Questões de Concurso
Foram encontradas 4.297 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Quais partes estão corretas?
Durante a aplicação de um novo modelo de avaliação em uma escola de Queimadas, PB, os professores perceberam que alguns alunos demonstravam dificuldades em internalizar o conhecimento adquirido, apesar de terem participado ativamente das aulas. Os professores então passaram a discutir sobre os tipos de aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Com base nesse contexto, analise as assertivas seguintes:
1. A aprendizagem significativa, conforme Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento é relacionado de forma não arbitrária ao conhecimento prévio do aluno.
2. A aprendizagem por descoberta, proposta por Bruner, enfatiza que o aluno deve ser ativo no processo de construção do conhecimento, explorando e manipulando o objeto de estudo.
3. A aprendizagem mecânica é caracterizada pela memorização de informações sem a compreensão profunda, sendo eficaz em situações que exigem a rápida assimilação de conteúdos.
4. A teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) destaca a importância do mediador no processo de aprendizagem, facilitando a internalização de novos conhecimentos.
5. A aprendizagem informal é menos importante do que a aprendizagem formal, pois ocorre fora do ambiente escolar e sem a orientação de um educador preparado.
Alternativas:
Quanto à classificação dos jogos de Piaget, analise os itens a seguir:
I. Nesse jogo, a criança finge ser outrem, atribui novas funções a objetos ou se imagina em alguma situação. Ela reproduzirá a realidade, será uma cópia da mesma e em seu imaginário pretende viver e simular a realidade a modificando de acordo com seus interesses.
II. É neste tipo de jogo que a criança começa a se adaptar com a vida em sociedade sendo que as leis fazem com que o grupo se torne coeso e busquem um objetivo em comum: jogar. Vale lembrar que as crianças neste momento não questionam as normas, apenas as cumprem.
III. São jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes”. Nesses jogos não há necessidade de pensamento nem estrutura representativa especialmente lúdica.
A sequência CORRETA é: