Questões de Concurso Sobre documentos digitais / eletrônicos em arquivologia

Foram encontradas 449 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CRMV-PB Prova: IBADE - 2024 - CRMV-PB - Fiscal |
Q3028282 Arquivologia
Uma repartição pública descobriu que parte de seus arquivos históricos foi armazenada em fitas de dados utilizadas na década de 1990. Agora, a instituição enfrenta dificuldades para acessar essas informações devido à deterioração física dos suportes e à obsolescência dos equipamentos necessários para leitura. Esses problemas estão relacionados a qual tipo de suporte físico?
Alternativas
Q3027798 Arquivologia

Considerando as noções de arquivologia, julgue o item a seguir.


A criação de documentos em meio digital deve privilegiar o uso de formatos de arquivos padronizados, com o objetivo de garantir acesso durante um longo prazo.

Alternativas
Q2896073 Arquivologia

Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.

( ) A digitalização é largamente aplicada nos arquivos e faz uso dos documentos escaneados para efeito de prova administrativa.

( ) Documentos digitalizados são aqueles produzidos, tramitados e armazenados em meio eletrônico.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2792831 Arquivologia

A operação de arquivamento dos documentos digitais se diferencia do arquivamento dos documentos convencionais porque nesses últimos o arquivamento é ao mesmo tempo uma operação lógica e física. No documento digital, suporte e conteúdo são entidades separadas. Como ele é constituído por um objeto físico (suporte), lógico (software e formato) e conceituai {apresentação), a operação de arquivar significa armazenar o objeto digital, mantendo a sua identificação única e os ponteiros para outros objetos digitais.

O órgão ou entidade deve controlar quem está autorizado a ter acesso aos documentos arquivados e em que circunstâncias o acesso é permitido, dado que os documentos podem conter informação pessoal, comercial ou operacionalmente sensível. O sistema deve ser capaz de recuperar qualquer documento, em qualquer tempo e de apresentá-lo com a mesma forma que tinha no momento da sua criação. A essa qualidade damos o nome de:

Alternativas
Q2791558 Arquivologia

Lopes (2009) afirma que a gestão integrada à microfilmagem e à digitalização necessita de planejamento arquivístico global da instituição.


Basenado-se no exerto acima, analise as afirmativas abaixo:


I- O microfilme, apesar de tratamentos sofisticados e adequados, tem durabilidade limitada.

II- A digitalização e a microfilmagem justificam a destruição de originais, visto que possibilitam o acesso às cópias idênticas dos originais.

III- A microfilmagem, se bem conduzida, pode ser de grande utilidade na preservação física do documento, possibilitando a cópia dos acervos de valor permanente.

IV- Há estudos que demonstram que, quando se trata de documentos de longo valor jurídico, que precisam ser guardados por mais de duas décadas, a solução da microfilmagem de substituição é economicamente justificável.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: B
5: D