Questões de Concurso

Foram encontradas 26 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1057323 Pedagogia
Pensando na gestão da educação e na importância que ela tem no processo educacional, leia as sentenças abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A efetivação da democratização requer espaço à promoção do exercício da cidadania por meios de princípios e ações que permitam e proporcionem a participação da comunidade escolar: professores, funcionários, pais, alunos e entidades sociais. ( ) O processo escolar está inserido em uma comunidade com características e necessidades próprias, não acontece de forma separada. O respeito e estímulo à participação da comunidade são no sentido de reconhecê-la como principal sinalizadora do trabalho a ser desenvolvido pela escola. ( ) Assim o modelo de gestão educacional realizado na concepção tradicional e tornou-se ultrapassado, pois se pautava em questões que valorizavam a individualidade, a centralização, a fragmentação de tarefas, a burocracia e a ênfase no gerenciamento de recursos econômicos. ( ) A gestão realizada nas instituições escolares é identificada como item influenciador na qualidade do processo educacional. A análise e o redimensionamento da formação dos profissionais da educação, a integração das demandas que a sociedade e o aluno impõem à escola, ao cotidiano ali desenvolvido, torna o processo gestor fundamental à transformação do contexto social contemporâneo.
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q1057322 Pedagogia
A filosofia é uma das ciências que compõe o campo educacional. Marque abaixo quais as alternativas que estão corretas em relação a essa ciência:
I - A filosofia e educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia. II - A filosofia holística de Sócrates foi baseada em sua visão da pólis irreal, onde o sujeito era melhor servido ao ser subordinado a uma sociedade justa. III - O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade e vários pensadores dele se ocuparam. IV - Em um de seus Ensaios, intitulado “Sobre a educação das crianças”, Montaigne aborda o tema da educação.
Alternativas
Q1057319 Pedagogia
Leia o trecho abaixo e complete as lacunas com a sequência de palavras correta: O principal objetivo da Companhia de Jesus era o de ___________ fiéis e servidores. A catequese assegurou a conversão da população indígena à fé católica e sua passividade aos senhores brancos. A educação ______________ foi inicialmente formada para os curumins, mais tarde estendeu-se aos filhos dos colonos. Havia também os núcleos missionários no interior das nações indígenas. A educação média era totalmente voltada para os homens da classe dominante, exceto as mulheres e os filhos primogênitos, já que estes últimos cuidariam dos negócios do pai. A educação superior na colônia era exclusivamente para os filhos dos aristocratas que quisessem ingressar na classe sacerdotal; os demais estudariam na Europa, na Universidade de Coimbra. Estes seriam os futuros ______________, os que voltariam ao Brasil para administrá-lo. Explicitamente, a missão da Companhia de Jesus era a de catequizar, ou seja, conseguir adeptos à fé católica, tornar os índios mais dóceis e submissos, adaptando-os à mão de obra. Porém, implicitamente ela afastou-se deste objetivo voltando-se para a educação de ___________, pois assim agindo, garantia para si lucros financeiros e a formação de futuros sacerdotes, o que não lhe era assegurado na proposta inicial. Da educação estava __________ o povo, e graças à Companhia de Jesus, o Brasil permaneceu, por muito tempo, com uma educação voltada para a formação da elite dirigente.
Alternativas
Q1057318 História
O período colonial brasileiro, baseado na grande propriedade e na mão-de-obra escrava, contribuiu para o florescimento de uma sociedade altamente patriarcal caracterizada pela autoridade sem limite dos donos de terras. O estilo medieval europeu da cultura transmitida pelos jesuítas, correspondia às exigências necessárias para a sociedade que nascia, do ponto de vista da minoria dominante. A organização social da colônia e o conteúdo cultural se relacionavam harmonicamente. Uma sociedade latifundiária, escravocrata e aristocrática, sustentada por uma economia agrícola e rudimentar, não necessitava de pessoas letradas e nem de muitos para governar, mas sim de uma massa iletrada e submissa. Neste contexto, só mesmo uma educação humanística voltada para o espiritual poderia ser inserida, ou seja, uma cultura que acreditavam ser neutra:
Alternativas
Q1057317 Pedagogia
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas sentenças abaixo sobre o planejamento escolar:
( ) É a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. ( ) Deve ter a participação efetiva de professores e alunos para que tenha validade na sua aplicação. Trabalho em conjunto. ( ) Não adianta planejar se não houver acompanhamento, nem registro das ações e dos resultados. ( ) É um documento produzido por questões administrativas. ( ) É o documento maior da escola e contém as intenções de tudo que ocorre na instituição escolar.
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q1057316 Pedagogia
Na contemporaneidade a gestão escolar e a organização das instituições de ensino são desafios a serem superados pelos profissionais que ali atuam. Em relação a esses aspectos é correto afirmar que:
Alternativas
Q1057315 Pedagogia
O Projeto Político Pedagógico (P.P.P) da instituição de ensino é o principal documento da escola. Nele estão descritas todas as ações que a escola pretende executar durante o ano, o marco conceitual, filosófico e o marco operacional. Toda a comunidade escolar e local deve ajudar na construção desse documento e também na execução do mesmo, para que ele se torne vivo e cumpra a função que lhe cabe:
Alternativas
Q1057314 Pedagogia
O trecho abaixo diz respeito ao qual nível de leitura e escrita: “Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra corresponde por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra. Ex.: Jacaré – F R A – a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré – J K R, J C E, A K E ou A A E – a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes. Alguns conflitos são vivenciados nesta fase, como: hipótese da quantidade mínima: elas acreditam que existe uma quantidade mínima de três letras para escrever. Desta forma, palavras monossílabas e dissílabas precisam ser escritas com um mínimo de três ou quatro letras”.
Alternativas
Q1057313 Pedagogia
A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar quatro níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos, quais são estes níveis:
Alternativas
Q1057312 Pedagogia
Complete as lacunas abaixo com a sequência correta de palavras: A alfabetização é a aquisição do _______________ , da escrita e da leitura. Segundo Magda Soares, esta se faz pelo ________________ de uma técnica: ______________ e reconhecer letras, usar o papel, entender a ____________________ da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e _________________; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, sílabas, letras). Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita.
Alternativas
Q1057311 Pedagogia
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, durante os primeiros cinco anos de vigência do plano; no máximo, até os sete anos de idade, do sexto ao nono ano de vigência do plano; e até o final dos seis anos de idade, a partir do décimo ano de vigência do plano. Toda essa prescrição faz parte de um documento na área educacional:
Alternativas
Q1057310 Pedagogia

