Questões de Concurso
Comentadas para portal acesso 7
Foram encontradas 22 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Ao discutir a interação entre aprendizado e desenvolvimento, Vygotsky postula o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Assinale a alternativa incorreta:
Jean Piaget usou quatro conceitos básicos como estruturas explicativas da inteligência que permitem a organização evolutiva do conhecimento, são eles: esquema, assimilação, acomodação e equilibração. Para a Teoria da Epistemologia Genética proposta pelo autor, é correto afirmar que:
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) reconhece como fatores identitários dois grandes eixos como alicerces do Sistema Único de Assistência Social - SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização. São atribuições do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), exceto:
Assinale a alternativa incorreta. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é desautorizado ao psicólogo:
Erik Erikson postula a teoria do desenvolvimento psicossocial que contempla todo o percurso da vida, na qual cada estágio nos coloca conflitos e um importante desafio associado ao “eu” e aos outros, e com o qual cada pessoa vai enfrentar, de acordo com suas possibilidades. O desafio do segundo estágio refere-se a:
Sigmund Freud desenvolveu alguns conceitos, dentre eles o mecanismo de defesa. Os mecanismos de defesa são diferentes tipos de operações mentais que têm como objetivo reduzir as tensões psíquicas internas. Há um mecanismo no qual o indivíduo externaliza as suas tendências afetivas em direção a outras fontes de origem, vendo-se livre das responsabilidades de seus atos. O mecanismo de defesa aqui descrito é:
Para Zimerman (2008), é cada vez mais acirrada a competição entre as pessoas para se sobressair sobre as outras, numa sociedade em que prevalece a “lei do mais capaz” e valoriza sempre aqueles que aparentam ser mais bem-sucedidos.
Sob pressão para atingir metas idealizadas por essa sociedade, pela família, pela cultura e até por si próprios, muitos indivíduos veem suas limitações sendo transgredidas, o que promove uma condição angustiante para grande parte das pessoas.
Para a Psicanálise, esta disparidade é conhecida como “Ego Ideal” versus “Ego Real”, um estado de conflito responsável pela disseminação crescente do falso valor atribuído às pessoas. Ou seja, elas valem mais pelo que têm ou aparentam ser, do que de fato são.
A busca ávida pelo reconhecimento das outras pessoas torna-se cada vez mais premente, o que aumenta significativamente o número de portadores de um falso self. E, ainda, se o reconhecimento não vem, a cultura motiva uma baixa da autoestima que pode ser profundamente abalada e assim contribuir para o surgimento de estados depressivos.
Estamos nos referindo a:
Ordene os passos para a realização do diagnóstico com um modelo psicológico de natureza clínica:
I. comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
II. integração de dados e informações, formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;
III. levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;
IV. levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;
V. planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;
Quanto à caracterização do processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta:
Conforme nos aponta Bleger(1980), a entrevista psicológica é:
Um órgão público tem como planejamento construir uma creche para acolher os filhos de mães carentes. As despesas relativas ao planejamento e a execução das obras, inclusive a aquisição do terreno, são classificadas como despesas:
Com relação à Lei das Diretrizes Orçamentárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(_) Somente será aprovado o projeto de lei ou editada a medida provisória que institua ou altere tributo quando acompanhado da correspondente demonstração da estimativa do impacto na arrecadação, devidamente justificada.
(_) A LDO disciplina as alterações na legislação tributária, em especial com relação a projeto que conceda ou amplie incentivo ou benefício de natureza tributária.
(_) A LDO, através do orçamento-programa, evidencia a orientação no sentido de que a elaboração do orçamento deve ser precedida da elaboração de um planejamento da ação governamental.
(_) A LDO, no intuito de estabelecer uniformidade conceitual, tem definido, entre outros, a classificação institucional e os papéis assumidos pelas instituições no processo orçamentário.
A sequência está correta em:
Uma das classificações adotadas para os créditos adicionais é:
Para a União, a Constituição Federal estabelece que compete à Lei das Diretrizes Orçamentárias – LDO, EXCETO:
A classificação orçamentária das despesas é apresentada como Institucional e Funcional. A Classificação Institucional agrupa as despesas conforme as instituições autorizadas a realizá-las, relacionando os órgãos da administração pública direta ou indireta responsáveis pela dotação aprovada. Como vantagem dessa classificação, é INCORRETO afirmar que:
O Plano Plurianual é o instrumento que explicita o modo como o governo enxerga e procura construir o desenvolvimento do ente da federação. Assim, são competências desse plano, EXCETO:
Os sintomas de hipoglicemia podem não ser específicos e nem sempre não evidentes no recém-nascido, sendo os mais frequentes:
I. Letargia.
II. Facilidade na alimentação.
III. Hipotermia.
IV. Tremores.
É correto o que se afirmar em:
Qual dos itens abaixo, mostra elos da cadeia de transmissão de infecção:
De acordo com o Art. 5° do CAPÍTULO I (Dos Objetivos e Atribuições) da LEI Nº 8.080, são objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:
I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei.
III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Assinale a alternativa que inclui o (s) item (ns) CORRETO (s).
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a Atenção Básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, são elas: