Questões de Concurso

Foram encontradas 122 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2802420 Geografia

O relevo do município de Maceió apresenta predomínio de terras baixas com altitudes inferiores a 100 metros, ocorrendo, no entanto, na porção norte-noroeste, áreas que alcançam mais de 160 metros. São uma superfície de agradação composta, basicamente, por terrenos plio-pleistocênicos. Apresenta relevo tipicamente plano com suaves ondulações e altitudes em geral inferiores a 100 metros.


Disponível em: <http://www.wikialagoas.al.org.br/index.php/Macei%C3%B3>. Acesso em: 18 fev. 2017.


A predominância do relevo em Maceió é de

Alternativas
Q2802395 Geografia

Um homem estica o arame, outro o endireita, um terceiro corta-o, um quarto o aponta, um quinto esmerilha o topo para receber a cabeça; fazer a cabeça exige duas ou três operações distintas, colocá-la é uma tarefa à parte; branquear os alfinetes, é outra; é mesmo outra indústria, colocá-los no papel, e o importante negócio de fazer um alfinete é, destarte, dividido em cerca de dezoito operações distintas, que em algumas manufaturas são todas executadas por mãos distintas [...].


SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. 6. ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 1986.


Essa forma de organização do trabalho tem como consequência

Alternativas
Q2802362 Geografia

As restingas são formações litorâneas que se caracterizam

Alternativas
Q2777821 Pedagogia

A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência por dez anos, a contar da sua publicação (26 de junho de 2014). Essa Lei determinou que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar os seus correspondentes planos de educação ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE. Nesse contexto, a referida Lei fixou que os entes federados deveriam estabelecer nos respectivos planos de educação estratégias que:


I. assegurassem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais;

II. considerassem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural;

III. garantissem o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurando o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.


Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2777811 Pedagogia

O Art. 59 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegura aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:


I. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências;

II. a educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade;

III. que deve haver condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo.


Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2777778 Português

Crianças e adolescentes na Internet: a responsabilidade dos pais ou responsáveis


Muito se discute sobre os eventuais benefícios ou malefícios às crianças e adolescentes decorrentes do uso da Internet. No Brasil, a preocupação justifica-se pelo número crescente de acesso desses jovens à rede mundial de computadores. Embora não se tenham dados estatísticos sobre o acesso dessa camada da população brasileira, acredita-se que eles sejam responsáveis pela maioria dos acessos à rede mundial de computadores. Dados recentes demonstram que mais de 20 milhões de pessoas acessam diariamente a Internet com os mais variados interesses e necessidades, uma vez que ela acabou se tornando a intermediária de relações pessoais e comerciais.

Quando a Internet é utilizada para obter-se informação com vista a pesquisas, estudos, conversas entre amigos, notadamente, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que especular sobre a fonte de informação e com quem se relacionam esses jovens. Seria essa fonte segura? Seria essa fonte capaz de prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? [...]



Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/criancas-adolescentes-na-internet-responsabilidade.html>. Acesso em: 10 fev. 2017.


Dadas as afirmativas sobre o texto,


I. O elemento articulador destacado Embora atribui ao contexto uma relação semântica de concessão.

II. O vocábulo destacado que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

III. As palavras destacadas Internet, informação, pesquisas, estudos e conversas representam mecanismos de coesão semântica, já que exemplificam relação de hiperonímia e hiponímia.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2761605 Pedagogia
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do oprimido (1982), afirma que professores e alunos, através do ato de aprender juntos, constroem conhecimento de forma compartilhada. Esse sistema de compartilhamento e troca nos dias atuais é conhecido como processo interativo. Atualmente, através das tecnologias digitais, essa interação é ampliada com o uso
Alternativas
Q2761602 Pedagogia

Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,

I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2761596 Pedagogia

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas,

I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.

II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.

III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2761594 Pedagogia
Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:
Alternativas
Q2746362 Pedagogia

A trajetória de avanços legais para atender demandas de comunicação da comunidade surda é recente em nosso país. A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, oficializa e reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a regulamenta ao determinar encaminhamentos que inclui a Libras como uma experiência visual, por meio da qual a pessoa surda compreende e interage com o mundo. Esse Decreto estabelece que

I. a Libras deve ser inserida como disciplina obrigatória em todos os cursos de educação superior;

II. as pessoas surdas têm prioridade nos cursos de formação de docentes para o ensino de Libras;

III. as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2720847 História

As preocupações com uma guerra generalizada na Europa mostraram-se frequentes já no final do século XIX. Um sinal da iminência da guerra foi a corrida armamentista que se acelerou no início do século XX, conduzida em grande medida pela situação internacional que lançou as nações em uma acirrada competição. A Europa dividiu-se gradualmente em dois blocos, derivados do surgimento no cenário europeu de um Império Alemão unificado, através de alianças e contra-alianças.


Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira- republica/PARTICIPA%C3%87%C3%83O%20BRASILEIRA%20NA%20PRIMEIRA%20GUERRA%20MUNDIAL.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2017.


Qual país abandonou a Tríplice Aliança para integrar a Tríplice Entente em maio de 1915?

