Questões de Concurso
Para cpcon
Foram encontradas 12.844 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Fonte: BRASIL. Política Nacional de Humanização (PNH): HumanizaSUS - Documento-Base. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Conforme o Art. 6º da Lei nº 8.080/1990, “estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a execução das seguintes ações” (Brasil, 1990, art. 6):
I- de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica.
II- a execução de todas as obras de saneamento básico no território nacional, por intermédio da FUNASA e da Secretaria Nacional de Saneamento, vinculadas ao Ministério da Saúde.
III- a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
IV- a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.
V- a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Política, porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.
II- Ética, no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida.
III- Estética, no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia a dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver, e assim, para a construção de nossa própria humanidade.
IV- Social, porque estimula os sujeitos a se veem como agentes da História, inclusive para mobilizar, reivindicar e exigir dos agentes públicos o cumprimento das metas estabelecidas nas Conferências Nacionais de Saúde.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Fonte: ALMEIDA FILHO, N. de; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ______. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara.
Sobre tais modelos, é CORRETO afirmar que:
I- conhecimento do campo científico e profissional da Psicologia como base para a prática psicoterapêutica.
II- promoção da saúde e da qualidade de vida, de modo a contribuir com a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III- compromisso ético de não estabelecer, com a pessoa atendida, família, casais e demais grupos e conhecidos, vínculo que possa interferir negativamente e causar prejuízo aos objetivos do serviço prestado.
IV- validação profissional e técnica de modo a ampliar e atualizar seus conhecimentos teóricos, visando ao autodesenvolvimento e aperfeiçoamento.
V- consideração da multidimensionalidade disciplinar, integral e seccional nas relações humanas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- É permitido ao profissional acumular as funções de perito/auditor e procedimentos terapêuticos odontológicos na mesma entidade prestadora de serviços odontológicos.
II- É considerada infração ética apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que o cirurgião-dentista possua vínculo empregatício.
III- Constitui um direito fundamental dos profissionais inscritos decidir, em qualquer circunstância, levando em consideração sua experiência e capacidade profissional, o tempo a ser dedicado ao paciente ou periciado.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Clinicamente, o dente encontra-se imóvel e usualmente deslocado para a direção palatina/lingual ou vestibular. O teste de percussão normalmente produz um som metálico característico. Ao teste de sensibilidade pulpar, o resultado é negativo.
II- Em dentes permanentes com rizogênese incompleta, recomenda-se aguardar a reerupção espontânea por 4 semanas do dente envolvido, independentemente do grau de intrusão. Caso esta não ocorra, procede-se ao tracionamento ortodôntico.
III- Em dentes permanentes com rizogênese completa, após uma luxação intrusiva, a polpa quase sempre se torna necrótica. Portanto, o tratamento endodôntico deve ser iniciado em 14 dias após o acidente, ou conforme a posição do dente permitir.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O reposicionamento dentário (reimplante) deve ser imediatamente realizado. Quando não for possível o reimplante imediato, é importante que o paciente ou o responsável conheçam os métodos adequados de manipulação e armazenamento do dente, pois estes interferem diretamente no prognóstico.
II- Dentes permanentes avulsionados sempre requerem estabilização com esplintagem semi-rígida (fisiológica), por 14 dias, para manter o reimplantado dente em sua posição correta, proporcionando conforto ao paciente e melhora da função. Quando a avulsão ocorre em conjunção com uma fratura alveolar, o tempo de esplintagem deve ser de 4 semanas.
III- Em casos em que o dente permanente avulsionado não foi reimplantado imediatamente após o acidente, a história médica e a do acidente devem ser registradas, e o exame clínico realizado. Para o reimplante em ambiente profissional, a preparação da raiz depende da maturidade do dente (ápice aberto versus ápice fechado) e do tempo de ressecamento do dente antes de ser colocado em um meio de armazenamento. Em dentes permanentes com ápice fechado, um período inferior a 90 minutos de ressecamento é considerado o ponto em que a superfície radicular provavelmente ainda contém células com potencial para se regenerar, havendo, portanto, possibilidade de um reparo favorável.
É CORRETO o que se afirma em: