Questões de Concurso
Foram encontradas 287 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A chave da comunicação eficaz é evitar os diversos tipos de falhas de comunicação. Devido à probabilidade de ocorrer alguma distorção, a comunicação eficaz exige uma troca de informações ativa e bidirecional. Ao aceitarem a legitimidade dos sentimentos de outra pessoa e tentarem compreender uma mensagem no contexto destes sentimentos, as pessoas podem começar a reforçar a exatidão da comunicação. Podemos afirmar que esta ação é caracterizada por:
Com base nos estudos de Hawthorne, os observadores fizeram importantes descobertas sobre como o comportamento individual é influenciado por normas coletivas. O grupo de trabalhadores determinou o resultado ideal do trabalho a ser realizado e instituiu normas, para que o desempenho individual ficasse dentro dos limites estabelecidos. Isso foi conseguido porque na integração dos colaboradores as competências técnicas e sociais se complementam e promovem um resultado favorável. Em geral, os membros do grupo compartilham características comuns como, EXCETO:
Dentro do almoxarifado, a Curva ABC tem seu uso mais específico para estudos de estoques de acabado, vendas, prioridades de programação da produção, tomada de preços em suprimentos e dimensionamento de estoque. Toda a sua ação tem como fundamento primordial tomar uma decisão e ação rápida que possa levar seu resultado a um grande impacto positivo no resultado da empresa. Considerando que a curva ABC assim é chamada em razão de dividirmos os dados obtidos em três categorias distintas denominadas classes A, B e C, analise as afirmativas a seguir.
I. Itens da Classe A: são os itens de menor importância, embora volumosos em quantidades, mas com valor monetário reduzidíssimo, permitindo maior espaço de tempo para sua análise e tomada de decisão. Deverão ser tratados, somente, após todos os itens das classes B e C terem sido avaliados. Em geral, somente 5% do valor monetário total representa esta classe, porém, mais de 50% dos itens formam sua estrutura (estes valores são orientativos e não são regras).
II. Itens da Classe B: são os itens intermediários e que deverão ser tratados logo após as medidas tomadas sobre os itens da classe A; são os segundos em importância. Os dados aqui classificados correspondem, em média, a 15% do valor monetário total do estoque e, no máximo, 30% dos itens estudados (estes valores são orientativos e não são regra).
III. Itens da Classe C: são os itens mais importantes e que devem receber toda a atenção no primeiro momento do estudo. É nos itens desta classe que tomaremos as primeiras decisões sobre os dados levantados e correlacionados em razão de sua importância monetária. Os dados aqui classificados correspondem, em média, a 80% do valor monetário total e, no máximo, 20% dos itens estudados (estes valores são orientativos e não são regras).
Está correto o que se afirma em
Os conflitos entre grupos nas organizações são algo inevitável. Em virtude da diferenciação que existe nas organizações complexas da atualidade, a integração e a coordenação de diversos grupos podem ser difíceis. Existem várias maneiras nas quais os grupos lidam com os conflitos. Sobre o tema, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Evitar.
2. Competir.
3. Acomodar.
4. Comprometer-se.
5. Colaborar.
( ) Um modo assertivo e cooperativo de atender aos anseios de ambos os grupos. Esta satisfação mútua envolve a concordância em enfrentar o conflito, identificar as preocupações de cada um dos grupos e solucionar problemas para encontrar alternativas que satisfaçam ambos.
( ) Uma posição não assertiva, cooperativa, na qual um grupo procura resolver os problemas do outro, negligenciando suas próprias preocupações ou metas.
( ) Uma abordagem intermediária, na qual se busca uma satisfação parcial por meio de uma posição neutra, que envolva sacrifício mútuo. Esta situação é intermediária entre a assertividade e a cooperatividade, porque cada grupo faz algumas concessões, mas também recebe algumas concessões do outro.
( ) Uma abordagem não assertiva e não cooperativa, na qual ambos os grupos negligenciam as preocupações envolvidas, desviando-se da questão ou adiando o conflito, optando por não tratar de resolvê-lo.
( ) Um modo dissertivo, não cooperativo, no qual cada grupo tenta atingir suas próprias metas à custa do outro, por meio de discussão, uso da autoridade, ameaças oumesmo força física.
A sequência está correta em
Todo início de estudo dos estoques está pautado na previsão do consumo do material. A previsão de consumo ou da demanda estabelece tais estimativas futuras dos produtos acabados comercializados pela empresa. Define, portanto, quais, quanto e quando esses produtos serão comprados pelos clientes. As informações básicas que permitem decidir quais serão as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias: quantitativas e qualitativas. Neste contexto, são consideradas categorias quantitativas, EXCETO:
Cotação de preços é o processo de pesquisa, avaliação e escolha dos melhores fornecedores e prestadores de serviços para suprir uma determinada necessidade da organização. A cotação deverá conter, EXCETO:
A meta principal de uma empresa é maximizar o lucro sobre o capital investido em fábrica e equipamentos, em financiamentos de vendas, em reserva de caixa e em estoques. Para atingir o lucro máximo, a empresa deve usar o capital, para que ele não permaneça inativo. A função da gestão de estoques é otimizar o investimento neles, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido. O problema de um dimensionamento de estoques reside na relação entre, EXCETO:
Há diversos fatores que influenciam e limitam o comportamento de cada membro de um grupo, bem como a eficácia do grupo como um todo. A coesão se refere ao grau que os membros têm desejo de permanecer no grupo e a força de seus compromissos para com o ele e suas metas. Como a coesão varia consideravelmente de um grupo para outro, é importante destacar alguns dos fatores que podem influenciar a conexão de um grupo; analise-os.
I. O grau de concordância com as metas e a finalidade do grupo por parte de seus membros (a concordância leva à coesão, a discordância mina a coesão).
