Questões de Concurso

Foram encontradas 868 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2697322 Medicina

O etomidato é um derivado imidazólico carboxilado que possui em sua estrutura química um carbono quiral, sendo que o isômero dextrógiro (R+) tem potência hipnótica cerca de 10 a 20 vezes maior que a do isômero levógiro (S-). Em relação ao etomidato, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A ação do etomidato de sedação e hipnose é obtida através da mimetização da ação do neurotransmissor gama-aminobutírico ácido (gaba) no receptor GABAA. A ativação desses receptores gera uma corrente póssináptica inibitória que impede que o potencial de ação seja gerado no neurônio pós-sináptico.

( ) O etomidato é um potente inibidor da síntese de esteróides por bloquear de forma irreversível e dose independente, a atividade da enzima 17-alfa-hidroxilase na medula adrenal.

( ) O etomidato estimula a liberação de histamina em pacientes portadores de via aérea reativa, principalmente nos asmáticos.

( ) Pode promover mioclonias devido à desinibição da atividade subcortical, uma vez que doses altas de etomidato deprimem a atividade cortical antes de deprimir a atividade subcortical.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2544841 Medicina
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.

A respeito da função das glândulas endócrinas, é CORRETO afirmar que:


I. Os hormônios influenciam a maneira pela qual o organismo utiliza e armazena a energia e como ele controla o volume de líquidos e os níveis de sais e glicose no sangue. Volumes muito pequenos de hormônios podem desencadear respostas bastante significativas pelo organismo.


II. Os receptores hormonais se localizam apenas no núcleo da célula.


III. Apesar de os hormônios circularem em todo o corpo, cada tipo de hormônio afeta apenas determinados órgãos e tecidos. Alguns hormônios afetam apenas um ou dois órgãos, ao passo que outros afetam todo o corpo.


IV. O hormônio estimulante da tireoide, produzido na hipófise, afeta apenas a glândula tireoide. Por outro lado, o hormônio da tireoide, produzido na glândula tireoide, afeta células em todo o corpo e está envolvido em funções importantes, tais como regulação do crescimento das células, controle da frequência cardíaca, e afeta a velocidade na qual as calorias são queimadas. A insulina, secretada pelas células das ilhotas do pâncreas, afeta o processamento (metabolismo) da glicose, de proteínas e da gordura em todo o corpo.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2497521 Medicina
Paciente do sexo feminino, 35 anos, procura a emergência com quadro de febre, agitação psicomotora, taquicardia. Ao exame apresenta bócio tireoidiano, exoftalmia. FC= 140 bpm, PA= 140x90 mmHg e Tax= 39,6 graus. Tem relato de emagrecimento e história prévia de tratamento de problema na tireoide.

A causa mais provável desse problema é:
Alternativas
Q2439050 Medicina

No que se refere a doenças endócrinas, julgue o item a seguir. 


A principal e mais temida toxicidade pelo uso da Metformina no controle do diabetes melito, apesar de rara, é a alcalose láctica. 

Alternativas
Q2433893 Medicina

De acordo com a sociedade brasileira de diabetes, são consideradas indicações de rastreio para a doença, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: E
5: A