Questões de Concurso
Foram encontradas 184 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“As teorias adotadas pela psicologia social para o estudo da agressão diferenciam-se no grau com que consideram a agressão como algo inato ou aprendido, na extensão com que leva em conta a influência de fatores pessoais ou situacionais como instigadores de atos agressivos e, ainda, quanto aos meios e técnicas que sugerem para o controle ou a prevenção da agressão.”
(Rodrigues, Aroldo 1999 p. 208.)
Dentre as várias definições teóricas para o conceito de agressão sob a perspectiva Freudiana, assinale a alternativa a seguir que apresenta a visão correta deste autor.
“Segundo Vygotsky o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto desses processos na organização cultural e, portanto, humana das funções psicológicas.”
(Bessa, 2011, p. 87.)
De acordo com Vygotsky, em relação à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O aprendizado, como relação do indivíduo com o ambiente sócio-histórico-cultural de que participa, desencadeia
processos internos de desenvolvimento do indivíduo.
II. A aprendizagem pode ser definida como o despertar de processos de desenvolvimento no exterior do sujeito que não ocorreriam sem o seu contato com o ambiente cultural.
III. A importância do papel do outro social é relevante na visão de Vygotsky na medida em que traz à tona um conceito de sua teoria nas relações entre desenvolvimento e aprendizado: o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“De acordo com o autor Aaron Beck (1987) muitas vezes a depressão não ocorre apenas por estressores ambientais e biológicos agudos ou crônicos. A exacerbação de traços característicos de personalidade, que podem constituir-se em mais um fator de vulnerabilidade cognitiva, também está normalmente envolvida com o início da depressão.”
(Knapp, 2004, p. 177.)
Considerando a teoria da psicologia cognitiva e o autor citado anteriormente, identifique os dois tipos de personalidades diferentes influenciados de maneira diversa no surgimento da depressão.
“Kurt Lewin é reconhecido como fundador da teoria dos pequenos grupos sendo privilégio de seu trabalho os grupos e a ação em psicologia social. Pesquisou sobre os aspectos psicológicos envolvidos na mudança social, as forças que impulsionam ou que resistem à mudança nos pequenos grupos.”
(Miranda, 2000, p. 12.)
Para Lewin, a postura de uma aprendizagem social ativa e participativa se articula em três ideias essenciais:
I. A importância do papel ativo do indivíduo na descoberta do conhecimento.
II. A importância de uma abordagem compreensiva na intervenção, que inclua aspectos cognitivos e afetivos.
III. A importância da adaptação social, no sentido não de um conformismo social, mas, sim, no de se comprometer com as mudanças sociais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A fobia social é um estado de medo intenso e persistente, apresentado por uma pessoa ao ser exposta a determinadas situações sociais nas quais deduz que possa ser negativamente criticada, desaprovada ou rejeitada em função de algum comportamento seu. Em relação à fobia social e à psicoterapia funcional analítica, analise as afirmativas a seguir.
I. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social, a psicoterapia deve gerar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo altamente desejável que o estímulo evocador seja apresentado ao vivo e em uma intensidade suportável, promovendo, então, a extinção e a habituação.
II. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social, a psicoterapia deve evitar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo negativamente aceitável pelo paciente esse evento estressor, comprometendo, assim, a relação terapêutica, possibilitando ao paciente um comportamento de esquivar-se dessa situação ou fugir dela.
III. Com pacientes que apresentam quadro de fobia social a psicoterapia deve gerar situações de exposições do paciente à estimulação fóbica, sendo altamente desejável pelo terapeuta e paciente esse evento estressor, possibilitando uma boa relação terapêutica e impossibilitando ao paciente uma situação de esquivar-se dessa situação ou fugir dela.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“O termo ‘condição feminina’ remete-nos à indagação: o que é ser mulher e que implicações decorrem desse fato. O que se pretende problematizar quando falamos de condição feminina é a complexidade do ser mulher em diversos contextos sócio-históricos, em distintas culturas, em que a apropriação de diferentes significados identitários e de papéis sociais parece invalidar a existência de uma única vivência feminina.”
(Almeida, 2006, p. 215.)