II. Quando os membros do grupo interagem frequentemente entre si, mas não além do ponto de “retorno decrescente”, quando os grupos se tornam “viciados” (por exemplo, quando fazem reuniões em excesso).
III. A atração mútua entre os membros do grupo (a atração aumenta a coesão).
IV. Quando houver conflitos intergrupais que provoquem a união dos membros e ancoragem à cooperação; estes conflitos, no entanto, podem se tornar fortes demais, levando a uma competição intragrupal, que reduz a coesão.
V. O grau de sucesso que um grupo tem em atingir suas metas e objetivos; o bom desempenho tende a aumentar a coesão, ao passo que o desempenho ruim, frequentemente, leva à busca por bodes expiatórios, a jogar a culpa nos outros etc., o que diminui a cooperação e a coesão.
Está correto o que se afirma em
As empresas contemporâneas apoiam a capacidade de seus colaboradores de trabalhar em equipe, sendo este um dos principais critérios considerados nos processos de seleção. Afirmam que além das competências técnicas, o respeito, a integridade e o trabalho em equipe são importantes fatores considerados nos processos seletivos. Para estas organizações uma equipe precisa ter diferentes capacidades como, EXCETO:
“A avaliação da responsabilidade social de uma organização envolve seu relacionamento com o mundo externo; ética é um termo mais genérico, que envolve tanto os relacionamentos internos quanto os externos, e pode ser definida como o estudo do modo pelo qual nossas decisões afetam as outras pessoas.” O sistema ético que comporta posições relativas, ou seja, em determinadas situações a honestidade pode prevalecer em detrimento da amizade, ou vice-versa, é caracterizado como
Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal, devendo ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Entende-se por humanização, EXCETO:
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 567/2018 traz em seu anexo a regulamentação da atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas. Sobre as atribuições do profissional enfermeiro, analise as afirmativas a seguir.
I. Avaliar, prescrever e executar curativos em todos os tipos de feridas em pacientes sob seus cuidados.
II. Abrir clínica/consultório de enfermagem para a prevenção e cuidado aos pacientes com feridas, de forma autônoma e empreendedora, respeitadas as competências técnicas e legais.
III. Realizar atividades de prevenção e cuidado às pessoas com feridas, a ser executado no contexto do Processo de Enfermagem, atendendo às determinações das normatizações do COFEN e aos princípios da Política Nacional de Segurança do Paciente – PNSP do Sistema Único de Saúde (SUS).
IV. Realizar curativos em todos os tipos de feridas, independente do grau de comprometimento tecidual.
Está correto o que se afirma em
A alteração do quadro epidemiológico da Doença de Chagas (DC) no Brasil, em decorrência das ações de controle vetorial e transfusional a partir da década de 1970, promoveu mudanças nas ações e nas estratégias de vigilância. O risco de transmissão vetorial da DC persiste em função da existência de espécies de triatomíneos autóctones com elevado potencial de colonização, da presença de reservatórios de Trypanosoma cruzi, e da aproximação cada vez mais frequente das populações humanas a tais ambientes. São consideradas formas de transmissão de Trypanosoma cruzi para o ser humano, EXCETO
A meningite bacteriana pode ser causada por uma grande variedade de bactérias. Sua prevalência está associada a um dos inúmeros fatores como idade, tipo e localização da infecção no sistema nervoso central, estado imunitário prévio e situação epidemiológica local. O quadro clínico, em geral, é grave e caracteriza-se por febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração, confusão mental e sinais de irritação meníngea acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR). A resposta em flexão da articulação do joelho, quando a coxa é colocada em certo grau de flexão relativamente ao tronco, é conhecida como sinal (de):
A regulamentação do planejamento familiar no Brasil, por meio da Lei nº 9.263/1996, foi uma conquista importante para as mulheres e os homens no que diz respeito à afirmação dos direitos reprodutivos. Conforme consta na referida Lei, sobre o planejamento familiar, assinale a afirmativa correta.
Na estrutura da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, a Atenção Básica à Saúde (ABS) tem caráter estratégico por ser o ponto de atenção com maior capilaridade e potencial para identificar as necessidades de saúde da população, bem como realizar a estratificação de riscos que subsidiará a organização do cuidado em toda a rede. Sobre a Atenção Básica à Saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. É responsável também por realizar ações de promoção e de proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde para a maior parte da população.
II. Para que a ABS desempenhe efetivamente seu papel de ordenadora da rede e coordenadora do cuidado, é fundamental garantir sua expansão e qualificação em todo o território nacional.
III. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é a principal estratégia de organização e expansão da ABS.
IV. A qualificação da infraestrutura da ABS é possibilitada pelo Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde.
Está correto o que se afirma em
A administração de medicamentos por via intramuscular consiste na administração de soluções estéreis no músculo, permitindo que o medicamento seja absorvido rapidamente para a corrente sanguínea. O método em Z (Z-track) cria um “zigue-zague” através dos tecidos; a técnica é comprimir gentilmente a pele com a mão não dominante 1 cm para baixo e lateralmente, mantendo esta posição enquanto administra a medicação. Trata-se do objetivo da técnica em Z:
A administração de medicamentos por via intradérmica consiste na aplicação de medicação entre a derme e a epiderme; considerando ser um tecido pouco distensível, só deve ser realizada aplicação de uma pequena quantidade de volume variando entre:
É realizada enquanto o paciente se encontra nas dependências da instituição ou na limpeza diária, em todas as unidades dos estabelecimentos de saúde com a finalidade de higienizar e organizar o ambiente; trata-se de:
A Agência Nacional de Vigilância de Sanitária (ANVISA) caracteriza como medida individual mais simples e menos dispendiosa no que tange ao controle da disseminação de infecção relacionada à Assistência à Saúde: