Questões de Concurso

Foram encontradas 5.074 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2515965 Economia
Suponha um monopolista produtor de um bem que pode potencialmente ser vendido em dois mercados com demandas inversas dadas, respectivamente, por

        p1 = 28 − q1 e p2 = 16 − 0,5q2.

A produção total tem custo

       C(q) = 10 + 8q, onde q = q1 + q2.

Nesse caso, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2511364 Economia
Quando o governo insere um imposto em um mercado, esse mercado passa a apresentar discrepância entre o valor recebido pelo vendedor e o valor pago pelo consumidor em função da tributação. Tal discrepância é chamada de cunha fiscal e é expressa pela equação I = Pc – Pv.
Abaixo são apresentadas três figuras, (a), (b), e (c), em uma demonstração de como se dá esse processo, mantidas as elasticidades constantes das curvas de oferta e demanda. 


Imagem associada para resolução da questão



Nas figuras, Pc é o preço do consumidor e Pv, o preço do vendedor; Discrepância da equação: CF = Pc – Pv; PE = Ponto de Equilíbrio; PIE = Perda Irrecuperável de Eficiência (ou Peso Morto = área do triângulo em destaque).

Com base na análise dessas três figuras avalie as seguintes afirmativas:
I. Da figura (a) para figura (c), demonstra-se uma relação direta entre o Peso Morto e a alíquota do imposto.
II. Com base na análise das três figuras, independente das elasticidades da oferta e da demanda, a receita tributária apresenta um comportamento diferente do previsto na Curva de Laffer.
III. Um imposto causa Peso Morto porque o estabelecimento de um imposto distorce o resultado do mercado, provocando a redução do bem-estar econômico dos contribuintes resultante da soma de valores para as quantidades não-produzidas e não-vendidas.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2492060 Economia

        O dilema do prisioneiro pode ser estudado em exemplos de competição econômica em que duas firmas podem estabelecer, ou não, relações de cooperação para conquistar maiores lucros, ou mesmo expandir market-share. O exemplo a seguir apresenta duas firmas, A e B, que buscam maximizar o lucro individual. As firmas podem cooperar ou não, e os pay-offs mostram a lucratividade de cada uma das firmas, de acordo com as respectivas decisões.



Em referência à situação hipotética precedente, julgue o item a seguir com base na teoria dos jogos.

A estratégia dominante é cooperar e, nesse caso, as duas firmas lucrariam $ 50.
Alternativas
Q2492058 Economia

Em relação à produção, aos custos e à maximização de lucros, julgue o item subsequente. 


Se a função de produção é dada por Imagem associada para resolução da questão  e o isocusto é dado por x + y = 4, então, o multiplicador de Lagrange, que resolve o problema de maximização da produção, dado o custo, é igual a 2. 

Alternativas
Q2492053 Economia

        Segundo os autores Vieira Filho e Fishlow, a tecnologia foi o principal fator que deslocou a curva de oferta de alimentos no Brasil para a direita, ao longo do tempo, desde a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em 1973. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1970 a 2022, a população brasileira mais que dobrou nesse período, atingindo um contingente de 203 milhões de habitantes, o que aumentou a demanda por alimentos.


        No gráfico seguinte, D1 e S1 representam, respectivamente, as curvas de demanda e de oferta de alimentos em 1970, enquanto D2, S2 e S3, os possíveis deslocamentos dessas curvas até o ano de 2022.




Com base no gráfico e nas informações anteriores, bem como na teoria microeconômica, julgue o item a seguir. 


Em uma situação hipotética dada pela curva de demanda D2 e pela curva de oferta S3, para um preço de mercado igual a p1, haveria um excesso de oferta de q2 menos q1.

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: E
5: E