Questões de Concurso
Foram encontradas 90 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale a alternativa que representa um conceito de processo histórico, considerando a visão do historiador Leandro Karnal.
No Brasil, a relação dos alunos com os livros possui uma certa lacuna, entretanto, segundo o historiador Leandro Karnal, essa dificuldade é, também, dos professores. Na visão do historiador, o professor deve ficar ciente de que, quando deixa de ler, “passa a morrer profissionalmente”. Considerando a visão de Karnal sobre o assunto, assinale alternativa que representa um resultado da leitura na vida profissional do educador.
Analise as assertivas sobre o processo histórico do munícipio de Itapetim:
I. A historiografia mostra que a maioria dos municípios brasileiros mantém a troca de nome no processo histórico, porém, o munícipio de Itapetim nasceu com esse nome, o qual nunca foi alterado, em função de um decreto municipal promulgado em 1878.
II. Fazendo parte do quadro do executivo, o primeiro prefeito, Francisco José de Maria, conhecido como “Chico santo”, teve apenas 18 meses de mandato.
III. Desmembrado de São José, Itapetim configurou como munícipio quando Dr. Etelvino Lins de Albuquerque governava o Estado de Pernambuco.
IV. A historiografia do munícipio afirma que, na sua origem, Itapetim possuía uma grande quantidade de árvores, fazendo com que o próprio nome do munícipio fosse associado à natureza, o qual recebeu o nome de “Umburanas”.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que corresponde ao seguinte contexto histórico: os oficiais, movidos pela insatisfação com o sistema político brasileiro, organizaram uma coluna militar com o objetivo de percorrer todo país, combatendo as forças do Governo Federal. Tinham como meta despertar o interesse do povo brasileiro pela luta contra o domínio das oligarquias, porém, depois de percorrerem quase 30 mil quilômetros, perceberam que não sensibilizaram a população para um movimento armado, obrigando o mentor do levante a exiliar-se na Bolívia. Entretanto, apesar de não atingir o seu objetivo, o movimento contribuiu para que o governo de Artur Bernardes ficasse em constante tensão.
Com o crescimento do capitalismo, surgiram vários movimentos, manifestações teóricas e organizações para questionar a dinâmica e a responsabilidade do Estado. Entre as manifestações teóricas, dois pensadores russos se destacaram: Bakunin e Kropotkin. Na visão desses pensadores, o Estado é o responsável pela origem de todos os males, por isso, o surgimento do capitalismo é culpa do Estado. Portanto, tanto o estado, quanto a propriedade privada devem ser eliminados, viabilizando, assim, as comunidades voltadas para o autoabastecimento e sem fins lucrativos. Essa manifestação teórica contribui para o surgimento de qual movimento na história?
Considerando o processo histórico sobre o liberalismo burguês e os movimentos operários, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A consolidação do capitalismo na Europa favoreceu o surgimento de estudiosos sobre o tema, os quais buscaram analisar a dinâmica e o entendimento de mercado, as condições de vida dos operários, das classes políticas e trabalhadoras.
( ) Pode-se afirmar que a origem da economia política como ciência foi sistematizada a partir da obra “Riqueza das Nações”, escrito em 1776 pelo pensador Adam Smith.
( ) As primeiras reações das classes trabalhadoras ocorreu na Inglaterra, por ser a região mais industrializada no período. Ocorreram, também na Inglaterra, as primeiras manifestações da classe trabalhadora, com o surgimento do movimento Cartista, que era dividido em duas correntes: a da “força moral” e da “força física”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito do processo e a configuração da Revolução Francesa, analise as assertivas a seguir:
I. O governo de Luís Filipe apresentava certa fragilidade: o crescimento da indústria era baixo, pois sua governança era voltada para atender a uma pequena parcela da sociedade.
II. A proibição de manifestações pelo governo fez nascer encontros em forma de banquete com o objetivo de enganar as autoridades e traçar estratégias para discutir a crise e propor formas de ação.
III. O fato marcante da Revolução Francesa ocorreu em 22 de fevereiro de 1822, quando manifestações populares foram realizadas, contrariando as medidas repressivas do governo. Nessa conjuntura, a Guarda Nacional aderiu à população, obrigando Luís Filipe a cometer suicídio.
Quais estão INCORRETAS?