De acordo com o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis”. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:


I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, sem ressalvas.

II - opinião e expressão.

III - crença e culto religioso.

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se.

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.

VI - participar da vida política, na forma da lei.

VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.


Após a leitura, indique qual desses aspectos não fazem parte da listagem de direitos:

Alternativas
Q1057309 Pedagogia
Leia o trecho abaixo e identifique da qual fase de desenvolvimento essas características fazem parte: Nessa etapa há o surgimento da linguagem que condiciona os esquemas mentais. A possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, no qual a função simbólica é primordial. A criança utiliza símbolos para representar os objetos, os lugares e as pessoas. Ela entende que as palavras são usadas para designar as coisas que estão ao redor. Assume sua identidade e reconhece a si mesma. Pouco a pouco adquire a capacidade de se colocar no lugar dos outros. O egocentrismo está muito presente durante essa fase.
Alternativas
Q1057308 Pedagogia
Foi o teórico responsável pela criação de um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Alternativas
Q1057307 Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei n° 8.069/90, em seu artigo 54 - item III, exara que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
Alternativas
Q1057306 Pedagogia
Todo professor tem duas opções a escolher para realizar sua prática pedagógica: avaliar as deficiências do aluno, ou tentar estimar seu potencial. Não há um estudante igual a outro, pois o ritmo de aprendizagem de cada um são individuais. Nesse sentido Vygotsky:
Alternativas
Q1057299 Português
Feliz dia, pai!

