Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre psiquiatria infantil em psiquiatria

Foram encontradas 103 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2541375 Psiquiatria
Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
Alternativas
Q2471922 Psiquiatria

Leia o caso clínico a seguir.


Paciente K. 11 anos, sexo masculino, em tratamento prévio para TDAH desde os 8 anos, com uso de metilfenidato, na dose de 20mg/dia, com estabilização do quadro clínico tanto com melhora da capacidade atentiva, quanto redução do comportamento hipercinético. Há cerca de 3 semanas, os pais notaram maior reatividade emocional da criança, com comportamentos explosivos quando contrariada. Na escola, começou a agredir verbalmente colegas, dizendo que eles não eram tão inteligentes quanto ele e não conseguiam acompanhar seu raciocínio. Chegou a entrar na sala de aula e dizer que o professor não sabia dar aula, e ele iria assumir a turma. Na última semana o quadro piorou, com hipersexualização, importunado as colegas com toques invasivos. Os períodos de explosões pioraram, culminando com episódios de agressividade física com os pais. Já estava há 2 dias sem dormir. Foi expulso da escola um dia antes, por se masturbar no recreio. Ao exame, diz que estava feliz, e não sabia por que estava consultando com um médico que “não sabe de nada”. A mãe faz tratamento para depressão há 6 anos, sem uma boa resposta terapêutica.


A conduta médica para o caso é 

Alternativas
Q2471921 Psiquiatria

No estudo do desenvolvimento cognitivo da criança, através da epistemologia, entende-se que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento, sobretudo o cognitivo. Para isso, a criança consegue evoluir cognitivamente através do processo de adaptação cognitiva, que se dá pelos mecanismos de assimilação e acomodação. Quando a criança, ao interagir com o mundo, entende também que é possível mover um carrinho a partir da interação com um barbante que esteja amarrado a ele, ou mover um objeto usando-o, nesse processo de desenvolvimento cognitivo, ele está utilizando a reação terciária (Jean Piaget). O equivalente explicado pela neurociência é que, o crescimento e a conectividade seletiva dos neurônios são o mecanismo básico de toda aprendizagem e adaptação. A aprendizagem pode ser refletida em mudanças neurais de várias maneiras: (1) o crescimento de novos neurônios, (2) a expansão dos neurônios existentes, (3) as mudanças na conectividade e entre os neurônios existentes. Todas essas mudanças são expressões de plasticidade, ou a capacidade do sistema nervoso de mudar. Há, atualmente, evidências suficientes para o fato de que os neurônios demonstram crescimento e mudanças na reação a novas experiências e aprendizado. Os neurônios existentes crescem através da expansão e ramificação dos dendritos que se projetam para outros neurônios. Os neurônios se interconectam para formar redes neurais, que, por sua vez, se integram entre si para realizar tarefas cada vez  mais complexas. O mecanismo neural associado e complementar aos mecanismos já expostos que estão associados aos processos de aprendizagem é

Alternativas
Q2417673 Psiquiatria
A eliminação repetida de urina durante o dia ou à noite na cama ou na roupa é característica essencial da: 
Alternativas
Q2417666 Psiquiatria

Em geral, as crianças com transtorno de oposição desafiante tendem frequentemente a:


I- impacientar-se fácil e repetidamente.

II- obedecer a regras.

III- desafiar os adultos.

IV- aborrecer-se e zangar-se facilmente.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2417665 Psiquiatria
Transtorno de conduta é um padrão persistente ou recorrente do comportamento que: 
Alternativas
Q2417664 Psiquiatria

São tipos de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade:


I- Desatenção predominante.

II- Hiperatividade/impulsividade predominante.

III- Comportamento frequente.


