Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre código de ética profissional do psicólogo (resolução cfp nº 10/05) em psicologia

Foram encontradas 1.433 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3247985 Psicologia
Considere as afirmações sobre as técnicas de avaliação psicológica e sua relação ética:

I – As técnicas projetivas e psicométricas requerem fundamentação científica e atualização contínua, para garantir validade e confiabilidade.
II – A divulgação irrestrita dos manuais de testes em redes sociais é recomendável, reforçando a democratização total das ferramentas.
III – A ética da avaliação exige que os resultados sejam interpretados contextualizando o histórico do avaliado, evitando rótulos.
IV – A escolha do teste deve ser pautada pela afinidade pessoal do psicólogo, independentemente de regulamentações profissionais.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3247978 Psicologia
No âmbito da psicologia clínica, o psicodiagnóstico auxilia a compreender modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo. Qual princípio ético deve nortear a condução desse processo?
Alternativas
Q3244646 Psicologia
Considera-se dever fundamental dos psicólogos, segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo: 
Alternativas
Q3244550 Psicologia
As vedações profissionais estabelecem limites éticos e legais no exercício da profissão, visando proteger os direitos dos indivíduos atendidos. Elas impedem práticas que possam comprometer a dignidade, o sigilo, a imparcialidade e a integridade do profissional. Essas restrições garantem a responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados. Sobre o contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Ao psicólogo é vedado fornecer, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, em qualquer circunstância.
III. Ao psicólogo é vedado prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
Alternativas
Q3226769 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

I. As atividades de emergências sejam interrompidas.
II. Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários e aos beneficiários dos serviços atingidos.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3224350 Psicologia
Sobre as responsabilidades do psicólogo, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, NÃO é considerado dever fundamental:
Alternativas
Q3220161 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, no prontuário ao qual tem acesso a equipe multiprofissional, o registro de informações do paciente deve estar em concordância com o sigilo profissional.

Tendo isso em vista, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3220065 Psicologia
O Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) é aberto com uma lista de temas principiológicos e, na sequência, um conjunto de proibições. Logicamente, a preocupação é abordar com prioridade tudo o que deve e o que não pode ser praticado por profissionais de Psicologia no âmbito de sua atuação. Marque a alternativa CORRETA a seguir que está no elenco de vedações do CEPP. 
Alternativas
Q3208535 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, as transgressões aos preceitos desse Código podem resultar em infrações disciplinares, sujeitando o profissional às penalidades previstas, conforme os dispositivos legais ou regimentais, quais sejam, EXCETO:
Alternativas
Q3205180 Psicologia
Por meio da Nota Técnica nº. 01/2022, o Conselho Federal de Psicologia visou instruir a categoria quanto aos critérios a serem observados para as divulgações profissionais nas redes sociais, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Assim, segundo a citada Nota Técnica, a psicóloga e o psicólogo podem
Alternativas
Q3198147 Psicologia
O Art. 13 do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que, no atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, as informações comunicadas aos responsáveis devem visar à promoção de medidas em seu benefício e serem estritamente:
Alternativas
Q3195974 Psicologia
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, as transgressões dos preceitos presentes no Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005) constituem infração disciplinar com a aplicação de algumas penalidades. Assinale a alternativa que apresenta as penalidades previstas no Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Alternativas
Q3195562 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo no Brasil, é vedado ao profissional:
Alternativas
Q3194304 Psicologia
Determinado psicólogo, atuante em um departamento público, recebe um paciente em situação emergencial, estando ele em crise com pensamentos e ideações suicidas, acarretando risco à sua vida. Ao realizar acolhida com o paciente, relata que faz acompanhamento psicológico há um determinado tempo. Considerando a situação hipotética e, em respaldo ao art. 7º do Código de Ética do Psicólogo, ressalta-se que o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, em algumas situações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional da psicologia, desde que seja a pedido do profissional responsável pelo serviço.
II. O psicólogo não deverá intervir no atendimento realizado por outro profissional mesmo quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
III. Ao ser informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço, o psicólogo poderá intervir no atendimento realizado por outro profissional.
IV. No caso hipotético em questão, pode-se afirmar que o profissional agiu corretamente, pois o psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional em caso de emergência, ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3194301 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) resolveu fazer uma alteração no Código de Ética Profissional do Psicólogo. Colocada a matéria em discussão em uma das reuniões do Conselho, a votação favorável à alteração foi de cinco votos favoráveis, três votos contrários e um dos membros não votando por não ter comparecido à reunião. Segundo as normas legais aplicáveis, tal alteração:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Psicólogo |
Q3190662 Psicologia
As políticas públicas no campo da educação correspondem a um conjunto de ações que o governo adota para garantir os direitos previstos na Constituição Federal. Neste contexto, balizada pelo Código de Ética Profissional, a atuação do Psicólogo e da Psicóloga assume caráter político, no sentido de:
Alternativas
Q3185719 Psicologia
O psicólogo perito é um profissional designado para assessorar a Justiça no limite de suas atribuições e, portanto, deve exercer tal função com isenção em relação às partes envolvidas e comprometimento ético para emitir posicionamento de sua competência teórico-técnica, a qual subsidiará a decisão judicial (CFP nº 008/2010). Mariana tem 8 anos, no momento reside com sua genitora, após a separação dos pais que aconteceu quando a menina tinha 5 anos. Atualmente, Mariana está em acompanhamento psicológico, principalmente para conseguir assimilar questões relacionadas à ausência de acordo dos pais em relação a sua guarda. O genitor de Mariana entrou com pedido de guarda compartilhada, por insatisfação em relação ao modo como a genitora vem educando Mariana. A psicóloga que atende Mariana na clínica é também a psicóloga perita designada para elaborar o relatório judicial da criança. Considerando a resolução mencionada, no que desrespeita ao Capítulo IV (Art. 10) e o caso hipotético, ao psicólogo que atua como psicoterapeuta das partes é VEDADO em um litígio:
Alternativas
Q3183259 Psicologia
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), são princípios fundamentais que norteiam a atuação do(a) psicólogo(a): 

I. Basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano, conforme os valores presentes na convenção de Viena.
II. Atuar visando promover a saúde e qualidade de vida, além de contribuir para a eliminação da negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. Isentar-se da análise crítica da realidade política, econômica, social e cultural, uma vez que sua atuação deve ser focada exclusivamente no indivíduo.
IV. Garantir que o exercício profissional seja realizado com dignidade, evitando situações que possam aviltar a profissão.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3163456 Psicologia
Os Códigos de Ética profissional orientam a prática dos psicólogos, assegurando a qualidade, a responsabilidade e a justiça nas suas ações. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O Código de Ética Profissional do Psicólogo promove a justiça e a equidade, garantindo que as ações dos psicólogos sejam justas e imparciais.
(__)A ética profissional é aplicada apenas nas interações com clientes, desconsiderando relações com colegas e a sociedade.
(__)A adesão ao Código de Ética assegura que os serviços prestados pelo psicólogo estejam alinhados aos padrões estabelecidos pela profissão.
(__)A prática ética protege os direitos de todas as partes envolvidas, respeitando a dignidade de clientes, colegas e da comunidade.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3156295 Psicologia
A prática do psicólogo em contextos organizacionais exige equilíbrio entre os interesses da organização e os direitos dos colaboradores, especialmente no manejo de dilemas éticos relacionados à privacidade e confidencialidade. Considere o seguinte caso:

Caso:
Um psicólogo organizacional é solicitado pela diretoria de uma empresa para realizar avaliações psicológicas em um grupo de funcionários, com o objetivo de identificar possíveis causas de baixa produtividade. Durante o processo, um colaborador relata episódios de assédio moral sofridos por parte de um superior, pedindo ao psicólogo que mantenha a confidencialidade das informações. A empresa exige acesso total aos relatórios para implementar melhorias na gestão.

Com base no Código de Ética Profissional e na legislação vigente, qual seria a conduta ética mais adequada do psicólogo?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: C
6: B
7: A
8: E
9: D
10: A
11: A
12: D
13: C
14: D
15: A
16: E
17: D
18: C
19: C
20: B