Questões de Concurso

Foram encontradas 6.944 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2687024 Enfermagem

A atenção à saúde da mulher no âmbito do Sistema único de Saúde é garantida por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). As linhas de cuidado prioritárias são:


I. Atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada baseada em evidências científicas.

II. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres, após a adolescência até o climatério.

III. Atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2675356 Enfermagem

A organização dos processos de atenção durante o pré-natal, que inclui a estratificação de risco obstétrico, é um dos fatores determinantes para a redução da mortalidade materna. Algumas condições clínicas prévias indicam maior risco na gestação atual, são elas, EXCETO:

Alternativas
Q2674153 Enfermagem

Analise as afirmativas a seguir:


I. No corpo dos seres humanos, a eliminação do medicamento ocorre por modificação metabólica e por excreção.

II. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher assegura a realização do exame de mamografia apenas para as mulheres com idade acima de setenta e dois anos ou que tenham diagnóstico comprovado de câncer.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2650425 Enfermagem

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão. Sobre esse tema, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

.

I- Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro.

II - A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada, assim, o leite do final da mamada é mais rico em energia, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.

III- Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração, e para a mãe fornece vantagens como proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

IV- A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

V- Considera-se aleitamento materno misto quando o a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido.

VI- Em casos de fissura da aréola e/ou ingurgitamento mamário patológico, a amamentação deve ser interrompida até que a complicação seja resolvida.

.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2647643 Enfermagem

O trabalho de parto e o parto representam o final da gestação, o início da vida extrauterina do recém-nascido e uma mudança na vida das famílias. Um dos fatores que afetam o trabalho de parto e parto é “passageiro” (feto e placenta). O modo como o passageiro, ou feto, move-se através do canal do parto é determinado por vários fatores interagindo que são o tamanho da cabeça fetal, apresentação fetal, situação, atitude fetal e posição fetal. A respeito desses últimos fatores citados, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: E
5: D