Questões de Concurso

Foram encontradas 1.447 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2755938 Medicina

São fatores de risco para doença coronariana:

Alternativas
Q2697322 Medicina

O etomidato é um derivado imidazólico carboxilado que possui em sua estrutura química um carbono quiral, sendo que o isômero dextrógiro (R+) tem potência hipnótica cerca de 10 a 20 vezes maior que a do isômero levógiro (S-). Em relação ao etomidato, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A ação do etomidato de sedação e hipnose é obtida através da mimetização da ação do neurotransmissor gama-aminobutírico ácido (gaba) no receptor GABAA. A ativação desses receptores gera uma corrente póssináptica inibitória que impede que o potencial de ação seja gerado no neurônio pós-sináptico.

( ) O etomidato é um potente inibidor da síntese de esteróides por bloquear de forma irreversível e dose independente, a atividade da enzima 17-alfa-hidroxilase na medula adrenal.

( ) O etomidato estimula a liberação de histamina em pacientes portadores de via aérea reativa, principalmente nos asmáticos.

( ) Pode promover mioclonias devido à desinibição da atividade subcortical, uma vez que doses altas de etomidato deprimem a atividade cortical antes de deprimir a atividade subcortical.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2548835 Medicina
Homem, 54 anos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica mal controlada, queixa-se, em consulta, de dor de cabeça. Refere que sua mãe faleceu devido a um AVE, e seu pai devido a um infarto agudo do miocárdio. Quando perguntado por que ele não cuida melhor da pressão arterial, responde que está muito ocupado com o trabalho e com a igreja, e que, muitas vezes, ao final do dia, esquece de tomar os comprimidos por estar cansado. Ainda, afirma que “sente tudo bem” na maior parte do tempo. Qual mecanismo de defesa do ego esse paciente utilizou ao responder às perguntas realizadas pelo profissional de saúde?
Alternativas
Q2548819 Medicina
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAF) está associada à trombose e ao aborto espontâneo recorrente, com autoanticorpos direcionados contra fosfolipídios. Acerca dessa patologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um único exame com um nível elevado de Anticoagulante Lúpico (AL) é suficiente para se considerar um critério laboratorial positivo para SAF.
( ) Pode ocorrer trombose tanto arterial quanto venosa.
( ) A rivaroxabana, um anticoagulante oral direto, não é tão satisfatória quanto a varfarina para tromboprofilaxia a longo prazo em pacientes com SAF.
( ) O diagnóstico é eminentemente clínico, não sendo necessária a realização de exames laboratoriais para confirmar a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2497544 Medicina
Paciente do sexo masculino, 38 anos, usuário de drogas injetáveis, apresentando febre, tosse, dor torácica. Ao exame cardiovascular, ausculta de sopro em foco tricúspide. Radiografia de tórax evidenciou infiltrados pulmonares nodulares.

O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: A
5: C