação às expectativas de um profissional após mais de 20 anos de formação", a crase acontece porque compõe a expressão "em relação a", cuja regência nominal, neste contexto, pede a preposição "a", e o complemento, para ficar melhor definido está acompanhado do artigo definido, o que exige a contração.
(__)Em "Estudantes dessas instituições tendem a buscar mais a pós-graduação após a formatura", não houve o uso de crase porque, apesar de o verbo "tender" ser transitivo indireto e pedir o uso de preposição acompanhando seu complemento, não temos um substantivo ou uma palavra substantivada acompanhada de artigo definido. O complemento do verbo "tender" é o verbo "buscar" e não se usa artigo antes de verbo, a menos que se queira substantivá-lo, o que não é o caso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Q3109005 Gestão de Pessoas
Imagine que, durante o expediente, você se depara com um colega de trabalho visivelmente nervoso e frustrado por não conseguir resolver uma pendência laboral. Ele começa a reclamar em voz alta, demonstrando impaciência e falta de respeito com você e com os demais presentes. Como funcionário, você possui autonomia limitada e deve buscar soluções dentro das diretrizes da universidade. Isso posto, considerando os princípios das relações humanas no trabalho e a importância de lidar com situações conflituosas de forma construtiva, qual seria a atitude mais adequada a ser tomada nesse caso? 
Alternativas
Q3109004 Ética na Administração Pública
Durante uma aula sobre ética e cidadania na ETEVI, a professora abordou o impacto das redes sociais nas relações interpessoais, destacando como o comportamento online influencia a convivência social e o bem-estar coletivo. Dito isso, o comportamento ético nas redes sociais é fundamental para o desenvolvimento social porque: 
Alternativas
Q3109003 Veterinária
A classe Amphibia reúne três ordens: Anura, Gymnophiona e Caudata. Dentre elas, os mais estudados no Brasil são os Anuros, sendo o grupo mais diversificado de anfíbios. São exemplos de Anuros: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C
5: C
6: A
7: E
8: B
9: A
10: C
11: A
12: E
13: D
14: B
15: A
16: C
17: B
18: D
19: E
20: E