Questões de Concurso

Foram encontradas 975 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2763609 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Doença que ataca, especificadamente, o tomateiro, causada por uma bactéria – Clavibacter michiganensis subsp. Michiganensis – não afetando, portanto, outras culturas. Referimo-nos à doença conhecida por
Alternativas
Q2704105 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Medidas sanitárias: é um dos procedimentos mais elementares, pois várias espécies dispendem parte de seu ciclo em resíduos ou restos orgânicos e a remoção destes pode reduzir a reprodução e sobrevivência da praga. São exemplos de medidas sanitárias:


( ) Planta ou cultura-isca: normalmente envolvem o plantio antecipado da mesma cultura, o plantio de pequena área com variedades mais suceptíveis ou de hospedeiros alternativos mais atrativos a pragas;

( ) Uso de sementes ou propágulos livres de pragas: permite evitar infestações de insetos-praga que se disseminam através de sementes, como ocorre com a lagarta rosada em algodoeiro;

( ) Destruição ou modificação de hospedeiros ou habitats alternativos: vários insetos possuem requerimentos que não podem ser satisfeitos pela cultura sendo necessária a dispersão deles para outras plantas hospedeiras durante determinados períodos do ano.


Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Q2646027 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As pragas desfolhadoras do feijão podem ser encontradas na cultura logo após a sua fase inicial, quando a planta apresenta folhas primárias até o enchimento de grãos, ou seja, de V2 a R8. Desta forma, podem ocasionar perdas significativas na produtividade caso não controladas. Leia atentamente as afirmativas a seguir.


I) A vaquinha (Diabrotica speciosa, Cerotoma arcuata), causa desfolha somente na fase inicial da cultura, reduzindo a área fotossintética. Os danos mais significativos ocorrem no estádio V4, pois pode consumir o broto apical, causando a morte da plântula. Em outros estádios iniciais, o dano é menor, pois o feijoeiro pode tolerar até 30% de desfolha.

II) A lagarta enroladeira-das-folhas (Omiodes indicata), raspa o parênquima foliar, rendilhando os folíolos que se tornam secos. Possui o hábito de enrolar ou unir os folíolos.

III) A lagarta cabeça-de-fósforo (Urbanus proteus), dobra as margens da folha, mas os danos ao feijoeiro serão maiores se houver população elevada.

IV) A lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), consome as nervuras das folhas, e as desfolhas apresentam aspectos arredondados.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2517794 Engenharia Agronômica (Agronomia)

À luz da Lei nº 12.787/2013, que trata da Política Nacional de Irrigação, julgue o item subsequente.


Entre os cinco princípios da Política Nacional de Irrigação, está a redução dos riscos climáticos inerentes à atividade agropecuária, principalmente nas regiões sujeitas à baixa ou irregular distribuição de chuvas.

Alternativas
Q2517775 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Pode ser chamada planta daninha qualquer espécie vegetal que, de alguma forma, interfere negativamente em alguma atividade humana. A respeito dessas espécies, de seu manejo e de suas estratégias de controle na agricultura, julgue o próximo item.


A limpeza rigorosa de máquinas e de implementos após a utilização em áreas infestadas é uma medida de controle mecânico de plantas daninhas.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: E
5: E