Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de bombinhas - sc

Foram encontradas 491 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3016546 Pedagogia
Ao servidor é proibido:
Alternativas
Q3016543 Pedagogia
A meta principal do comunicador é que sua mensagem seja compreendida pelo receptor o mais próximo possível da intenção original. A presença de qualquer ruído na comunicação poderá comprometer o trabalho. Entende-se por ruído: 
Alternativas
Q3016542 Pedagogia
Alguns aspectos beneficiam as relações interpessoais. Correlacione as assertivas a seguir no que diz respeito aos princípios que podem nortear o trabalho do Secretário de Estabelecimento Escolar: 

I) Interação II) Democracia III) Liberdade responsável IV) Cooperação

( ) Todos têm a mesma oportunidade de participação. ( ) Liberdade para pensar e ser, ser e fazer, e compreensão da liberdade do outro. ( ) Prática do dia a dia de forma compartilhada visando os resultados satisfatórios da equipe. ( ) União de ideias e ações buscando o respeito mútuo.


A sequência correta corresponde à: 
Alternativas
Q3016541 Pedagogia
Ser profissional na escola, em qualquer uma das modalidades de curso, requer uma formação não apenas técnica, mas também uma formação pessoal para enfrentar todos os desafios que a área da educação coloca. A gestão do desempenho humano no trabalho requer ética, que: 
Alternativas
Q3016540 Pedagogia
O Secretário de Estabelecimento Escolar precisa atender com qualidade a todos que buscam a escola. Ele é o profissional mais acessível e mais demandado. Desta maneira, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3016539 Pedagogia
A reestruturação da gestão educacional implica em uma ruptura de modelos tradicionais de administração, impondo mudanças no âmbito da unidade escolar, onde a co-participação e responsabilização recriariam: 
Alternativas
Q3016538 Pedagogia
De acordo com a LC 98/2009, apoio Administrativo correspondem às atividades desenvolvidas diretamente ao processo administrativo e será ocupada por: 
Alternativas
Q3016088 Gestão de Pessoas
Com relação ao seu ambiente de trabalho, todo funcionário deve:
Alternativas
Q3016082 Conhecimentos Gerais

Qual a importância de votar nas eleições?


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q3016063 Pedagogia
O Método PECS (Picture Exchange Communication System) é uma abordagem educacional e de comunicação desenvolvida para auxiliar pessoas com dificuldades na comunicação verbal. Esse método utiliza o sistema de comunicação através de imagens, onde a pessoa aprende a trocar ou entregar uma figura ou símbolo pictográfico para comunicar suas necessidades, desejos, pensamentos ou sentimentos. O PECS foi desenvolvido na década de 1980 pelo Dr. Andrew S. Bondy e Lori Frost e é amplamente utilizado em ambientes educacionais, terapêuticos e familiares em todo o mundo. É correto afirmar que: 
Alternativas
Q3016062 Pedagogia
Segundo as Diretrizes específicas para o Atendimento de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, Anexo 1, quando discorre sobre o AEE para crianças da educação infantil, : “nos casos de expertise, prodígio e desempenho de alguma área em níveis muito superiores, programas de enriquecimento e de mentoria devem ser considerados”, sendo incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q3016061 Pedagogia
Segundo a Nota Técnica – SEESP/GAB/Nº 11/2010, que discorre sobre orientações para a institucionalização da oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas regulares, é correto afirmar que na implantação da Sala de Recursos Multifuncionais para a oferta de AEE, compete à escola:

I- Contemplar, no Projeto Político Pedagógico - PPP da escola, a oferta do atendimento educacional especializado, com professor para o AEE, recursos e equipamentos específicos e condições de acessibilidade;

II- Construir o PPP considerando a flexibilidade da organização do AEE, realizado individualmente ou em pequenos grupos, conforme o Plano de AEE de cada aluno;

III- Matricular, no AEE realizado em sala de recursos multifuncionais, os alunos público alvo da educação especial matriculados em classes comuns da própria escola e os alunos de outra(s) escola(s) de ensino regular, conforme demanda da rede de ensino;

IV- Registrar, no Censo Escolar MEC/INEP, a matrícula de alunos público alvo da educação especial nas classes comuns; e as matrículas no AEE realizado na sala de recursos multifuncionais da escola;

V -Efetivar a articulação pedagógica entre os professores que atuam na sala de recursos multifuncionais e os professores das salas de aula comuns, a fim de promover as condições de participação e aprendizagem dos alunos;

VI- Estabelecer redes de apoio e colaboração com as demais escolas da rede, as instituições de educação superior, os centros de AEE e outros, para promover a formação dos professores, o acesso a serviços e recursos de acessibilidade, a inclusão profissional dos alunos, a produção de materiais didáticos acessíveis e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas;

VII- Promover a participação dos alunos nas ações intersetoriais articuladas junto aos demais serviços públicos de saúde, assistência social, trabalho, direitos humanos, entre outros. 
Alternativas
Q3016060 Pedagogia
Em relação ao Plano de Atendimento Educacional Especializado, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3016059 Pedagogia
A educação inclusiva, embasada em fundamentos filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, implica uma reformulação nas concepções pedagógicas, na formação dos professores e na gestão educacional, visando garantir o direito de todos à educação. Isso envolve a transformação das estruturas educacionais que perpetuam a dicotomia entre ensino regular e especial, bem como a eliminação de espaços segregados para alunos considerados público-alvo da educação especial. Nesse contexto:

I- o desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade das políticas públicas[...] para
II- assegurar as condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares, em igualdade de condições. 
Alternativas
Q3016058 Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil em 2008. Essa política estabelece diretrizes e orientações para a promoção da educação inclusiva no país, visando garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos, com e sem deficiência, nas escolas regulares. Entre os principais objetivos estão:

I- Promover a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, garantindo sua participação plena na vida escolar e social.

II- Oferecer suporte pedagógico e recursos de acessibilidade para atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno, garantindo sua aprendizagem e desenvolvimento.

III- Desenvolver ações de formação continuada para professores e demais profissionais da educação, capacitando-os para o atendimento às demandas da educação inclusiva.

IV- Estimular a articulação entre as diferentes instâncias do sistema educacional, as famílias e a comunidade em geral, visando à construção de uma cultura escolar inclusiva e à promoção da diversidade. 
Alternativas
Q3016057 Pedagogia
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é definido como: 
Alternativas
Q3016056 Pedagogia
O modelo médico de deficiência é uma abordagem que se concentra nas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas da pessoa com deficiência e as vê como características individuais que precisam ser corrigidas, tratadas ou curadas. Nesse modelo, a deficiência é considerada uma condição patológica ou anormalidade que requer intervenção médica para mitigar seus efeitos. Críticas ao modelo médico de deficiência destacam que ele pode contribuir para a estigmatização, a exclusão social e a falta de autonomia das pessoas com deficiência, além de ignorar fatores sociais, culturais e ambientais que influenciam sua experiência de vida. A escola atual tem se baseado no referido modelo de deficiência quando condiciona o acesso a direitos básicos de educação à apresentação de diagnóstico clínico ou laudo médico, fortalecendo uma visão equivocada de seu próprio papel na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades. Ao adotar essa abordagem, a escola muitas vezes coloca a responsabilidade pelo acesso à educação inclusiva exclusivamente sobre o aluno com deficiência, ignorando as barreiras sociais, estruturais e atitudinais que podem estar presentes no ambiente escolar. Logo:

I- Essa prática reforça a ideia de que a deficiência é uma questão individual a ser tratada pelos profissionais de saúde, em vez de reconhecer a responsabilidade coletiva da sociedade e da própria instituição educacional em garantir a participação plena e igualitária de todos os alunos.

II- Além disso, ao exigir um diagnóstico clínico como pré-requisito para o acesso a serviços e recursos educacionais especializados, a escola pode perpetuar estigmas e exclusão, desconsiderando as necessidades específicas de cada aluno e promovendo a segregação em vez da inclusão. 
Alternativas
Q3016055 Pedagogia
A base fundamental da educação inclusiva consiste em assegurar que a escola seja um ambiente de aprendizado acessível a todos, promovendo o respeito e a valorização das diferenças como elementos enriquecedores para o desenvolvimento coletivo.

Neste contexto, podemos afirmar que:
Alternativas
Q3016054 Pedagogia
A oferta do atendimento educacional especializado - AEE deve constar no Projeto Pedagógico da escola de ensino regular, prevendo na sua organização:

I. Sala de recursos multifuncional: espaço físico, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos;

II. Matrícula do aluno no AEE: condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola;

III. Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas; cronograma de atendimento dos alunos;

IV. Professor para o exercício da docência do AEE;

V. Profissionais da educação: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuam no apoio às atividades de alimentação, higiene e locomoção;

VI. Articulação entre professores do AEE e os do ensino comum;

VII. Redes de apoio: no âmbito da atuação intersetorial, da formação docente, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que contribuam para a realização do AEE.
Alternativas
Q3016053 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular, apresenta organizadores curriculares, o primeiro deles é apresentado por Campo de Experiência. Qual Campo descrito abaixo não corresponde aos inseridos na BNCC.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: B
6: D
7: C
8: D
9: A
10: A
11: C
12: D
13: B
14: C
15: A
16: B
17: C
18: A
19: C
20: B