Questões de Concurso
Para fundepes
Foram encontradas 1.966 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
[...]
A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em “vasilhas”, em recipientes a serem enchidos pelo educador. Quanto mais vai se enchendo os recipientes, com seus “depósitos”, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão.
[...] Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.
[...]
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987, p.33. Disponível em:
<http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf>.
Acesso em: 18 set. 2016.
O termo “concepção bancária de educação” refere-se à pedagogia
População e taxa de frequência à escola no Brasil por faixa
etária (2010)
Faixa Etária |
Nº |
% População |
%Frequência |
< 15 |
45.941.635 |
24,1 |
77,2 |
15-17 |
10.353.865 |
5,4 |
83,3 |
18-24 |
23.873.786 |
12,5 |
30,6 |
25-29 |
17.102.917 |
9,0 |
14,3 |
30-35 |
18.730.863 |
9,8 |
10,1 |
36-49 |
35.745.087 |
18,7 |
6,8 |
50-65 |
26.061.418 |
13,7 |
4,0 |
> 65 anos |
12.946.226 |
6,8 |
2,6 |
Total |
190.755.799 |
100,0 |
31,2 |
Fonte: IBGE (2010)
Disponível em: <www.esforce.org.br/index.php/semestral/antide/viewFile/312/482>.
Acesso em: 30 set. 2016.
A taxa de frequência escolar por idade é importante para a Educação de Jovens e Adultos como indicativo da
Dadas as afirmativas em relação à demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos no que diz respeito à educação,
I. O Decreto nº 1.331, de 17 de fevereiro de 1854, estabelecia que nas escolas públicas seria obrigatória a admissão de escravos, e previa a instrução para adultos negros por professores especialmente contratados para esse fim.
II. O Decreto nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878, estabelecia o direito dos negros em estudar no período noturno e diversas estratégias foram montadas no sentido de estimular o acesso pleno dessa população aos bancos escolares.
III. Um dos marcos positivos foi a promulgação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras.
IV. Em 21 de março de 2003, foi criada a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e se instituiu a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial com o compromisso histórico de romper com os entraves que impedem o desenvolvimento pleno da população negra brasileira.
V. As ações afirmativas atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, bem como a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, com o objetivo de combate ao racismo e a discriminações, tais como a Convenção da UNESCO de 1960, direcionada ao combate ao racismo em todas as formas de ensino, bem como a Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Discriminações Correlatas de 2001.
verifica-se que estão corretas
[...]
A década de 1980 foi de crise econômica e de transição política que culminou com uma nova Constituição em 1988 e, logo no início da década seguinte, a eleição direta para presidente. No período, tanto o setor público quanto o privado foram atingidos pela estagnação no ensino superior, porém, os reflexos da crise econômica causaram maior efeito no setor privado.
[...]
SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. IX
Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 25-27 nov. 2009.
p.6. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ensino%20Superior%20trajetoria%20hi
storica%20e%20politicas%20recentes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 set. 2016.
Na década de 80, uma das principais mudanças no ensino superior foi a
[...]
Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnicosociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
[...]
Disponível em: <www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-context/upls/2012/10/DCN-s-Educacao-dasrelaçoes-
Etnico-raciais.pdfs>. Acesso em: 03 out. 2016.
A resolução nº 1, de 17 de junho 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas, especialmente, pelas instituições que
Com base na Norma Regulamentadora 35 (NR 35) – Trabalho em Altura, marque a alternativa que corresponde à responsabilidade dos trabalhadores.
Dadas as afirmativas referentes ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais conforme a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) – Ergonomia,
-
I. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
II. Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso da carga seja superior a 70 quilogramas, de modo a não comprometer sua saúde ou sua segurança.
III. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
IV. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo dessas cargas deverá ser até 40 quilogramas, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
-
verifica-se que estão corretas apenas
Dadas as afirmativas referentes à legislação previdenciária Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que rege os benefícios decorrentes de acidentes de trabalho,
-
I. O auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença, não sendo acumulativo com qualquer remuneração ou rendimento auferido pelo acidentado.
II. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.
III. No auxílio-doença durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.
IV. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nessa Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 30 dias consecutivos.
-
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas referentes à Norma Regulamentadora 24 (NR 24) – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho,
-
I. As paredes das cozinhas serão construídas em alvenaria de tijolo comum, em concreto ou em madeira, com revestimento de material liso, resistente e impermeável, e lavável em toda a extensão.
II. Nos alojamentos, a capacidade máxima de cada dormitório será de 100 operários e serão permitidas o máximo de 2 camas na mesma vertical.
III. É permitido em caráter provisório, a utilização do refeitório para depósito, bem como para quaisquer outros fins que não comprometam a higiene do local.
IV. Será exigido 1 chuveiro para cada 5 trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes ou alergizantes.
-
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas quanto às Competências dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho,
-
I. Responsabilizar-se, tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos.
II. Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
III. Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija.
IV. Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e à saúde no trabalho.
-
verifica-se que estão corretas
A respeito da insalubridade devido à exposição a agentes biológicos, de acordo com o anexo 14 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), assinale a afirmativa que corresponde à atividade que dá direito à insalubridade de grau máximo.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Dadas as afirmativas sobre o PCMSO,
-
I. O exame médico de mudança de função será obrigatoriamente realizado antes da data da mudança.
II. Deverá ser planejado e implantado com base nos registros de doenças ocorridas na empresa.
III. O exame médico admissional deverá ser realizado em até 10 dias após o trabalhador assumir suas atividades.
-
verifica-se que está(ão) correta(s)
Com base na NBR – 14276:2006 – Programa de Brigada de Incêndio – Requisitos, assinale a alternativa correta que corresponde aos requisitos utilizados para composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor de uma planta.
O setor de pessoal da empresa solicitou ao técnico de segurança do trabalho orientações sobre os casos que justificam uma reunião extraordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, de acordo com a NR 05. Dadas as situações que justificam reunião extraordinária da CIPA de acordo com a NR 05,
-
I. Solicitação do Serviço Médico da Empresa.
II. Denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência.
III. Ocorrência de acidente do trabalho grave ou fatal.
IV. Solicitação de um acidentado.
V. Solicitação expressa de uma das representações.
-
verifica-se que estão corretas apenas
A respeito da Segurança do Trabalho com Máquinas e Equipamentos de acordo com a Norma Regulamentadora 12 (NR 12), assinale a alternativa correta.
Dadas as afirmativas quanto às Responsabilidades do Empregador em relação ao Equipamento de Proteção Individual (EPI),
-
I. Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
II. Solicitar a emissão do CA.
III. Cadastrar-se junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
IV. Adquirir o adequado ao risco de cada atividade.
-
verifica-se que estão corretas apenas
Assinale a alternativa correta com relação à Norma Regulamentadora 10 (NR 10) – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade.
Dadas as atribuições do Presidente e Vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA,
-
I. Constituir a comissão eleitoral.
II. Acompanhar as reuniões da CIPA e redigir as atas apresentando-as para aprovação e assinatura dos membros presentes.
III. Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcançados.
-
verifica-se que está(ão) correta(s)
Em relação à Aposentadoria Especial, a comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Como se denomina o formulário?
Os métodos utilizados para a avaliação do consumo alimentar são chamados de inquéritos dietéticos, podendo ser métodos quantitativos ou qualitativos do consumo alimentar. Dados os itens,
I. Registro Alimentar.
II. Recordatório Alimentar de 24 horas.
III. Questionário de Frequência de Consumo de Alimentos.
verifica-se que é(são) método(s) de inquérito dietético