    Meu pai não faz churrasco. Também não cozinha um ovo. Não é força de expressão, é real mesmo. Se ele tentar fazer torrada, é capaz de esquecer que tem que ligar a torradeira na tomada. É bem possível que nem o café com leite ele acerte, deve errar na proporção.
    Ele sempre foi o cara da estrutura, que faz as compras, prepara o ambiente para o pessoal chegar, coloca música. Em bebidas, meu pai é ótimo. Não tem quem faça caipira melhor do que ele, mesmo que seus carroschefes sejam o Campari e a gin tônica.
     Ele é a pessoa mais educada e sensível que eu conheço, se existe uma unanimidade nesse mundo, é o meu pai. Isso tudo torna qualquer ambiente em que ele esteja um lugar ainda mais agradável e inesquecível. Algumas das minhas memórias mais legais, relativas a grandes jantares e tudo mais, foram na minha casa, utilizando-se de toda essa cancha do velho. A imagem é sempre a mesma: ele atrás do bar, fazendo drinks para os convidados, enquanto observa como está o nível de bebida nos copos, de forma que jamais estejam vazios.
    Ou seja, ele virou pai sem deixar de ser o cara que sempre foi. E esse é um primeiro grande aprendizado.
    Lógico que hoje em dia o pique nem é mais o mesmo, a agenda de encontros é cada vez menor e o maior apetite atualmente é por receber todos os netos em casa. Muda o público, mas não o cacoete da hospitalidade. Chegando lá, a lareira está sempre acesa, os brinquedos das crianças à disposição, a mesa de jantar lindíssima e uma outra de centro na sala de estar com várias entradinhas para todos os gostos.
    Esse bastão já tá trocando de mão. É a minha hora de pôr em prática todos os ensinamentos e o exemplo para que, finalmente, ele possa relaxar e curtir como convidado, não mais como anfitrião.
    Agora, o maior aprendizado de toda essa relação é perceber que ser pai não é só cuidar diretamente, mas dar atenção aos detalhes que nós, os filhos, só vamos entender quando chegar a nossa vez.
Fonte: Diogo Carvalho. In: Jornal Zero Hora, Caderno Destemperados. 9/08/2019, página 2.
Assinale a alternativa cujo termo em destaque no período seja da mesma classe gramatical de pai no período “Meu pai não faz churrasco.”:
Alternativas
Q1057297 Português
Feliz dia, pai!

    Meu pai não faz churrasco. Também não cozinha um ovo. Não é força de expressão, é real mesmo. Se ele tentar fazer torrada, é capaz de esquecer que tem que ligar a torradeira na tomada. É bem possível que nem o café com leite ele acerte, deve errar na proporção.
    Ele sempre foi o cara da estrutura, que faz as compras, prepara o ambiente para o pessoal chegar, coloca música. Em bebidas, meu pai é ótimo. Não tem quem faça caipira melhor do que ele, mesmo que seus carroschefes sejam o Campari e a gin tônica.
     Ele é a pessoa mais educada e sensível que eu conheço, se existe uma unanimidade nesse mundo, é o meu pai. Isso tudo torna qualquer ambiente em que ele esteja um lugar ainda mais agradável e inesquecível. Algumas das minhas memórias mais legais, relativas a grandes jantares e tudo mais, foram na minha casa, utilizando-se de toda essa cancha do velho. A imagem é sempre a mesma: ele atrás do bar, fazendo drinks para os convidados, enquanto observa como está o nível de bebida nos copos, de forma que jamais estejam vazios.
    Ou seja, ele virou pai sem deixar de ser o cara que sempre foi. E esse é um primeiro grande aprendizado.
    Lógico que hoje em dia o pique nem é mais o mesmo, a agenda de encontros é cada vez menor e o maior apetite atualmente é por receber todos os netos em casa. Muda o público, mas não o cacoete da hospitalidade. Chegando lá, a lareira está sempre acesa, os brinquedos das crianças à disposição, a mesa de jantar lindíssima e uma outra de centro na sala de estar com várias entradinhas para todos os gostos.
    Esse bastão já tá trocando de mão. É a minha hora de pôr em prática todos os ensinamentos e o exemplo para que, finalmente, ele possa relaxar e curtir como convidado, não mais como anfitrião.
    Agora, o maior aprendizado de toda essa relação é perceber que ser pai não é só cuidar diretamente, mas dar atenção aos detalhes que nós, os filhos, só vamos entender quando chegar a nossa vez.
Fonte: Diogo Carvalho. In: Jornal Zero Hora, Caderno Destemperados. 9/08/2019, página 2.
Assinale a alternativa cuja palavra não apresente um dígrafo:
Alternativas
Q1057296 Português
Feliz dia, pai!

