Questões de Concurso

Foram encontradas 124 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2441506 Fonoaudiologia
Na avaliação audiológica completa, diversos testes são aplicados para compreender a extensão e a natureza da perda auditiva de um indivíduo. Qual das seguintes sequências de testes representa a abordagem mais abrangente e sistemática para diagnosticar uma perda auditiva sensorioneural em adultos? 
Alternativas
Q2438766 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso a respeito da disfagia.

( ) Essa condição é secundária ao impedimento do transporte de líquidos, sólidos ou ambos da faringe para o estômago
( ) É sinônimo da chamada sensação de globo.
( ) Disfagia orofaríngea é a dificuldade de esvaziar o material da orofaringe no esôfago; resulta de função anormal proximal ao esôfago.
( ) Disfagia esofagiana consiste na dificuldade da passagem do alimento pelo esôfago. Pode resultar de obstrução mecânica ou distúrbio motor.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Q2341983 Fonoaudiologia
Em indivíduos com queixa de tonturas, a realização do teste de Babinski-Weil objetiva evidenciar uma perturbação vestibular. Acerca do referido teste, avalie as proposições a seguir:

I. O paciente deve caminhar, de olhos fechados, para frente e para trás num percurso aproximadamente de cinco metros.

II. Em indivíduos saudáveis, a marcha deve sofrer desvio descrevendo um caminho levemente pendular.

III. No caso de lesão vestibular unilateral, o tônus muscular será assimétrico, provocando desvio da marcha.

IV. Ao caminhar para frente, o paciente com lesão vestibular unilateral desviará para o lado são, e, ao andar para trás, desviará para o lado do comprometimento vestibular.

Sãs verdadeiras as proposições:
Alternativas
Q2339276 Fonoaudiologia
São exercícios de terapia indireta na disfagia, EXCETO:
Alternativas
Q2187730 Fonoaudiologia
Emmily é uma menina de 5 anos que foi encaminhada pelo pediatra para avaliação audiológica devido a queixas de dificuldade de compreensão da fala e de atenção na escola. Durante a avaliação, foi constatada uma perda auditiva bilateral de grau moderado a severo. A mãe de Emmily relatou que a criança não apresentou problemas de audição ao nascer e que não há histórico de perda auditiva na família. Diante desse quadro, a fonoaudióloga encaminhou Emmily para o médico otorrinolaringologista, para avaliar a necessidade de uso de próteses auditivas. O médico solicitou exames complementares para investigar a causa da perda auditiva, que revelaram uma alteração genética na cóclea. Com o diagnóstico confirmado, o médico otorrinolaringologista encaminhou Emmily para o serviço de saúde auditiva do SUS, para que pudesse receber as próteses auditivas necessárias para melhorar sua qualidade de vida. Marque a alternativa que contempla o todas as etapas do fluxograma para protetização via SUS, bem como os respectivos profissionais responsáveis por cada etapa:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: E