Estão corretas as afirmativas:


Alternativas
Q2417663 Psiquiatria
A desatenção manifesta-se comportamentalmente no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como: 
Alternativas
Q2417662 Psiquiatria
O transtorno do espectro autista engloba:
Alternativas
Q2417661 Psiquiatria
Quanto às características essenciais do transtorno do espectro autista, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) facilidade de comunicação por excelente domínio da linguagem.
( ) prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social.
( ) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
( ) extrema facilidade de socialização e comportamento não-repetitivo.

As afirmativas são, de cima para baixo, respectivamente:
Alternativas
Q2417660 Psiquiatria
Assinale a alternativa que indica corretamente um transtorno global do desenvolvimento. 
Alternativas
Q2417659 Psiquiatria
O transtorno global do desenvolvimento é caracterizado por um conjunto de condições que geram ____________ de comunicação e de comportamento, ______________ a interação dos pacientes com outras pessoas e o enfrentamento de situações cotidianas.
As lacunas acima são respectivamente preenchidas por: 
Alternativas
Q2380130 Psiquiatria
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A apresentação clínica de quadros psiquiátricos em crianças e adolescentes tende a ser totalmente igual daquela de adultos. 
II. Numa avaliação emergencial, deve-se atentar para os sintomas apresentados, o impacto dos sintomas para o paciente e a família, fatores de risco e recursos para intervenção.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2380129 Psiquiatria
Analise as afirmativas a seguir: 

I. As causas mais frequentes de atendimentos psiquiátricos emergenciais na infância/adolescência são: alterações de comportamento sem diagnóstico estabelecido, comportamento suicida e depressão.
II. O engajamento da família é totalmente sem importância desde a avaliação inicial, para obtenção de dados objetivos sobre a história e o ambiente do paciente, além da avaliação da situação familiar. 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2360494 Psiquiatria
Para realizarmos o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Infância, conforme do DSM-5-TR, é condição indispensável 
Alternativas
Q2268002 Psiquiatria
Acerca do Transtorno de Insônia, é correto afirmar que
Alternativas
Q2268001 Psiquiatria
Relacione os transtornos de ansiedade às afirmativas correspondentes.
1. Transtorno de Ansiedade Social 2. Transtorno de Pânico 3. Agorafobia 4. Transtorno de Ansiedade Generalizada

( ) A característica essencial do transtorno é um medo ou uma ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. Em crianças, o medo ou a ansiedade devem ocorrer em contextos com os pares, e não apenas durante interações com adultos.

( ) As características essenciais do transtorno são a ansiedade e a preocupação excessivas acerca de diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e da preocupação são desproporcionais à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado.

( ) A característica essencial do transtorno é o medo ou a ansiedade acentuados ou intensos desencadeados pela exposição real ou prevista a diversas situações.

( ) Indivíduos do sexo feminino são afetados mais frequentemente por esse transtorno do que os do masculino, em uma razão em torno de 2:1. A diferenciação de gênero ocorre na adolescência e já é observável antes dos 14 anos de idade.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2268000 Psiquiatria
Acerca da fobia específica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Aproximadamente 50% dos indivíduos com Fobia Específica temem mais de uma situação ou objeto.
( ) As taxas de prevalência da fobia específica são altas em indivíduos mais velhos.
( ) A idade média para o início do transtorno é de 6 anos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2267999 Psiquiatria
Com relação ao Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A característica central do Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor é a irritabilidade crônica grave.
( ) O início do transtorno deve ser antes dos 10 anos, e o diagnóstico não deve ser aplicado a crianças com uma idade desenvolvimental de menos de 6 anos.
( ) O humor irritável ou zangado não é característico da criança com Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2267998 Psiquiatria
Os transtornos da eliminação envolvem a eliminação inapropriada de urina ou fezes e são habitualmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência. Esse grupo de transtornos inclui enurese, a eliminação repetida de urina em locais inapropriados, e encoprese, a eliminação repetida de fezes em locais inapropriados.
Acerca da encoprese, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: D
6: E
7: B
8: D
9: C
10: C
11: A
12: B
13: C
14: B
15: B
16: E
17: C
18: D
19: E
20: A