    Meu pai não faz churrasco. Também não cozinha um ovo. Não é força de expressão, é real mesmo. Se ele tentar fazer torrada, é capaz de esquecer que tem que ligar a torradeira na tomada. É bem possível que nem o café com leite ele acerte, deve errar na proporção.
    Ele sempre foi o cara da estrutura, que faz as compras, prepara o ambiente para o pessoal chegar, coloca música. Em bebidas, meu pai é ótimo. Não tem quem faça caipira melhor do que ele, mesmo que seus carroschefes sejam o Campari e a gin tônica.
     Ele é a pessoa mais educada e sensível que eu conheço, se existe uma unanimidade nesse mundo, é o meu pai. Isso tudo torna qualquer ambiente em que ele esteja um lugar ainda mais agradável e inesquecível. Algumas das minhas memórias mais legais, relativas a grandes jantares e tudo mais, foram na minha casa, utilizando-se de toda essa cancha do velho. A imagem é sempre a mesma: ele atrás do bar, fazendo drinks para os convidados, enquanto observa como está o nível de bebida nos copos, de forma que jamais estejam vazios.
    Ou seja, ele virou pai sem deixar de ser o cara que sempre foi. E esse é um primeiro grande aprendizado.
    Lógico que hoje em dia o pique nem é mais o mesmo, a agenda de encontros é cada vez menor e o maior apetite atualmente é por receber todos os netos em casa. Muda o público, mas não o cacoete da hospitalidade. Chegando lá, a lareira está sempre acesa, os brinquedos das crianças à disposição, a mesa de jantar lindíssima e uma outra de centro na sala de estar com várias entradinhas para todos os gostos.
    Esse bastão já tá trocando de mão. É a minha hora de pôr em prática todos os ensinamentos e o exemplo para que, finalmente, ele possa relaxar e curtir como convidado, não mais como anfitrião.
    Agora, o maior aprendizado de toda essa relação é perceber que ser pai não é só cuidar diretamente, mas dar atenção aos detalhes que nós, os filhos, só vamos entender quando chegar a nossa vez.
Fonte: Diogo Carvalho. In: Jornal Zero Hora, Caderno Destemperados. 9/08/2019, página 2.
Com base nas informações do texto e nas relações existentes entre as partes que o compõem, assinale a alternativa que poderia substituir o termo em destaque no último período e manter o sentido original. “Agora, o maior aprendizado de toda essa relação é perceber que ser pai não é só cuidar diretamente, mas dar atenção aos detalhes que nós, os filhos, só vamos entender quando chegar a nossa vez”.
Alternativas
Q1057294 Geografia
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Planalto:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: B
6: E
7: C
8: A
9: D
10: B
11: E
12: C
13: A
14: B
15: D
16: A
17: A
18: B
19: E
20: E