Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre diagrama de estados em engenharia de software
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A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem visual utilizada para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software, como estruturas, comportamentos e processos. Ela oferece um conjunto de notações gráficas padronizadas que permitem aos desenvolvedores e aos analistas de sistemas comunicar ideias complexas de forma clara e eficaz.
Disponível em: https://www.uml.org/. Acesso em: 20 fev. 2024.
Na UML, o diagrama é mais apropriado para representar a interação entre objetos em um sistema durante um determinado período de tempo é o diagrama de:
1. Diagrama de Estados
2. Diagrama de Atividades
3. Diagrama de Comunicação
4. Diagrama de Sequência
( ) Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
( ) Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
( ) É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens.
( ) É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(fonte das figuras: R.S. PRESSMAN, B.R. MAXIM, B.R., Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, 8ª edição, Ed. McGraw-Hill)
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em