Para a historiografia, a forma mais importante de produzir riqueza em toda a sociedade grega foi por meio do trabalho, presente em toda cadeia produtiva. Esse arcabouço produtivo de riqueza material e cultural foi baseado, principalmente, no trabalho dos:
De acordo com a historiografia, no auge de Atenas, formou-se uma aliança de natureza política e militar da Pólis grega em torno do Mar Egeu, com o objetivo de se proteger das invasões persas, formada por mais de cem membros. Qual era o nome dessa aliança?
Analise as assertivas a seguir, considerando os fatores que envolvem a queda da monarquia e as transformações econômicas e sociais no período arcaico da Grécia Antiga:
I. As transformações sociais da Grécia não foram acompanhadas pelas transformações políticas. Esse deslocamento social da política só foi possível porque os reis passaram a ocupar os lugares da Aristocracia no centro do poder.
II. Com os governos administrados por um órgão executivo, as transformações sociais e políticas caminharam juntas. Portanto, essa jornada possibilitou aos arcontes exercerem diversas funções administrativas, tanto nas áreas jurídicas quanto na militar e religiosa.
III. No centro do poder, a aristocracia ocupou o lugar do rei, tornando os governos em um monopólio exclusivo da nobreza. Portanto, com os nobres no poder, houve uma crise na estrutura social e política nesse período histórico.
IV. Esse período grego foi palco de uma crise de alimentos no qual, para suprir essa escassez, foram criadas colônias nas regiões férteis do mar negro, propiciando o surgimento de uma nova camada social: a dos proprietários de terras.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas a seguir a respeito das distinções entre os escravos no Brasil do período escravocrata e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O escravo recém-chegado da África, com pouco conhecimento da língua e da cultura, era chamado de “boçal”.
( ) Aquele escravo com uma certa adaptação e que possuía pouco conhecimento da língua portuguesa era classificado como “ladino”.
( ) Existiam, também, o “mulato” e o “crioulo”, ambos eram os preferidos para as tarefas domésticas, artesanais e de supervisão.
( ) O escravo “boçal” tinha esse nome por ser considerado filho de “ladino” nascido no Brasil, o qual, por ser brasileiro, possuía um certo privilégio nas tarefas domésticas, livrando-o de executar o trabalho pesado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre as instituições administrativas no período colonial brasileiro, analise as seguintes assertivas:
I. Não havia especificidade clara na execução das tarefas dos órgãos administrativos, como na atualidade, e, as atividades executivas e judiciarias, por exemplo, não estavam delimitadas a um órgão específico.
II. As questões e os conflitos que surgiam poderiam ser julgados pelas autoridades administrativas, ou seja, as ações de julgar e administrar poderiam ser executados pelas mesmas pessoas.
III. Entre a cúpula administrativa, destacavam-se os governadores das capitanias e, acima deles, ficava o Governador Geral. Portanto, os demais órgãos administrativos eram agrupados em três setores: o militar, o da justiça e o da fazenda.
IV. As milícias eram tropas oficiais recrutadas entres os habitantes da Colônia para serviço não obrigatório, sendo os filhos das famílias mais ricas os melhor remunerados.
Quais estão corretas?
O Pantanal é um complexo que agrupa várias formações e também abriga uma fauna muito rica. São características desse bioma:
Em relação à hidrografia brasileira, a alternativa que corresponde a características da Bacia do rio São Francisco é:
Os processos tectônicos condicionam estruturas na superfície das terras emersas do planeta. Elas podem ser classificadas em três grandes províncias geológicas: escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares. Sobre a estrutura geológica do Brasil, é correto afirmar que:
A respeito da teoria da tectônica de placas, é correto afirmar que:
O capitalismo é um sistema econômico que foi se expandindo econômica e territorialmente. Considerando o seu processo de desenvolvimento, assinale a alternativa correta.
Os recursos energéticos são de extrema importância para o desenvolvimento econômico nas sociedades. Em relação a esses recursos, é correto afirmar que:
A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis com baixa capacidade de regeneração.
Entre as principais causas responsáveis pela desertificação estão:
-
I. A prática de queimadas.
II. O desmatamento de áreas com vegetação nativa.
III. O uso intenso do solo tanto na agricultura quanto na pecuária.
IV. Práticas inadequadas de irrigação.
-
Quais estão corretas?
Em relação ao fator climático denominado Continentalidade, podemos caracterizá-lo como responsável por: