Questões de Concurso

Foram encontradas 229 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2391645 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA – os resíduos do grupo A são constituídos por materiais perfurocortantes, como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar. 

Alternativas
Q2391603 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Atualmente, as maiores causas de erros laboratoriais são referentes à etapa pré-analítica, sendo a hemólise a mais prevalente. As amostras devem ficar em contato direto com gelo para evitar hemólise. A intensidade dessa cor é proporcional ao grau de hemólise ocorrido. Entretanto, existem níveis baixos de hemólise, invisíveis a olho nu, mas suficientes para causar interferências em exames laboratoriais.

Alternativas
Q2378789 Técnicas em Laboratório
A análise da urina é um dos métodos mais comuns de diagnóstico médico. Já no tempo de Galeno (século II d.C) se praticava a uroscopia, que consistia na prática de se examinar a urina de um paciente em busca de sinais diagnósticos. A urina é um material de coleta simples, não invasiva e indolor, e seu exame fornece importantes informações tanto do sistema urinário como do metabolismo e de outras partes do corpo.

Em relação ao exame de urina rotina (EAS), assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2357004 Técnicas em Laboratório
O exame de rotina da urina, também conhecido como análise sumária da urina ou EAS (elementos anormais e sedimentares), é um dos exames mais comumente solicitado pelos médicos e funciona como um exame de triagem que auxilia no diagnóstico de diversas doenças renais e extra-renais.

Sobre o exame de urina rotina, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2337327 Técnicas em Laboratório
A RDC nº 222/18, emitida pela ANVISA, regulamenta a classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Ela define grupos (A, B, C, D, e E) com base nas características dos resíduos, como riscos biológicos, químicos e radiológicos.
Essa classificação é fundamental para a gestão adequada dos RSS, garantindo a segurança dos profissionais de saúde e a preservação do meio ambiente.
Em relação à classificação dos RSS, o grupo A é composto por
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: B
5: B