De acordo com a afirmativa anterior, pensar em “diversidade” neste contexto significa:
“A resistência dos clientes à psicoterapia é um fato universal e comum a todas as abordagens. Normalmente, a pessoa imagina algumas possibilidades, como a punição pela apresentação ou pela revelação de comportamentos-queixa ao terapeuta, assim como a perda de controle sobre o seu ambiente e a si mesma, bem como a perda de reforçadores gerados por sua conduta inadequada.”
(BERNARD, Rangé 2001, p. 20.)
Em relação ao processo psicoterápico mencionado anteriormente, assinale a afirmativa INCORRETA.
“A teoria psicanalítica do desenvolvimento leva em consideração todos os aspectos do desenvolvimento do caráter, ou seja, da personalidade do seres humanos. Para Freud existem dois aspectos principais e que a maioria dos aspectos significativos da personalidade posterior são formados até o final dos primeiros cinco anos de vida do indivíduo.”
(Lawrence A. Pervin e Oliver P. p. 92.)
Considerando a visão de Freud sobre o desenvolvimento e a personalidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O primeiro aspecto considerado importante para Freud em relação ao desenvolvimento é que o indivíduo avança através de estágios deste processo.
( ) O segundo aspecto considerado importante para Freud em relação ao desenvolvimento enfatiza a importância de eventos passados para todo o comportamento posterior.
( ) A teoria psicanalítica do desenvolvimento de processos de pensamento concentra-se na mudança dos processos primários de pensamento para o processo de pensamento secundário.
( ) A parte mais significativa da teoria psicanalítica diz respeito ao desenvolvimento dos instintos, sendo estes estados de tensão corporal, que tendem a se concentrar em certas regiões do corpo.
A sequência está correta em
“A primeira entrevista é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico; possui diversos objetivos e pode ser realizada em uma única vez ou em vários encontros. A primeira entrevista pode ser um momento mais curto e centralizada na descrição daquilo que causa preocupação no momento, assim como uma segunda entrevista pode ser o mais indicado para encontrar com o cliente menos tenso e mais colaborador no processo psicodiagnóstico.”
(ARZENO, Garcia 1995, p. 36.)
Diante de um processo de entrevista psicológica, analise as afirmativas a seguir.
I. No início da primeira entrevista, nossas perguntas devem ser mínimas para dar mais liberdade ao sujeito ou casal de pais mas, à medida que formos elaborando hipóteses presuntivas sobre o que estiver ocorrendo, será imprescindível fazer comentários e perguntas pertinentes.
II. Se o nível de ansiedade dos pais ou de um adulto for muito alto ao chegar para a primeira entrevista (seja essa ansiedade persecutória, depressiva ou confusional), torna-se difícil manter um clima ideal de trabalho.
III. A “estratégia” muitas vezes é comum em uma primeira entrevista psicológica; esta refere-se a uma dinâmica da entrevista previamente planejada. Já o motivo da consulta vai guiar a nossa busca, tornando-se conveniente explorar detalhadamente as áreas específicas com ela relacionadas, transformando, assim, o primeiro encontro em um inquérito persecutório.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
De acordo com Strey (1998, apud Bonin p. 58), sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade” para compreender o ser humano, além de estudar seu corpo e sua origem animal, é necessário pesquisar, principalmente, como ele se constitui em um contexto sociocultural. Considerando o enunciado anterior, analise as afirmativas sobre “Indivíduo Cultura e Sociedade”, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada indivíduo, ao nascer, constrói um sistema social através de seu encontro com as gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais.
( ) A primeira comunicação da criança recém-nascida com o outro seria através do choro. Esta ainda é uma expressão direta do estado afetivo da criança não sendo, contudo, uma comunicação que envolva, neste momento, uma representação mental.
( ) A sociedade com suas instituições, crenças e costumes não paira acima dos indivíduos, mas, sim, é constituída por indivíduos. Trata-se de colocar a sociedade acima do ser humano unicamente, sendo uma rede de inter-relações individuais em constante mobilidade.
( ) Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser humano desenvolve, através dessas relações, um “eu” ou pessoa (self), isto é, um autocontrole “egoico”, que é um aspecto do “eu” no qual o indivíduo se controla pela autoinstrução falada, de acordo com a sua autoimagem ou imagem de si próprio.
A sequência está correta em