Questões de Concurso

Foram encontradas 5.925 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2501160 Enfermagem
J.A.A.A., 32 anos, G2P1A0, IG: 30 semanas, compareceu à consulta de pré-natal, trazendo os exames realizados, quais sejam: ABO-Rh: O negativo, Sorologia para toxoplasmose (IgG reagente e IgM não reagente), anti-HIV 1 e 2 não reagentes, glicemia de jejum 90 mg/dl, VDRL 1:8 sem registro anterior de tratamento, Hb 9 g/dL, HBsAg não reagente e urina tipo 1 sem alterações. Gestante apresenta edema quando acorda pela manhã. No exame físico o enfermeiro observou ganho de peso semanal de 300g, PA 100x60mmHg, FC: 60bpm, FR: 16mrpm, edema em membros. Segundo as recomendações atuais do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2485343 Enfermagem
Sobre a sífilis, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Sua principal forma de transmissão é pelo contato sexual.  II. Seu agente etiológico é uma bactéria chamada Trichomonas Vaginalis. III. A penicilina G benzeatina é o tratamento de eleição. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Enfermeiro |
Q2476343 Enfermagem
Um paciente apresenta sinais de infecção no pé diabético com as seguintes características: sem manifestações sistêmicas, presença de eritema que se estende > 2cm da margem da ulcera e envolvimento de tendão e músculo.

Nesse caso, a infecção é classificada como
Alternativas
Q2473005 Enfermagem
O câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo e a mamografia é o método mais eficaz para detectar precocemente este câncer. É uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas. No Brasil o Ministério da Saúde preconiza a mamografia de rastreamento a partir de que idade?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Enfermeiro |
Q2463944 Enfermagem
Leia o caso clínico a seguir. 

Paciente LFTMB, 64 anos, sexo feminino. Convive com os diagnósticos de Diabetes Mellitus tipo 2 (dependente de insulina há 14 anos), Leucemia Linfocítica Crônica e Esclerose Lateral Amiotrófica. Obteve admissão na Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI) de um hospital particular [...] com fraqueza muscular intensa, perda de movimentos, dispneia, confusão mental e fala dificultada. Esposo não soube informar o período de incidência dessas [...]. Apresentou perda de peso de 7,29%, sendo esta descrição como grave. De acordo com a adequação de seu peso atual, estava em estado de desnutrição leve [...]. Paciente apresentou úlcera de pressão, sendo necessário grande aporte calórico/proteico, além das patologias que também demandaram maior suporte [...]. A prescrição dietética realizada para o paciente foi o uso de fórmula enteral. 
Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220308045.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2024.


No contexto da nutrição enteral, o enfermeiro é responsável por estabelecer o acesso enteral por via oro/nasogástrica ou nasoenteral. Considerando a realização do procedimento de sondagem nasogástrica para nutrição, após a realização do procedimento, o enfermeiro deve relatar, no prontuário do paciente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: D