Alternativas
Q2720846 História

O período da Convenção Nacional (1792-1794/95) é considerado como a segunda fase da Revolução Francesa. Foi um período bastante complicado em que os populares conseguiram assumir o comando da revolução. Com medo que outras nações europeias invadissem a França, os revolucionários formaram um grande exército. Em 1792, os impérios austríacos e prussianos invadiram a França, o que motivou o povo a sair nas ruas e lutar, organizando assim a Comuna Insurrecional de Paris. Após vencerem, os revolucionários foram tomados por um sentimento nacionalista, um novo governo começou a surgir e a República foi instituída com a convocação de uma Convenção Nacional.


Disponível em: <http://revolucao-francesa.info/convencao-nacional.html>. Acesso em: 18 fev. 2017 (adaptado).


O grupo mais radical da convenção, liderado por Marat e Danton, ficou conhecido como

Alternativas
Q2720845 História

No dia 13 de dezembro de 1838, começou a Guerra [...]. Foi uma das maiores e mais significativas rebeliões populares já registradas [...] e com forte repercussão em todo o país. Os milhares de “caboclos” e “negros quilombolas”, que pegaram em armas no Maranhão no fim do Período Regencial, não devem ser considerados como meros bandidos, porque os seus crimes, os desatinos cometidos, as violências e atrocidades foram consequências e não causa dessa guerra.


JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. [...]: construção da memória histórica. HISTÓRIA, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 41-76, 2005 (adaptado).


O texto destaca a revolta conhecida como

Alternativas
Q2720844 História

Tendo como estopim a transgressão do Paralelo 38, esta Guerra viria a ser a primeira sancionada pelas Nações Unidas. Outros quinze países além dos EUA tentaram defender a independência do país invadido com suas forças armadas.


MATTHEWS, J.; GUPTA, A. Twilight Struggle: manual de regras. São Paulo: Devir, 2016. p. 22 (adaptado).


A guerra descrita no texto é chamada de

Alternativas
Q2720843 História

Dadas as afirmativas sobre a Lei Adolfo Gordo, de 1907,


I. Propunha a expulsão de estrangeiros envolvidos em greves.

II. Foi uma resposta do Congresso às greves de 1907, que lutavam pela jornada de trabalho de 8 horas.

III. Defendia que estrangeiros casados com brasileiras ou viúvos com filhos brasileiros não poderiam ser expulsos.

IV. O Adolfo Gordo era Ministro chefe da Casa Civil e criou a Lei para expulsar os anarquistas do país.


verifica-se que estão corretas

Alternativas
Q2720842 História

O ciclo da borracha foi um importante momento da história econômica e social do Brasil. [...] Seu marco ocorreu na região amazônica, proporcionando a expansão da colonização. Tal fato acarretou grandes transformações socioculturais, formando vilas e povoados, na beira de rios, que depois se transformaram em cidades. Manaus, Porto Velho e Belém, entre outras, foram algumas das cidades que enriqueceram expressivamente durante o breve ciclo. Mas houve também alterações nos contornos territoriais do Brasil e da Bolívia, que por pouco não iniciaram uma guerra.


D’AGOSTINI, S. et al. Ciclo econômico da borracha – seringueira. Páginas do Inst. Biol., São Paulo, v. 9, n. 1, p. 6-14, jan./jun. 2013.


O conflito entre Brasil e Bolívia, descrito no texto, foi resolvido com

Alternativas
Q2720841 História

No período da imigração em massa, que também inclui a formação das etnicidades, a tendência predominante no pensamento nacionalista brasileiro privilegiou o ideário das três raças e a mestiçagem como base na formação nacional. Uma raça a ser formada a partir da superação das diversidades étnicas produzidas pela imigração, através de um amplo processo de assimilação e mestiçagem imaginado em termos explicitamente racistas porque partiu de pressupostos de inferioridade de negros, índios e seus mestiços. A tese do branqueamento da raça respaldou as especulações nacionalistas sobre o futuro da nação após 1888 – tema bastante conhecido por suas implicações racistas nunca reconhecidas por seus formuladores.


SEYFERTH, G. Algumas considerações sobre identidades étnicas e racismo no Brasil. Revista de Cultura Brasileña, Madrid, p. 223-237, mar. 1998.


No Brasil, a tese relatada no texto pressupunha que

Alternativas
Q2720840 História

Entre os povos da antiguidade, os Hebreus se destacaram por terem influenciado a civilização ocidental de uma maneira tão marcante que seus ideais fundamentam os princípios sociais, políticos e religiosos de várias nações, principalmente na Europa e na América. Essa influência se justifica pelo fato de que

Alternativas
Q2720839 História

Dadas as afirmativas acerca do governo de Juscelino Kubitschek,


I. Seu programa de governo tinha como proposta 50 anos de progresso em 5 anos.

II. Seu Plano de Metas consistia em 31 objetivos.

III. O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos, sendo alimentação e educação os setores com maior investimento.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: A
5: A
6: C
7: C
8: D
9: D
10: A
11: D
12: B
13: C
14: A
15: B
16: E
17: E
18: D
19: A
20: C